Um dos mais importantes festivais de música pop na Coreia, o Dream Concert anunciou os primeiros nomes que integrarão a line-up da edição de 2016. O show acontecerá no dia 4 de junho, no Estádio da Copa do Mundo de Seul, que tem capacidade para cerca de 66 mil espectadores.
As atrações já escaladas para o festival são as bandas EXO, B1A4, VIXX, BTOB, T-ara, Lovelyz, Red Velvet, Boys Republic, GFRIEND, Oh My Girl, Halo, Seventeen, MAMAMOO, CLC, NU’EST, FIESTAR, 24k, B.I.G e NCT, e os cantores Taemin, do SHINee, e Woohyun, do INFINITE. Outros sete artistas ainda serão anunciados.
O Dream Concert acontece anualmente na Coreia desde 1994 e é um dos eventos mais aguardados pelos fãs de k-pop. O festival foi idealizado pelo Ministério da Cultura, dos Esportes e do Turismo da Coreia e pela Associação Coreana de Artes (NEPA) e oferece grande visibilidade aos que se apresentam em seu palco. Além de ser um marco na carreira do artista, o evento também serve de parâmetro para comparação da popularidade dos grupos. O número de canções apresentadas por cada atração e a quantidade de assentos disponibilizada para cada fã-clube no estádio sempre entram na pauta de discussões entre os fãs dos ídolos do k-pop.
Sendo tão importante para o entretenimento coreano, era de se esperar que o Dream Concert também fosse palco de momentos históricos. Alguns acontecimentos se tornam marcantes na carreira por significar um grande feito. Outros, de forma não tão positiva assim. Enquanto não chega o dia do festival, relembre alguns dos principais acontecimentos dos 22 anos de Dream Concert:
1998: H.O.T dominava o cenário do k-pop
No final do segundo milênio, o H.O.T era o grande nome da música pop e era a grande sensação entre os adolescentes. Entre os últimos anos da década de 1990 e o início dos anos 2000, o quinteto foi headliner diversas vezes do festival e enquanto seu fiel fã-clube lotava os assentos do estádio. O som da animada plateia durante a apresentação de “We Are The Future”, em 1998, ilustra a febre que era o H.O.T na época.
2000: Sechs Kies faz sua última apresentação
A edição de 2000 do Dream Concert foi pra lá de significativa para os fãs do extinto Sech Kies. Um dia após uma memorável apresentação no festival, o grupo anunciou o fim de suas atividades, fazendo daquela a última apresentação da banda antes de sua separação. Na época em que o k-pop dava seus primeiros passos, o Sech Kies foi o primeiro grande grupo adolescente a anunciar sua separação, o que causou grande impacto entre os fãs – algumas garotas chegaram a ameaçar suicídio e várias delas bloquearam a rua em frente à gravadora em protesto.
2008: Fãs do Girls’ Generation versus fãs do Super Junior e o auge do TVXQ
Divergências entre fãs de diferentes artistas podem tomar rumos inesperados e ter sérias consequências. Foi o que aconteceu na plateia do Dream Concert de 2008, quando em um dos momentos mais caóticos da história do k-pop, uma discussão entre fãs dos grupos Girls’ Generation e do Super Junior terminou com 20 pessoas feridas. Tomando partido do fãs do Super Junior, outros fã-clubes promoveram um boicote ao grupo feminino, apagando todas as luzes que carregavam e fazendo silêncio durante os dez minutos de apresentação do Girls’ Generation, episódio que ficou conhecido como “o oceano negro”.
Enquanto o Girls’ Generation vivenciava um triste episódio, o TVXQ estava no auge de sua carreira. O fã-clube do quinteto, de tão numeroso, se destacou na plateia do festival formando um “oceano vermelho”, formado por balões e luzes da cor que representa o fã-clube do grupo, que retribuiu com uma harmoniosa e histórica apresentação de seus sucessos.
2009: 2PM sem Jay Park e ausência do TVXQ
A edição de 2009 do festival foi marcada por ausências. O evento aconteceu justamente no período que efervescia o início do processo dos integrantes Jaejoong, Yoochun e Junsu, na época do TVXQ, contra a gravadora SM Entertainment. A apresentação do grupo no festival foi cancelada, como um dos primeiros sinais de que a saída dos integrantes estava por vir e o cancelamento da escalação dos nomes mais importantes da música coreana foi um choque para a mídia e o público. Outra polêmica que movimentava o k-pop na época era a recente saída de Jay Park do 2PM. O Dream Concert foi palco para a primeira apresentação do grupo sem o integrante, que aconteceu perante uma plateia que ainda esperava a volta do ex-líder. Graças à polêmica, a apresentação do 2PM acabou por não ser televisionada. Confira um vídeo registrado por um fã (ainda era possível ouvir a voz de Jay no playback e seu espaço foi mantido vazio pelos integrantes remanescentes na coreografia):
2010: Público versus 2PM
O descontentamento dos fãs com a saída de Jay da banda perdurou até o ano seguinte. Em 2010, o grupo apresentou seus primeiros singles sem Jay, “Without You” e “Don’t Stop Can’t Stop”, e quase não era possível ouvir a apresentação dos artistas, graças ao público que entoava o nome de Jay Park durante toda a apresentação.
2013: A consagração do Girls’ Generation
Esquecido o incidente de 2008, o Girls Generation’ fez as pazes com o palco do Dream Concert e se apresentou por diversas vezes como atração principal do festival. Em uma das edições mais marcantes, em 2013, as garotas empolgaram o público com sucessos como “The Boy” e “I Got A Boy”, reforçando seu título como um dos nomes mais populares do k-pop na atualidade.
2015: O sucesso do EXO
Apesar do pouco tempo de carreira, o EXO já é um dos grandes nomes do k-pop. Nem mesmo a saída de integrantes abala o sucesso dos garotos, que mostraram a que vieram na apresentação do festival no ano passado. O coro da plateia podia ser ouvido do lado de fora do estádio, representando o tamanho da popularidade dos rapazes no cenário do entretenimento coreano.
Por ShaKin’ Pop