Tem prêmios no Brasil também: nesta segunda à noite (18), a Associação Paulista de Críticos de Arte, a APCA, divulgou, via Instagram, a lista dos melhores de 2020 em 10 categorias: Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infanto-Juvenil e Televisão. As categorias foram mantidas como nos anos anteriores, mas o número de prêmios foi reduzido.
Na parte de música os prêmios irão para a cantora Teresa Cristina, escolhida a Artista do Ano. Jup do Bairro e Caetano Veloso também serão premiados. Na área de TV houve a consagração da série ‘Bom Dia, Verônica’, da Netflix, escolhida melhor produção e que teve seus protagonistas Eduardo Moscovis e Camila Morgado, eleitos como Ator e Atriz do ano. Marcelo Adnet foi eleito melhor do ano na categoria Humor. O prêmio de melhor atriz foi dividido com Tatiana Tibúrcio da série “Falas Negras”.
A APCA não divulgou como serão a cerimônia ou entrega a dos prêmios. Veja a lista de ganhadores nas áreas de cinema, música popular e televisão:
CINEMA
Longa-metragem: M8 – Quando a Morte Socorre a Vida, de Jeferson De.
Longa-metragem: Sertânia, de Geraldo Sarno.
Média-metragem: Sete Dias em Maio, de Affonso Uchoa.
MÚSICA POPULAR
Artista do ano: Teresa Cristina.
Artista revelação: Jup do Bairro – “Corpo sem Juízo”.
Melhor live: Caetano Veloso.
Melhor disco: “Rastilho”, Kiko Dinucci.
TELEVISÃO
Atriz: Camila Morgado (Bom Dia, Verônica) e Tatiana Tibúrcio (Especial Falas Negras)
Ator: Eduardo Moscovis (Bom Dia, Verônica).
Dramaturgia: Bom Dia, Verônica (Zola Filmes-Netflix).
Programa: Conversa com Bial (TV Globo).
Humor: Marcelo Adnet – Sinta-se em Casa/Globoplay.
Destaque do ano: CNN Brasil.
Por A. Dayrell