Já dizia Dorival Cauymmi, “quem não gosta de samba, bom sujeito não é”. O gênero musical é uma das mais fortes identificações do ser brasileiro até hoje. O ritmo representa, e muito, o nosso espírito alegre, poético, sentimental. Nada é mais sincero e se mistura com tanta facilidade, que a composição de uma poesia com o ritmo de um tamborim. E é por isso que ouvimos de novo, e de novo, e de novo…
O próprio cantor Diogo Nogueira, considerado um dos maiores sambistas da sua geração, nomeou o seu mais novo álbum de Alma Brasileira – existe significado melhor para expressar o samba do que este?! O nosso Midiorama Tour registrou o lançamento do DVD do cantor, mostrando em detalhes, como o samba de Diogo expressa a realidade do que é ser brasileiro:
O dia 2 de dezembro é o Dia Nacional do Samba e, com certeza, não existe um dia no calendário que seja mais brasileiro que esse. Em comemoração à tanta brasilidade e ao gênero musical que faz parte do nosso DNA, listamos 10 sambas que aprendemos na primeira aulinha de Como Ser um Bom Brasileiro.
Mesmo que você não tenha o samba no pé, esses você com certeza tem na ponta da língua!
10 sambas que, como bom brasileiro, você com certeza sabe cantar!
Alcione – Não Deixe o Samba Morrer
Caetano Veloso – Desde Que o Samba é Samba
Danilo Caymmi – Samba da Minha Terra
Zeca Pagodinho – Deixe a Vida Me Levar
Gonzaguinha – O que é, o que é
Aquarela do Brasil – Daniela Mercury
Maria Bethânia – Samba da Benção
Zé Keti – A Voz do Morro
Originais do Samba – Falador Passa Mal
Chico Buarque – Quem Te Viu, Quem Te Vê
Por Rebeca Dantas