Quando a Nintendo anunciou Pokémon Let’s Go, com o controle em forma de Pokebola, a curiosidade surgiu. Como usar uma Pokebola para curtir um jogo tão variado como Pokémon? A Nintendo nos convidou, durante a Brasil Game Show, para conferir um pouco do game.
Na demo, que dura cerca de oito minutos, não é possível analisar o jogo de maneira mais profunda. Porém, dá pra conhecer bem o controle, e ver como ele funciona. Seja para capturar pokémons, ou para guiar seu personagem, o dispositivo se mostra bem interessante. E útil.
O jogo é praticamente o mesmo Pokémon que você joga há décadas. Ande pelo mapa, procure Pokémons, capture-os e os evolua em brigas e habilidades a serem aprendidas. Porém, com a Pokebola, tudo fica mais prático.
O controle Pokebola nos lleva de volta aos saudosos tempos de Game Boy. No centro, um direcional analógico que, pressionado, faz o papel de botão A. E, logo acima, há um botão B “escondido”. Assim, é só andar pelo cenário e procurar Pokémons. Que desta vez não são aleatórios. Eles ficam nos cenários esperando a sua captura.
E, quando aparecem, um minigame surge para a captura. Aí chega a hora de usar a Pokebola do jeito que ela merece. Um círculo que vai se fechando faz as vezes de oferecer o tempo ideal para jogar a bola e capturar o Pokémon. Uma vez capturado, a pokebola vibra, dando a impressão de que o Pokémoncapturado está ali dentro. Luzes indicam se ele foi capturado e uma cor específica relembra o monstrinho capturado.
Aparentemente, a Pokebola seria útil para minigames. Mas não é só isso, o controle se mostra prático, eficaz, e bem gostoso de se jogar. Por ser pequeno, é agradável para qualquer tipo de mão e apresenta um jeito mais imersivo — e divertido — de se jogar Pokémon. Com visual moderno, mas gameplay clássico, do melhor jeito Game Boy possível, temos um game que tem tudo para continuar um legado tão querido por tanta gente.
Pokémon Let’s Go Pikachu e Eevee chega ao Nintendo Switch no dia 16 de novembro de 2018.
Por Arkade.com.br