O dia 30 de janeiro é conhecido como o Dia da Saudade. Vale lembrar a época boa da infância em que assistíamos nossos desenhos preferidos, ainda de uniforme, antes ou depois de ir para escola e comíamos aquelas moedinhas de chocolate. Essa mesma época em que as Spice Girls ainda estavam juntas, Britney Spears e Justin Timberlake eram um casal e ainda eram o tipo de casal que saía com roupinhas combinando.
Ê, saudade!
Pra comemorar a data no melhor estilo nostálgico, separamos alguns filmes, fotos, clipes e desenhos que vão deixar qualquer criança nascida no final dos anos 80 e década de 90 com muita saudade!
Pra começar a nossa viagem no túnel do tempo…
Capitão Planeta
Criado no início dos anos 90, foi um dos desenhos mais adorados da época. O herói nasceu da combinação de cinco elementos da terra: terra, fogo, água, vento e coração – e também tornaram-se os anéis de seus ajudantes que, quando erguidos e ditos em voz alta, pediam sua ajuda, que era respondida com a frase “Pela união de deus poderes, eu sou o Capitão Planeta”.
Jumanji
O maior sucesso das sessões da tarde! Passamos a nossa infância e adolescência esperando ouvir os barulhos dos tambores que indicariam que alguma grande aventura estaria para começar! “Jumanji” era um dos filmes favoritos das crianças dos anos 1990 — porque não existe absolutamente nada melhor do que um jogo de tabuleiro que pode ameaçar a sua vida e seu bem-estar – ah, e tinha o Robin Williams (saudades).
Britney Spears, Justin Timberlake e muito jeans
Esse relacionamento pode ter acontecido há muito tempo atrás, mas graças à internet, o momento em que o casal saiu vestido de jeans da cabeça aos pés ficará presente para sempre em nossas vidas. O tipo de coisa que devemos lembrar de nunca esquecer!
Dragonball Z
Aquela vinheta que você sabe cantar de trás pra frente e ainda o fazia imitando o Goku pedindo forças para o universo! “Posso pressentir, o perigo e o caos! E ninguém agora vaaaaai me amedontrar! Ta na na naaam!”.
A van do Scooby Doo
Ferrari? Lamborghini? A gente queria mesmo era dirigir a van do Scooby Doo!! Atire a primeira pedra a criança que não sonhava em ter uma van customizada por Scooby e sua trupe para sair por aí desvendando mistérios.
Disk MTV
O programa listava os 10 clipes mais pedidos pelos telespectadores por telefone — sim, a gente tinha que ligar para votar! O programa foi apresentado por diversos VJs, mas com destaque para Astrid Fontenelle, Sabrina Parlatore e Sarah Oliveira.
A jovem Britney Spears
E por falar em Disk MTV… Quem diria que essa doce colegial se tornaria… Bem, a Britney, bitch. Não dá pra pensar na história dos clipes que a gente assistia na infâcia sem pensar em Britney Spears e seus clipes. “Oops!…I Did it Again”, “Sometimes”, “I’m a Slave 4 U”, “Toxic”. São vários os hits que passaram pelo programa, mas nenhum é mais marcante do que o clipe de estreia da ex-namorada de Justin Timberlake.
TV Cruj
Como toda boa criança nascida nos meados dos anos 90 você deve se lembrar da TV Cruj, um dos programas infantis de maior sucesso na história da emissora de Silvio Santos. Apresentado por Caju, Chiclé, Macaco e Maluca era uma espécie de TV pirata que exibia desenhos da Disney em vez de programas para adulto. A programação teve início em 1997 e foi apresentado até 2003, sendo marcado como um dos principais programas infantis de todos os tempos. “Cruj, Cruj, Cruj, tchau!”.
Marsupilami
Até hoje ninguém sabe de fato que tipo de animal é o Marsupilami. Mas sabemos com toda certeza que ele marcou a infância de uma geração, gostava de causar e tinha um rabo que o fazia pular MUITO!
Chiquititas
Os episódios, as roupas, as músicas, as danças, os álbuns de figurinha, os CDs… Tudo relacionado às Chiquititas teve um enorme sucesso e a gente ama, canta e dança ATÉ HOJE! A emissora exibiu cinco temporadas da história do orfanato Raio de Luz entre 1997 e 2001. Em 2013, o SBT colocou no ar um remake da história.
É o Tchan!
Quem não dançou os sucessos do É o Tchan do Brasil, não esteve no Brasil na década de 90 para rebolar muito o corpinho ao som de “Ralando o Tchan (Dança do Ventre)”, “Bambolê” e “Disque Tchan”.
Bon Jovi – It’s My Life
Era uma das músicas mais pedidas no karaokê perto da sua casa. Um dos hinos mais cantados pelas pessoas ao redor do globo. A canção mais pegajosa e viciante do grupo liderado por Jon Bon Jovi. É suuuuuuuuucessoooooo de 2000 pra sempre!
Sessão da Tarde
Era ou não era a melhor programação das suas tardes? Você conhece cada detalhe da melodia, cor e construção dessa vinheta! É começar a ouvir a musiquinha da Sessão da Tarde e já correr pro sofá pra ver “Lagoa Azul” pela 2917481294782139473914732189 vez.
Doug Funnie
Ê nostalgia! Doug era um garoto de 11 anos e mora com sua mãe Theda, seu pai Phil, suas irmãs Judy e Cleópatra e seu cachorro Costelinha. Os episódios narravam seu cotidiano ao escrever em seu diário todos os seus pensamentos e suas imaginações do futuro e de si mesmo como um herói, o Homem Codorna.
Dança da Motinha
Quem se lembra da Vanessa Pikatchú? Ela foi a responsável pelo hit “Dança da Motinha”, na época também que a gente amava outros sucessos como “Cerol na Mão”. “Dança da motinha, dança da motinha, dança da motinha as popozudas perde a linha”!
Ah, vai dizer que essas coisas não dão saudade?
Por Rebeca Dantas