zoom

“Eu e Você No Fim do Mundo” é literatura jovem da melhor qualidade


O livro fala de Aberdeen de Kurt Cobain. Vale a pena saber um pouco mais!

Aberdeen. Se você nasceu nos anos 1990 certamente o nome que lhe vem à cabeça quando ouve falar desta cidade é o de Kurt Cobain, um dos ícones da rock, principal nome do grunge, e que nasceu e colocou a cidade de Aberdeen, em Washington no mapa do mundo.

O curioso é que a Aberdeen do livro “Eu e Você no Fim do Mundo”, lançamento da Editora Intrínseca no Brasil, e que traz a assinatura de Siobhan Vivian, tem de certa forma a mesma atmosfera da Aberdeen de Kurt Cobain: chuvosa, em constantes mudanças e abrigando personagens tão intensos quando o ex-líder do Nirvana.

Estamos falando basicamente de Keeley, personagem principal da narrativa.

Eu e Você no Fim do Mundo
Tudo começa quando ficamos sabendo que Aberdeen está prestes a desaparecer, e irá se transformar em um lago. Vemos isso através do olhar desta menina que percebe de uma hora para outra que ela precisar viver intensamente, e dar um sentido maior à sua vida. O que a motivou certamente foi algo externo a ela, mas ao escolher viver e arriscar mais em nome da felicidade ela dá um interessante recado aos leitores da narrativa.

Se tivéssemos que tirar uma moral somente da história, seria esta: arrisque-se e aproveite ao máximo à vida, pois a qualquer momento a sua vida pode afundar, metafórica ou literalmente falando.

Com a cidade de Aberdeen prestes a desaparecer, Keeley e seus colegas do ensino médio decidem aproveitar ao máximo o tempo que ainda têm juntos em Aberdeen. Para ela, o momento é perfeito para fazer seu sonho se tornar realidade: se declarar para o garoto que sempre amou, Jesse Ford.

Sim, estamos falando de uma história de amor jovem, pois a narrativa busca ao fim das contas mostrar as coisas que importam em momentos como este, e uma das partes mais significativas de nossas vidas nós vivenciamos ao lado de alguém que gostamos, que amamos. Keeley, tão jovem e com tantos sonhos ainda, sabe disto e vai querer compartilhar suas alegrias, frustrações e sensações com ele, Jesse Ford. Será que vai conseguir? Bem, que ler o livro será agraciado com uma narrativa muito bem conduzida, com bastante sensibilidade e inteligência, tudo isso méritos de Siobhan Vivian, que por justiça é uma das queridinhas do público jovem na literatura atual.

Eu e Você no Fim do Mundo traz uma narrativa muito bem construída, desde a gênese de tudo, que é colocar o ponto de partida em uma cidade submersa, até os personagens principais, jovens em constante transformação e em busca de identidade, de descobertas. Neste processo conhecemos Keeley, e acompanhamos ela nos seus erros, nos seus acertos, e principalmente, nas suas experiências, todas significativas para o olhar de alguém que gosta de uma boa história.

Merece cada centavo.

Siobhan Vivian
A escritora nasceu em Nova York e se formou como roteirista de cinema e TV na University of the Arts, na Filadélfia. Autora de outros sete romances, atuou por anos como editora de livros e roteirista do Disney Channel, e hoje em dia dá aulas de escrita literária com temática jovem na Universidade de Pittsburg.

Por Cabine Cultural


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque

Por favor, anexe uma imagem com 920 pixels de largura e 625 pixels de altura.