Falar sobre amor nunca foi fácil, apesar de parecer. Falar sobre amor pode ser polêmico, ainda mais nos dias de hoje. “Antigamente” era algo absurdo o amor entre pessoas do mesmo sexo, em nosso cotidiano, apesar de algumas facilidades que temos, ainda é um assunto denominado delicado.
Filmes, séries e outros meios nos introduzem este assunto muitas vezes de forma clara e direta, outros de forma indireta e discreta, inclusive uma das maiores emissoras do Brasil gerou discussão ao exibir um beijo entre dois homens em horário nobre ano passado. Mas como falar deste assunto? Bom, temos muitas formas de discutir e argumentar sobre qualquer coisa, principalmente sobre este assunto em particular. Mas, é sobre uma peça teatral que vamos discutir hoje.
Pela primeira vez em Curitiba, os atores Thiago Cazado e Leonardo Vieira trouxeram “Enquanto todos Dormem”, uma peça sobre o amor!
A peça “Enquanto todos Dormem” retrata a história de dois colegas soldados que acabam desenvolvendo uma paixão verdadeira um pelo outro. Pedro e Luíz são dois jovens serventes do exercito, convocados para um treinamento especial no período pré-2ª guerra mundial. Distantes de seu país e de suas famílias, eles dividem a angústia de um combate eminente.
É curioso como o amor pode despertar a qualquer momento e como pode ser complicado. Pedro, em meio a situações recorrentes a guerra e problemas consequentes acaba encontrando um ponto de apoio em Luiz, um jovem que vive sem se preocupar com que os outros pensam. E em meio a esta amizade fiel que se desenvolve algo mais acaba despertando: o amor um pelo outro. Mas o medo de colocar os sentimos à publico acaba colocando a risca a amizade e consequentemente o amor que ambos sentem.
Se passando no período da 2ª guerra mundial, a história nos faz pensar como o tema continua ainda sendo polêmico. Lá no período pré e pós guerra, o tradicionalismo impedia qualquer tipo de relacionamento que fugisse dos padrões estabelecidos. Hoje, apesar de “mais fácil” de lidar com o assunto – amor para todos – a visibilidade e rapidez que pode se propagar uma notícia acaba se tornando para a pessoa uma pressão muito maior e complexa.
A peça me lembrou muito o filme alemão “Freier Fall”, que narra uma história dramática e emocionante sobre a paixão entre colegas em um meio intolerante. O que destaca a trama contada das demais, certamente é a atuação de Thiago Cazado e Leonardo Vieira (Leonardo se apresentou em Curitiba substituindo o ator João Maciel), que, de fato, conseguem passar ao público a aflição e emoção do momento. E, claro, o roteiro muito bem elaborado que emociona quem assiste.
“Enquanto todos Dormem” é uma lição sobre como o amor pode vir a qualquer hora, para qualquer pessoa e que, se rejeitamos por medo das consequências, pode acabar nos afetando pelo resto da vida.
Produzido pela MACA Entretenimento, o roteiro é assinado pelo Thiago Cazado, que também dirigiu e atuou em “Tenho Local”, um curta que aborda o mesmo assunto da peça.
Em um live-chat no facebook, o ator Thiago Cazado confirmou que um longa metragem sobre o curta acima está em processo de pré-produção e que a previsão de estreia nos cinemas é para o próximo ano. Espero ansioso.
A próxima parada dos atores será em Salvador, nos dias 13, 14 e 15 de maio. Confira abaixo as datas e já anote em sua agenda para não esquecer!
Por TOMMO