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Eva Yerbabuena


Um dos maiores nomes da dança flamenca, a bailarina trouxe sua companhia ao país com espetáculo que reuniu o melhor de sua carreira, para apresentações em seis capitais: dias 22 e 23 de abril no Theatro Municipal de São Paulo; dias 29 e 30 de abril no Teatro Bourbon em Porto Alegre; dias 03 e 04 de maio na Sala Villa Lobos em Brasília; dias 05 e 06 de maio no Theatro Municipal do Rio de Janeiro; dia 08 de maio em Salvador, no Teatro Castro Alves; e dia 10 de maio no Teatro Guaíra em Curitiba.

Reconhecida pela crítica internacional como a mais importante bailarina flamenca dos últimos tempos, Eva Yerbabuena chega ao Brasil em abril para uma turnê por seis capitais. Nos palcos de São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Rio, Salvador e Curitiba ela apresentará o espetáculo Santo Y Seña, que reúne algumas das melhores coreografias das montagens que realizou com sua companhia: De la cava (Siguiriya), A las cinco de la tarde (Farruca), Espumas del recuerdo (mirabrás), Rarapata (bulerías), Quiero y no quiero (tientos-tangos) e Cadencia (soleá-bulería).

O espetáculo que chega ao Brasil tem coreografia e direção artística de Eva e composição e direção musical de Paco Jarana, premiado instrumentista espanhol, que tocará ao vivo suas canções durante a apresentação, em um grupo que inclui três cantores, duas guitarras, um percussionista e um flautista/saxofonista. As apresentações de Eva Yerbabuena no Brasil acontecem nos dias 22 e 23 de abrilno Theatro Municipal de São Paulo; dias 29 e 30 de abril no Teatro Bourbon em Porto Alegre; dias 03 e 04 de maio na Sala Villa Lobos em Brasília; dias 05 e 06 de maio no Theatro Municipal do Rio de Janeiro; dia 08 de maio em Salvador, no Teatro Castro Alves; e dia 10 de maio no Teatro Guaíra em Curitiba.

Eva Yerbabuena

Natural de Frankfurt, Eva Yerbabuena mudou-se para Granada com apenas 15 dias de vida. Artista de formação praticamente autodidata, a bailarina começou muito cedo a desenvolver o seu lado de coreógrafa. Foi esse interesse que a levou a criar sua própria companhia em 1998, para a qual idealizou seis espetáculos: Eva (1998), 5 Mulheres 5 (2000), A Voz do Silêncio (2002), A Quatro Vozes (2004), O Fuso da Memória (2006) e Santo e Sinal (2007).

Em seu início de carreira Eva teve grandes mestres: Enrique “El Canastero”, Angustillas “La Mona”, Mariquilla e Mario Maya. Paralelamente à dança estudou arte dramática e coreografia, esta última em Havana, Cuba, com Johannes Garcia. Começa sua carreira profissional em 1985 na companhia de Rafael Aguilar, com Diquela de la Alhambra. Posteriormente integra a companhia de Paco Moyano, onde interpreta Ausencia, A tomar café e De Leyenda. A partir de 1990 colabora esporadicamente com Javier Latorre, Manolete, El Güito e Merche Esmerala, em Mujeres.

O trabalho de Eva Yerbabuena é admirado e requisitado por artistas do gabarito de Pina Bausch e Carolyn Carlson. Com Pina, participou em 2001 dos festivais organizados pela coreógrafa alemã em Wuppertal, sede de sua companhia, ao lado de figuras como Sylvie Guillem, Ana Laguna, Marie Claude Pietragalla e Mikhail Baryshnikov. Carolyn Carlson lançou mão do talento de Eva para a criação de uma coreografia na Bienal de Veneza de 1999.

Sua primeira experiência cinematográfica aconteceu em 1997, com o documentário Flamenco Women, do diretor inglês Mike Figgis, com quem voltaria a trabalhar em 2001 no longa-metragem Hotel, onde atuou ao lado de John Malkovich, entre outros.

Desde a criação de sua companhia Eva empreende turnês nacionais e mundiais, apresentando-se nos principais palcos da Espanha e do mundo. Sua atividade estendeu-se da protagonista de El Huso de la Memoria, que inaugurou a temporada dos 150 anos do Teatro de la Zarzuela, a Eva, primeiro espetáculo de flamenco a ganhar o palco da Ópera de Sydney, passando pelo Théâtre de la Ville, Sadler’s Wells, Royal Albert Hall, City Center, Ópera de Dusseldorf e tantos outros. A Companhia mantém em repertório todas as criações de Eva Yerbabuena.

A projeção de seus trabalhos levou-a a conquistar importantes prêmios tanto na qualidade de bailaora como de coreógrafa, com destaque para o Prêmio Flamenco Hoy, na categoria de Melhor Bailaora, em 1999, 2000 e 2001; o Prêmio Nacional de Dança de 2001; Prêmios Giraldillos da XII Bienal de Flamenco de Sevilha, como melhor intérprete e bailaora em 2002; melhor bailado na XIV Bienal de Flamenco em 2006; Prêmio Time Out, como melhor intérprete feminina de dança em 2003; Prêmios Max de las Artes Escénicas como melhor intérprete feminina de dança e melhor espetáculo de dança por Eva: A cal y canto em 2005; Prêmios Max de las Artes Escénicas como melhor intérprete feminina de dança em 2006, por A Cuatro Voces, e a Medalha de Andaluzia, concedida em fevereiro de 2007.

SITE OFICIAL: http://www.evayerbabuena.com

Paco Jarana
Natural de Sevilha, seus primeiros contatos com a guitarra e o flamenco aconteceram quando tinha 8 anos, levado pelas mãos de seu pai, Luis Franco. Completou sua formação na guitarra flamenca no Conservatório Superior de Música de Sevilha, onde travou conhecimento com a guitarra de concerto.

O interesse de Paco pela composição é patente, como demonstram claramente as numerosas encomendas que recebe de grandes figuras da dança flamenca, como Mario Maya, Farruco, Matilde Coral e Javier Latorre. Como conseqüência, desde 1999 é o compositor da música dos espetáculos do Balé Flamenco Eva Yerbabuena (Eva, 5 Mulheres 5, A voz do silêncio, A quatro vozes e Fuso da memória), pelos quais recebeu o reconhecimento dos profissionais com prêmios como o Giraldillo 2004, pela melhor música original por A quatro vozes. A Bienal de Sevilha de 2006 outorgou-lhe o prêmio de melhor instrumentista.

Criticas
“Eva é uma bailaora excepcional e singular. É uma grande dançarina, que evoca tempos e figuras do passado. Quando ela dança e está assegurada”. (El Pais)

“…essa transfiguração da dança em milagre é tão rara que nunca se sabe quando vai acontecer. Eva Yerbabuena revelou ontem no Tokyo International Forum Hall esse prodigioso resplendor de pureza que só se dá nas artes supremas e converte um trabalho em obra-prima”. (La Razon)

“A mestra deixou na Bienal quatro momentos de eternidade…” (El Mundo)

“Eva Yerbabuena volta a impactar com uma grande obra” (El Correo de Andalucía)

O espetáculo
O melhor da noite é o silêncio, porque nele se descobre, ou que a luz não tem a importância que lhe atribuímos, ou que na escuridão a vida é mais intensa. Por isso, muitas vezes é conveniente impedir que os olhos vejam; assumir este desafio de sentir, de atribuir sabor ao que cheiramos, tocamos ou escutamos, sem suspeitar qual seja o seu aspecto, sua forma ou sua cor. Somente assim damos vida à sentinela do desafio, aquela que nos faz entender que através do tempo vive a criação, através do vestígio do momento sagrado e sua transformação em uma grande maré, em cuja espuma apenas alguns possuem o privilégio de poder descobrir o que fomos, somos, ou esperamos chegar a ser um dia.

 

 

Coreografia e direção artística: Eva Yerbabuena

Composição e direção musical: Paco Jarana

Idéia original: Eva Yerbabuena

Iluminação: Raúl Perotti/Flori Ortiz

Som: Manuel González de Tanago/Angel Olalla

Direção de cena: Daniel Estrada

Figurinos: Esther Vaquero/Manuel y Gabriel Moda Flamenca

Confecção do vestuário: Manuel y Gabriel Moda Flamenca

 

Eva Hierbabuena S.L

Produção: Marta Carranza/Cristóbal Ortega

Administração: Marta Román

 

Elenco

Eva Yerbabuena
Corpo de baile: Juan Carlos Cardoso, Eduardo Guerrero, Alejandro Rodríguez, Juan Manuel Zurano

 

Canto

Enrique Soto

Pepe de Pura

Jeromo Segura

 

Guitarras

Paco Jarana

Manuel de la Luz

 

Percussão

Raul Dominguez

 

Saxofone/flauta

Ignacio Vidaechea

Programa

De la Cava (do espetáculo Seguiriya)

A las cinco de la tarde (do espetáculo Farruca)

Espumas del recuerdo (do espetáculo Mirabrás)

Rarapata (do espetáculo Bulerías)

Quiero y no quiero (do espetáculo Tientos-tangos)

Cadencia (do espetáculo Soleá-buleria)

Serviço
São Paulo
Local: Theatro Municipal

Datas: 22 e 23 de abril

Horário: 21h

Vendas: Theatro Municipal

Disque Dell`Arte: (11) 6163-5087

www.ticketmaster.com.br

Programa:

Santo y Seña

Preços:

Setor I: R$ 150,00
Setor II: R$ 90,00
Setor III: R$ 40,00
Brasília
Local: Teatro Nacional Claudio Santoro: Sala Villa Lobos

Datas: 03 e 04 de maio

Horários:

3 de maio- 21:00

4 de maio – 20:00

Vendas: Teatro Nacional Claudio Santoro: Sala Villa Lobos

Disque: 61 33256256/ 33256109

abertura vendas: 26 de abril

Programa:

Santo y Seña

Preço Único:

R$ 140,00
Meia entrada: Estudante, Clube VIP, Doadores de alimentos (R$ 70,00)
Rio de Janeiro
Local: Theatro Municipal Rio de Janeiro

Datas: 05 e 06 de maio

Horário: 20:30

Vendas: Theatro Municipal

Disque Dell`Arte: 32358545 / 2568 8742

www.ticketronic.com.br

abertura vendas: 7 de abril

Programa:

Santo y Seña

Preços:

Frisa e Camarote: R$ 900,00
Balcão Nobre e Platéia: R$ 150,00
Balcão Simples: R$ 90,00
Galeria: R$ 40,00
Salvador
Local: Teatro Castro Alves

Data: 08 de maio

Horário: 21:00

Vendas: Teatro Castro Alves: 3339-8014

SAC Shopping Barra – 3264.5955/ SAC Shopping Iguatemi – 3450.5922

abertura vendas: 28/abr

Programa:

Santo y Seña

Preços:

Filas A a P: R$ 100,00
Filas Q a Z: R$ 80,00
Filas Z1 a Z11: R$ 60,00
Curitiba
Local: Teatro Guaíra

Datas: 10 de maio

Horário: 21:00

Vendas: Teatro Guaíra: 041 33047900/7982

Programa:

Santo y Seña

Preços:

Platéia: R$ 120,00
Primeiro Balcão: R$ 100,00
Segundo Balcão: R$ 60,00


A MIDIORAMA é responsável somente pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação.


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