Nesta terça-feira (17) conversamos com Clau, pupilo de Anitta, mais uma vez. Nos encontramos no começo deste ano durante o lançamento de ‘Relaxa’, single que fez a cantora se lançar na cena pop e rap brasileira.
A faixa ultrapassou 5 milhões de visualizações e acabou ganhando bastante destaque no meio.
Mais recentemente, no começo de junho, ela lançou seu novo single ‘Pouca Pausa’ que conquistou 7 milhões de visualizações no Youtube em apenas um mês e se tornou o maior hit da cantora até então. Fomos convidados pela Universal Music, gravadora de Clau, para conversarmos sobre a sua nova fase.
Ao observar sua ascensão, começamos a entrevista perguntando justamente sobre esse tempo passado.
Midiorama: “A gente foi no lançamento do clipe de ‘Relaxa’, no começo do ano, e lá você mostrou uma Clau preparada para começar a carreira e mostrar seu material ao público. O que há de diferente dessa Clau?”
Clau: “O amadurecimento, né? ‘Relaxa’ já foi um hit, então foi o meu primeiro contato com uma música de grande proporção de público e alcance, e agora com ‘Pouca Pausa’ está sendo muito maior. Agora eu to muito mais confiante, trabalhando mais, mais envolvida. São dois momentos diferentes mas são dois momentos são muito importantes para a minha carreira porque foram inícios de novas fases.”
Midiorama: “‘Pouca Pausa’ já pode ser considerado seu maior hit com 7 milhões de visualizações, o que mostra que você está em ascensão. Isso te deixa pressionada ou mais tranquila? Como você lida com isso?”
Clau: “Eu acho que tranquilidade é uma coisa que não existe na cabeça de um artista. (risos) Mas pressionada eu não me sinto. Me sinto motivada a fazer um trabalho cada vez melhor e a poder entregar um trabalho bem feito. Eu levo muito a sério meu trabalho e cada vez que eu vejo que o resultado está bom, eu fico feliz e empolgada para continuar.”
Midiorama: “Como surgiu o convite da parceria do Cortesia Da Casa e Haikaiss na música?”
Clau: “Esse convite tem uma história legal porque surgiu de forma natural. Sou amiga dos meninos há muito tempo, já cantávamos juntos em shows mas ainda não tínhamos gravado uma música. Um dia eu estava no estúdio com eles (Cortesia da Casa) e estavam produzindo essa música. Eu não estava fazendo nada, nem gravando com eles, estava como amiga mesmo. Ai eles falaram: “Clau, chega aí! Coloca voz nesse refrão, para a gente ver como fica.” Daí eu cantei o refrão e todo mundo amou. O Haikaiss quis participar da música, minha gravadora ouviu e quis lançar, todo mundo amou. Foi acontecendo de forma espontânea e natural.”
Midiorama: Sabemos que sua empresária, Anitta, estava muito inteirada no último clipe. Em “Pouca Pausa”, qual foi o nível de participação dela? Ela opinou sobre algo específico? Como foi isso?
Clau: “Quando eu gravei a música, há uns meses, eu mandei pra ela e ela já amou. Ela foi uma dessas pessoas que quis lançar essa música logo e fazer dela um single. E quanto ao clipe, ela opinou como sempre, sobre a vibe, falando sobre o que a música pede, a sensualidade, e fomos conversando com o tempo…”
Midiorama: Quanto a essa questão da sensualidade, você traz bastantes mensagens de empoderamento feminino nas suas músicas. Como é ser uma mulher feminista em um meio como o rap/hip-hop, que é conhecido por ser um meio tão machista? Como você se sente em relação a isso?
Clau: “Eu acho incrível porque eu realmente tento mostrar isso nas minhas músicas e tento transmitir essa mensagem para as mulheres que me escutam, e para os homens também. Eu me sinto na obrigação, por ser uma mulher jovem e artista, em falar nesses assuntos de forma leve. Vou sempre tentar abordar de forma leve. Existem pessoas que estão aí para abordarem esse assunto de forma mais agressiva, e isso é necessário, mas o meu discurso é leve, da vibe artística e musical, e como eu enxergo as coisas. E tento me aproximar das mulheres dessa forma.”
Midiorama: O que podemos esperar após ‘Pouca Pausa’? Há um álbum? Há parcerias? Vai seguir a mesma vibe? Há um planejamento para isso?
Clau: “Eu estou gravando muita música agora, é o que eu posso adiantar. Com esse sucesso, estamos tendo o cuidado de escolher o melhor para continuarmos essa evolução e poder apresentar algo que o público vai poder curtir cada vez mais. Estou gravando e participando de muitas produções e composições. O que o público pode esperar é que estou me dedicando muito. Teremos um lançamento em breve e também teremos um EP.”
Midiorama: Para finalizar, quem são suas maiores inspirações nacionais e internacionais?
Clau: “No Brasil, sempre fui muito fã do Charlie Brown Jr. Foi a banda que fez eu me inspirar a escrever. No Brasil, temos grandes exemplos como Anitta, Iza, Karol Conka, Marília Mendonça, Liniker, Johnny Hooker. Fora do Brasil, sempre foram cantoras de R&B que demonstram muito sentimento através da música como Beyoncé, Rihanna, Nina Simone, Amy Winehouse e Lauryn Hill”
Por Alexandre Levy