Com programação dedicada aos amantes do piano em suas múltiplas sonoridades e estilos, o Festival PIANO PARA TODOS chega ao Rio de Janeiro para ocupar, nos dias 02 e 03 de novembro, um palco inédito montado no Parque Garota de Ipanema, que será presenteado à cidade maravilhosa.
Quem nunca foi impactado pelo som que sai de um piano? O icônico instrumento, que atravessou séculos e se tornou onipresente na música universal, será a estrela do evento que mistura música clássica, instrumental e popular brasileira. Com um lineup diversificado que coloca o piano como protagonista, o festival visa não apenas entreter, mas também celebrar a riqueza musical do Brasil. Esta iniciativa é apresentada pelo Ministério da Cultura e pela empresa de engenharia SH Fôrmas, Andaimes e Escoramentos, com patrocínio da Rede Windsor Hoteis, apoio institucional da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Subprefeitura da Zona Sul, produção da Dellarte e realização da Gaia, propondo um espaço onde o piano “costura” todas as atrações, seja em performances solo, instrumentais ou como acompanhamento.
Uma das grandes inovações do festival será a inauguração de um palco especial, que será construído e ficará permanentemente no parque como um presente da SH para os cariocas. Essa nova estrutura traz uma estética de leveza e harmonia com a paisagem local, simbolizando a relação do carioca com a natureza e a cultura. O projeto enfatiza a importância da sustentabilidade e do uso consciente dos recursos naturais, ao utilizar materiais reciclados e reutilizados, garantindo que a cidade tenha um futuro saudável.
Aliás, o imponente piano Steinway que será usado no palco do festival, peça central da programação, tem uma história de muito significado. O instrumento foi um presente de Geraldo Katz, fundador da SH, para sua futura esposa na ocasião de seu noivado, em 1953. Atualmente, o piano está sendo restaurado e ajustado por uma equipe especializada para o evento.
Sônia teve uma bem-sucedida carreira, realizando concertos em vários espaços prestigiados. Mesmo após ser diagnosticada com Parkinson, ela manteve sua paixão pela música, recebendo jovens pianistas em sua casa. Entre eles, Felipe Naim, hoje pianista de renome internacional, que inclusive faz parte do lineup do festival.
“Este evento é mais do que uma celebração da música. É uma homenagem à memória de D. Sônia, uma mulher cuja vida foi marcada pelo som delicado de suas notas, pelo amor ao piano e pela força com que enfrentou os desafios que o tempo lhe impôs”, comenta Ruth Castro, diretora da SH.
Com curadoria do pianista Claudio Dauelsberg, o festival reunirá uma grande gama de atrações por dois dias, entre 10h e 19h30.
O novo palco contará com uma programação eclética, destacando o Circo Macaco Prego Musical, que apresentará uma performance especial em homenagem ao álbum “Arca de Noé”, de Vinícius de Moraes. A trupe, composta por animados atores, músicos e contadores de histórias, embarcará na arca de Noé com muita música, contação de histórias, oficinas criativas e brincadeiras, prometendo encantar o público. Também será apresentado o musical infanto-juvenil “Pianíssimo”, de Tim Rescala, que explora a relação afetuosa entre uma menina e seu piano Steinway. O festival também brindará os espectadores com o talento de novos artistas, como o prodígio Lucas Esteves, de apenas 15 anos, que se apresentará ao lado de renomados instrumentistas, como o DuoLAB, formado por Fabiano Araújo e Patrícia de Souza, e o Duo Joana Boechat – Marina Spoladore.
Entre os destaques, o aclamado pianista Hercules Gomes traz um repertório expressivo que celebra a música brasileira e inspira músicos ao redor do mundo. O festival também contará com o trio D’Elas, composto por oboé, fagote e piano, com as musicistas Maria Fernanda Gonçalves, Raquel Carneiro e Myrian Aubin. O Claudio Dauelsberg Trio, formado por Claudio Dauelsberg (piano), Nacho Mena (bateria/percussão) e Ney Conceição (baixo), irá explorar a rica sonoridade da música brasileira com obras de ícones como Tom Jobim, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Pixinguinha e outros grandes nomes.
O pianista, compositor e arranjador Túlio Mourão e os premiados pianistas Pablo Rossi e Felipe Naim também farão apresentações que prometem emocionar o público. Outra atração notável será o conjunto da pianista Délia Fischer, que apresentará seu novo projeto Beyond Bossa Nova, prometendo animar o público com seu grupo formado por Rodrigo Campello (baixo elétrico e guitarra), João di Sabbato (bateria e percussão) e ela mesma (piano e voz).
Uma atração à parte será o premiado grupo PianOrquestra, que explora 10 mãos e 1 piano, um projeto único e inovador que se destaca pela originalidade, envolvendo quatro pianistas, uma percussionista e um piano preparado. Sob a direção de Claudio Dauelsberg, os instrumentistas exploram as infinitas possibilidades de timbres e sonoridades produzidos pelo piano, transformando o instrumento em sua própria orquestra.
Outra grande atração instrumental será o aclamado Antonio Adolfo Octeto, que vai apresentar um show envolvente com músicos como Jessé Sadoc (trompete e flugelhorn), Danilo Sinna (sax alto), Marcelo Martins (sax tenor), Rafael Rocha (trombone), Lula Galvão (guitarra), Jorge Helder (contrabaixo), Erivelton Silva (bateria) e Antonio Adolfo (piano), interpretando clássicos de Antonio Carlos Jobim, Wayne Shorter, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Cole Porter e do próprio Antonio Adolfo.
Para encerrar o festival com chave de ouro, as estrelas da música popular brasileira Joyce Moreno e Leila Pinheiro farão apresentações memoráveis nos dias 02 e 03 de novembro, acompanhadas do piano. Joyce convida o pianista Rafael Vernet para cantar seus maiores sucessos no dia 2, enquanto Leila Pinheiro fechará o festival em grande estilo, apresentando os sucessos da bossa nova que já encantaram várias cidades do Brasil.
“A ideia do PIANO PARA TODOS foi reunir um time de instrumentistas dos mais diversos gêneros para mostrar a versatilidade do instrumento que se presta a inúmeras interpretações. Queremos que todos se sintam bem-vindos e possam desfrutar de uma experiência musical rica e diversa” comenta Claudio Dauelsberg, curador do evento.
O festival terá acesso gratuito ao público sendo um convite para todos os amantes do piano, da música clássica, instrumental e popular brasileira, para celebrar a cultura e a música em um dos lugares mais icônicos do Rio de Janeiro.
Confira abaixo todas as atrações e horários do festival:
PIANO PARA TODOS
Apresentado por SH Fôrmas, Andaimes e Escoramentos, com patrocínio da Rede Windsor Hoteis, apoio institucional da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Subprefeitura da Zona Sul
Datas: 2 e 3 de novembro de 2024
Horário:
2 de novembro: das 10h às 19h30
3 de novembro: das 10h às 19h
Local: Parque Garota de Ipanema, Arpoador, Rio de Janeiro – RJ
Entrada: Gratuita
Classificação Etária: Livre
PROGRAMAÇÃO:
Dia 2 de Novembro de 2024:
10:00 – 11:30: Circo Macaco Prego Musical
11:30 – 12:30: Pianíssimo – musical para crianças – de Tim Rescala
12:30 – 12:45: Yuri Bello – Piano solo (Novos talentos – UFRJ).
12:45 – 13:00: José Eduardo – Piano solo (Novos talentos – UFRJ).
13:00 – 13:15: Patricia Glatzl – Piano solo (Novos talentos – UNIRIO).
13:30 – 14:00: Trio d’Elas – oboé, fagote e piano.
14:15 – 14:45: Carla Corsino – Projeto Alma Brasileira – Piano solo
14:50 – 15:20: Lucas Esteves – Piano solo.
15:20 – 16:00: Felipe Naim – Piano solo.
16:05 – 16:45: DUOLAB – Fabiano Araújo e Patrícia Souza
17:00 – 17:40: Claudio Dauelsberg Trio
17:50 – 18:30: Hercules Gomes – Piano solo.
18:35 – 19:30: Joyce Moreno – Canções Brasileiras – participação especial do pianista Rafael Vernet
Dia 3 de Novembro de 2024:
10:00 – 11:30: Circo Macaco Prego Musical
11:30 – 12:15: PianOrquestra – Dez mãos e um piano preparado.
12:30 – 12:45: Miguel Herzog – Piano solo (Novos talentos – UNIRIO).
12:45 – 13:15: Duo Joana Boechat e Marina Spoladore – piano a quatro mãos.
13:20 – 13:50: Delia Fischer
14:00 – 14:40: Tulio Mourão – Piano solo.
14:50 – 15:30: Pablo Rossi – Piano solo.
15:45 – 16:25: Lea Freire Quarteto – flauta, contrabaixo, piano e bateria.
16:45 – 17:30: Antonio Adolfo Octeto
17:50 – 19:00: Leila Pinheiro & quarteto.
Como Chegar:
Metrô: Estação General Osório (linha 1) – saída para Ipanema.
Ônibus: Diversas linhas servem o bairro de Ipanema e o Arpoador.
Bicicletário: Há um bicicletário próximo ao parque para quem preferir ir de bicicleta.
Estacionamento: Não há estacionamento oficial no local, recomenda-se o uso de transporte público ou aplicativos de transporte.
Dicas:
Chegue cedo para garantir um bom lugar.
Leve protetor solar, chapéu e água, pois o evento será ao ar livre.
Traga canga ou toalha para se sentar no gramado.
Redes Sociais: siga a Dellarte Soluções Culturais para mais informações:
Instagram: @dellartesolucoes
Facebook: /DellarteSolucoes
Sobre o curador Claudio Dauelsberg
Pianista, arranjador, compositor, produtor e educador, recentemente, Claudio, fez parte de uma ação pioneira no Brasil, onde apresentou uma prévia de algumas obras do seu novo show “Instantes” no Metaverso. Foi a primeira vez que um músico brasileiro se apresentou neste formato e foi a primeira ação da América Latina a unir a ativação de marca de uma operadora, no ambiente dos Metaversos, com uma experiência imersiva presencial, onde o público pôde interagir entre si e também com o músico, através de seus avatares.
Claudio Dauelsberg já gravou 7 CDs, 2 DVDs e inúmeros singles. O CD “Bach”, gravado com a Orquestra de Câmara de Moscou, foi premiado pela Norddeutscher Rundfunk e o CD “Além das Imagens”, indicado para o prêmio Sharp. Claudio tem 2 DVDs gravados com o “PianOrquestra, 10 mãos e 1 piano”, grupo idealizado por ele, onde atua como diretor musical, arranjador e pianista, que foi considerado um dos 10 melhores espetáculos do ano pelo jornal O Globo, além de inúmeros prêmios (Itaú rumos, Classical Next, entre outros).
Sobre a SH Fôrmas, Andaimes e Escoramentos
Com 55 anos de mercado e milhares de obras atendidas, a SH, empresa brasileira de engenharia, é especializada no fornecimento de fôrmas metálicas, andaimes e equipamentos de acesso, e escoramentos metálicos diversos para execução de estruturas de concreto como paredes, lajes e vigas, e para o pleno e seguro trabalho em altura.
Com fábrica própria e dona da mais ampla rede de distribuição da América do Sul, a SH conta com 11 unidades no Brasil e uma no Paraguai, prontas para proporcionar o suporte e as soluções inovadoras que o setor da Construção Civil precisa, seja qual for o desafio técnico.
Sobre a Rede Windsor Hoteis
Há 37 anos como referência no setor de turismo, a Rede Windsor possui 17 hotéis de três a cinco estrelas. Dona de um dos maiores grupos hoteleiros do país, tem 15 unidades no Rio de Janeiro – entre Zona Sul, Barra da Tijuca e Centro –, além de duas unidades em Brasília. O Centro de Convenções & Hotéis Windsor tem 25 mil metros quadrados, 98 salões multiúsos, a maior plenária do espaço comporta até 2.500 pessoas, porém o maior evento realizado no ambiente já alcançou um público flutuante de 7 mil pessoas. Como reconhecimento por excelência em prestação de serviços de hospedagem, gastronomia e eventos, figura em premiações nacionais e internacionais.
Além disso, a Rede Windsor pretende investir em novas frentes que reforçam a sua solidez no mercado, assim como o cuidado com os hóspedes e com o aspecto social. Com esse posicionamento, a empresa reforça alguns dos seus principais valores, como excelência, sustentabilidade e solidariedade. E com o objetivo de atrair mais hóspedes e por acreditar em novas modalidades de comercialização, buscando sempre uma personalização no atendimento, a área de Vendas da Rede Windsor adotou uma flexibilização nas tarifas dos seus hotéis, disponibilizando valores das diárias com e sem café da manhã incluído.
Sobre a DELLARTE
Uma das maiores produtoras de soluções e eventos culturais do país, atuando na área da música clássica, jazz e artes performáticas há 40 anos, a Dellarte já realizou mais de 1.500 apresentações para mais de 3 milhões de pessoas, trazendo para o Brasil o que há de mais emocionante no cenário cultural ao redor do mundo.
John Malkovich, Jessye Norman, Luciano Pavarotti, Plácido Domingo, José Carreras, Montserrat Caballé, Kiri Te Kanawa, Kathleen Battle, Balé do Teatro Bolshoi, New York City Ballet, Balé do Teatro Mariinsky – Kirov, Ballet da Ópera Nacional de Paris, MOMIX Dance Theatre, Martha Argerich e Nelson Freire, Mstislav Rostropovich, Evgeny Kissin, Lang Lang, Yuja Wang, Itzhak Perlman, Joshua Bell, Yo- Yo Ma, City of Birmingham Symphony Orchestra com Sir Simon Rattle, New York Philharmonic com Kurt Masur, Royal Philharmonic Orchestra, Filarmônica de Viena, Companhia Antonio Gades, Cia Joaquim Cortez, Ballet do Teatro Scala de Milão, Kamasi Washington, Bobby McFerrin, Keith Jarrett, Paco de Lucía e Chick Corea são alguns dos nomes que já se apresentaram no Brasil pelas mãos da Dellarte.