Aconteceu neste final de semana a cerimônia anual do Rock and Roll Hall of Fame. O evento, que acontece anualmente, foi transmitido pelo canal HBO Max no sábado (07). Essa foi a primeira vez que a cerimônia não teve uma apresentação ao vivo. A influente banda inglesa de música eletrônica, Depeche Mode, finalmente entrou para o Hall da Fama após 40 anos de carreira. Outro nome que finalmente faz parte do time é Whitney Houston. Além deles, também foram incluídos no Hall da Fama do Rock, os Doobie Brothers, a banda Nine Inch Nails, Notorious BIG, T. Rex, o produtor cinematográfico Jon Landau e o empresário Irving Azoff.
O Rock and Roll Hall of Fame foi fundado em 1986 e é dedicado a registrar a história de alguns dos mais conhecidos e influentes músicos, assim como bandas, produtores e outros que possuem, de alguma forma, grande influência na indústria musical, em particular na área do rock and roll. Os artistas se tornam elegíveis após 25 anos do lançamento de seu primeiro álbum. Para ser empossado, um artista deve ser indicado por um comitê que seleciona qualquer um dos 15 a 19 candidatos. Cédulas são então enviadas para 500 “especialistas do rock”, que avaliam os candidatos e votam em quem deve ser empossado.
Grande estrela da premiação deste ano, o Depeche Mode foi formado em 1980, em Essex, na Inglaterra, e influenciou o som de várias bandas e artistas famosos, como o Smashing Pumpkins, The Killers, The Ting Tings, Lady Gaga e Placebo. O trio foi apresentado pela atriz Charlize Theron, e recebeu homenagens das bandas Arcade Fire e Coldplay.
Em um discurso postado no próprio canal da Rock and Roll Hall of Fame no YouTube, o trio Dave Gahan, Martin Gore e Andrew Fletcher, atuais integrantes da banda homenagearam suas famílias, fãs e os ex-integrantes da banda, Vince Clarke e Alan Wilder. “É uma honra fazer parte disso, é incrível fazer parte desse clube que tem vários artistas que crescemos ouvindo: David Bowie, Iggy Pop and The Stooges, The Clash, The Eagles. Não faço ideia do que faria se não tivesse encontrado a música. A música nos salvou, afirmou Dave.
Veja abaixo o discurso da premiação:
Por A. Dayrell