Carioca do Catete, com 21 anos, Gugua Nandes se prepara para entrar no cenário musical como uma nova aposta do pagode. Nesta sexta (20), o cantor lançou seu primeiro álbum em parceria com a Universal Music e GTS, divisão global de agenciamento artístico e produção de eventos. O disco “Pra Não desgrudar Vol. 1″ traz oito faixas e quatro parcerias com Mumuzinho, Suel, Vitão e Gabily.
Em entrevista ao site Mala Cultural, Guga contou como foi dar início na sua carreira dentro de uma grande gravadora como a Universal Music. “É uma coisa assim que eu agradeço a Deus todos os dias. Porque não é fácil você estar dentro de uma gravadora, conquistar tudo que eu tenho conquistado, gravar um projeto desse tamanho, com essas participações todas”. E agradeço muito a dois profissionais que fazem parte da realização de um sonho. “Essa parceria se deu através de um antigo empresário e o grande produtor musical Max Pierre que foi uma pessoa fundamental nessa parceria com a Universal Music, se não fossem essas duas pessoas, acredito que teria sido muito mais difícil chegar até aqui”, completou.
O artista chamou a atenção por sua qualidade vocal e viu seus vídeos serem compartilhados por grandes cantores como Vitinho, Lucas Morato e Dilsinho. Suas composições também se destacaram, ganhando vida nas vozes de Ferrugem, Príncipe, Chininha, Dilsinho e Arlindinho.
Com esse destaque, o compositor acabou atraindo convidados para o seu projeto, um sonho (que nem mesmo ele acreditava) que ele desejava muito que se tornasse realidade. “No fundo eu não acreditava que isso poderia acontecer, realmente foi uma sensação inexplicável poder contar com pessoas tão grandes na música. Vitão apesar de ser um cantor novo eu sou fã declarado dele e Mumuzinho nem se fala, é uma referência, um ídolo para mim e para todos do segmento, todos da nova geração”, revelou Guga.
A faixa “Pra Não desgrudar” já é apresentada com vídeo e mostra todo o potencial de Guga, não só como cantor dono de uma voz serena e marcante, mas também como compositor. Os versos: “Me abraça/ me beija/ me fala que acredita em mim/ que não vai me deixar/ só porque a gente se desentendeu” apresentam o refrão romântico e envolvente que tem tudo para embalar histórias de casais apaixonados. E como todo “pai que espera um filho nascer”, a ansiedade bate à porta com bastante força.
“Estou muito feliz com tudo que tem acontecido na minha vida, esse é um momento mais que esperado por mim. Eu, como uma pessoa ansiosa, não via a hora de chegar, sem dormir estava esperando essa sexta-feira chegar. Com certeza, ‘Pra Não Desgrudar’ vai mexer com o coração das pessoas”.
O cantor também mostra suas habilidades como compositor em mais três faixas que assina em parceria: “Reviravolta”, “Verdade ou Desafio” e “Confessa”, esta última cantada ao lado de Mumuzinho. O álbum ainda traz a canção “Inseparável”, composição dos irmãos Melim com outros dois compositores, que retoma todo o romantismo característico do pagode.
Infelizmente com o surto do COVID-19, muitos shows e eventos precisaram ser adiados ou cancelados para conter a proliferação do vírus no país, com isso o cantor não vai poder sair em turnê para apresentar seu primeiro trabalho e reforça para que a população respeite as recomendações dadas pelas autoridades. “Eu gostaria de entrar em turnê, lançar meu trabalho, mas nós temos que respeitar e seguir as recomendações para evitar a proliferação desse vírus”, afirma.
Guga também se sente honrado em poder levar boa música e alegria para os lares nesse momento tão pesado e de medo.
“De certa forma eu me sinto muito honrado, feliz, por poder levar alegria para os lares das pessoas, levar alegria, entretenimento, música, a arte principalmente que é aquilo que a gente ama fazer e transformar esse ambiente tão pesado de medo em um ambiente mais leve. Esse é meu objetivo atualmente e eu vou me sentir muito honrado e feliz se eu conseguir alcançar esse objetivo”, finaliza a nova aposta do pagode.
Quem é Guga Nandes
De acordo com o próprio cantor “Guga é um cara que tem a música no pensamento, no coração 24 horas por dia. Gosta de ficar em casa com o violão, fazendo um som, mas também gosta muito da natureza, de dias bonitos, correr, praticar esportes e ama mate (risos)”.
Mas Guga Nandes não surgiu agora, cantor iniciou sua carreira cantando na igreja, integrou o coro infantil da Orquestra Sinfônica Brasileira e foi destaque no programa Raul Gil na infância com música cristã, mas foi compondo e postando vídeos de pagode no Youtube que o cantor se encontrou.
“Comecei a compor de uma forma até bem inusitada. Fui convidado por um amigo para ir até a casa dele para compor, fomos criando e eu imaginava essas canções sendo gravadas por outros artistas e não por mim. Nenhuma dessas músicas foi composta pensando no meu DVD. Elas estarem ali é incrível, mostrando a minha verdade e me dando força para continuar escrevendo. De lá para cá, já compus muitas outras”, conta Guga.
Hoje, o artista olha para trás e enxerga tudo pelo que passou como uma grande evolução. “Tudo serviu como experiência para estar aqui hoje. Eu não tinha a mentalidade, a experiência, o posicionamento, postura que tenho hoje e, claro, que eu tenho muito a melhorar, mas eu vejo tudo isso como uma grande evolução”, completou.
Em relação a ser cantor e compositor, Guga nos disse que ambos os dons surgiram no mesmo período, uma coisa junto com outra. “Na verdade, o ‘compor’ vem junto com o cantor, foi no mesmo período, uma coisa junto à outra. Ao mesmo tempo que comecei a gravar vídeos para o youtube, eu comecei a compor também, a tentar escrever coisas minhas, próprias, foi aí que tudo se iniciou. Uma coisa junto à outra”, revelou o artista.
Dirigido por Júlio Loureiro- conhecido por trabalhar em DVDs de Dilsinho, Ludmilla, Matheus e kauan, Léo Santana, entre outros, e com produção musical de Lelê e Bruno Cardoso – do Sorriso Maroto -, o áudio de “Pra Não Desgrudar Vol.1″ vai estar disponível em todas as plataformas digitais, assim como os vídeos da faixa título e “Reticências”, com Suel. Os demais vídeos serão divulgados um por semana no canal do Youtube do cantor e quatro músicas surpresas serão lançadas ainda este ano no Vol. 2 do projeto.
Quando questionado sobre o que podemos esperar nos próximos meses, cantor só desejou que as pessoas abracem esse projeto e que curtam bastante. “Olha, eu não sei o que vocês podem esperar (risos), mas o que eu espero é que as pessoas abracem esse projeto de uma forma incrível, que a galera curta bastante com seus familiares, amigos e que abracem esse som e façam ele se espalhar por todo o Brasil e até pelo mundo. É o que eu espero”, finalizou.
Por André Silva do Mala Cultural