“A gente não percebe o quanto é corajosa até precisar ser”
Essa é a frase que define “Coisa Mais Linda”, a mais nova série brasileira da Netflix. A história é ambientada no final dos anos 50 e nos apresenta a protagonista Maria Luiza, uma paulistana de classe alta, que planeja se mudar para o Rio de Janeiro e abrir um restaurante junto ao seu marido. Porém, ao chegar na cidade maravilhosa, a moça descobre que foi abandonada e, de repente, ela se encontra perdida dentro do próprio mundo: desiludida com o amor, sem dinheiro e sem apoio dos pais.
Ao lado de grandes amizades, Maria Luiza passa a se reconhecer como Malu e se permite renascer. A paixão pela música desperta o antigo sonho de abrir uma casa noturna musical e faz com que ela batalhe para fazer o seu nome dentro de um mundo dominado por homens.
E para quem pensa que a série é só isso, está muito enganado. Enquanto “Coisa Mais Linda” nos agrada musicalmente pela Bossa Nova e visualmente com suas cores vibrantes e lindos cenários cariocas, o roteiro, por outro lado, perturba e incomoda. Mas este incômodo é necessário e bem-vindo, fazendo a história cumprir muito bem o seu papel de trazer um contexto extremamente relevante, nos surpreendendo ao abordar temas tão significativos envolvendo o direito das mulheres em uma época não tão distante da nossa.
Por falar em mulheres, estas, por suas vezes, vão muito além de Malu. Adélia, Thereza e Lígia se destacam não só como um grupo, mas individualmente. Cada uma das personagens possui um foco dentro da trama, representando quatro polos diferentes, mas que se assemelham na luta pelo direito de seus sonhos e lugar no mundo. Ou seja, pelo simples desejo de apenas serem mulheres, mas desta vez, independentes e longe de estereótipos.
Por fim, a série se trata de escolhas. Até que ponto estou disposta a ter os outros fazendo escolhas por mim? Uma pergunta que já foi feita por tantas mulheres ao longo dos anos e que “Coisa Mais Linda” nos faz lembrar, e reconhecer, todas aquelas que um dia ousaram lutar por si mesmas e acabaram lutando também por nós, pelo futuro.
Estrelada por Maria Casadevall, Fernanda Vasconcellos, Patrícia Dejesus e Mel Lisboa, “Coisa Mais Linda” estreia dia 22 de março na plataforma de streaming da Netflix. Assista ao trailer:
Por Balde de Pipoca