Aberdeen. Se você nasceu nos anos 1990 certamente o nome que lhe vem à cabeça quando ouve falar desta cidade é o de Kurt Cobain, um dos ícones da rock, principal nome do grunge, e que nasceu e colocou a cidade de Aberdeen, em Washington no mapa do mundo.
O curioso é que a Aberdeen do livro “Eu e Você no Fim do Mundo”, lançamento da Editora Intrínseca no Brasil, e que traz a assinatura de Siobhan Vivian, tem de certa forma a mesma atmosfera da Aberdeen de Kurt Cobain: chuvosa, em constantes mudanças e abrigando personagens tão intensos quando o ex-líder do Nirvana.
Estamos falando basicamente de Keeley, personagem principal da narrativa.
Eu e Você no Fim do Mundo
Tudo começa quando ficamos sabendo que Aberdeen está prestes a desaparecer, e irá se transformar em um lago. Vemos isso através do olhar desta menina que percebe de uma hora para outra que ela precisar viver intensamente, e dar um sentido maior à sua vida. O que a motivou certamente foi algo externo a ela, mas ao escolher viver e arriscar mais em nome da felicidade ela dá um interessante recado aos leitores da narrativa.
Se tivéssemos que tirar uma moral somente da história, seria esta: arrisque-se e aproveite ao máximo à vida, pois a qualquer momento a sua vida pode afundar, metafórica ou literalmente falando.
Com a cidade de Aberdeen prestes a desaparecer, Keeley e seus colegas do ensino médio decidem aproveitar ao máximo o tempo que ainda têm juntos em Aberdeen. Para ela, o momento é perfeito para fazer seu sonho se tornar realidade: se declarar para o garoto que sempre amou, Jesse Ford.
Sim, estamos falando de uma história de amor jovem, pois a narrativa busca ao fim das contas mostrar as coisas que importam em momentos como este, e uma das partes mais significativas de nossas vidas nós vivenciamos ao lado de alguém que gostamos, que amamos. Keeley, tão jovem e com tantos sonhos ainda, sabe disto e vai querer compartilhar suas alegrias, frustrações e sensações com ele, Jesse Ford. Será que vai conseguir? Bem, que ler o livro será agraciado com uma narrativa muito bem conduzida, com bastante sensibilidade e inteligência, tudo isso méritos de Siobhan Vivian, que por justiça é uma das queridinhas do público jovem na literatura atual.
Eu e Você no Fim do Mundo traz uma narrativa muito bem construída, desde a gênese de tudo, que é colocar o ponto de partida em uma cidade submersa, até os personagens principais, jovens em constante transformação e em busca de identidade, de descobertas. Neste processo conhecemos Keeley, e acompanhamos ela nos seus erros, nos seus acertos, e principalmente, nas suas experiências, todas significativas para o olhar de alguém que gosta de uma boa história.
Merece cada centavo.
Siobhan Vivian
A escritora nasceu em Nova York e se formou como roteirista de cinema e TV na University of the Arts, na Filadélfia. Autora de outros sete romances, atuou por anos como editora de livros e roteirista do Disney Channel, e hoje em dia dá aulas de escrita literária com temática jovem na Universidade de Pittsburg.
Por Cabine Cultural