O que David Bowie, Coldplay, Björk, Robert Plant, David Gilmour, Radiohead, Pet Shop Boys, Iggy Pop e Damon Albarn tem em comum? A preocupação com o meio ambiente, que cada vez mais é explorado por todos nós.
Todos esses artistas do mundo da música assinaram uma petição pedindo mais medidas para controlar as mudanças climáticas e mais esforços por parte dos governantes para que o meio ambiente não seja esquecido. Essa carta aberta é destinada aos diversos líderes mundiais que estarão em Paris, a partir da próxima segunda-feira, dia 30 de novembro, para a Cimeira do Clima, na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP 21).
O apoio dos músicos se soma à comunicada criativa, que foi a responsável pela criação da carta aberta. De acordo com o texto, a comunidade criativa foi representada por designers, publicitários, profissionais da indústria televisiva, da indústria jornalística, dos filmes, dos jogos, da moda, da música, dos teatros, galerias e museus. Na petição, o grupo ainda afirma:
” As indústrias criativas geram dinheiro e emprego, mas também inovamos, moldamos e expressamos valores culturais, influenciando a forma como as pessoas sentem e as escolhas que fazem. Assim, temos um potencial enorme para incitar e reforçar mudanças positivas e sustentáveis. (…) Nós estamos extremamente preocupados que a nossa economia global e nosso sistema industrial esteja acelerando ‘a degradação do meio ambiente’.”
Quer saber mais sobre a petição? Confira aqui a carta enviada aos líderes mundiais e todos que a assinaram.
Por Rebeca Guio