Um dos maiores sucessos da Broadway, que ganhou adaptação para o cinema em um filme vencedor do Oscar, “DREAMGIRLS” chega pela primeira vez ao Brasil, e a partir do dia 31 de julho ocupa o palco do Teatro Santander, em São Paulo.
Procura-se um elenco “dos sonhos”! Em março, porém, todas as atenções se voltam para a escolha das três protagonistas e do elenco da montagem brasileira, através de audições que acontecerão em São Paulo entre os dias 17 e 21 de março.
Para se e inscrever é só acessar o link no instagram do musical em @dreamgirlsmusical
O musical estreou em 20 de dezembro de 1981, no Teatro Imperial, totalizando 1.521 apresentações consecutivas na Broadway até seu encerramento em 11 de agosto de 1985 e ganhou, entre outros prêmios, seis Tony Awards e dois Grammys. Adaptado para o cinema em 2006, tendo no elenco Beyoncé, Eddie Murphy, Jamie Foxx e Jennifer Hudson, o filme foi indicado a oito prêmios no Oscar e venceu dois deles, incluindo o de Melhor Atriz Coadjuvante para Jennifer Hudson por sua interpretação de Effie.
Com texto e letras de Tom Eyen, músicas de Henry Kieger, coreografia original de Michael Bennett e arranjos de Harold Wheeler, o espetáculo no Brasil terá a direção geral de Gustavo Barchilon, direção musical de Gui Leal e coreografias de Rafa L, realização da FB Criativo e Produção e co-produção da BarHo Produções e Atual Produções.
“DREAMGIRLS” retrata a ascensão de um grupo de cantoras afro-americanas nos Estados Unidos na década de 60, inspirado nas histórias de grupos femininos da Motown, como as “The Supremes”. A trama reflete a era de ouro da música soul e as transformações da indústria fonográfica dos Estados Unidos durante os anos 60 e 70, abordando temas como racismo, desigualdade de gênero, o preço da fama e a complexidade das relações pessoais e profissionais no showbiz.
O musical conta a história das The Dreams, um trio formado pelas personagens Effie White, Deena Jones e Lorrell Robinson, que começa sua carreira participando de concursos amadores. Descobertas por Curtis Taylor Jr., um ambicioso empresário, elas se tornam estrelas e enfrentam os desafios do sucesso e suas desilusões.
As músicas compostas para o musical seguem principalmente o estilo de R&B, com forte influência do soul e do pop das décadas de 1960 e 1970. Algumas músicas também incorporam elementos de gospel, funk, e disco, acompanhando a evolução da música afro-americana ao longo do tempo retratado na história. Sucessos como “And I Am Telling You I’m Not Going“, “One Night Only” e “I Am Changing” não só se destacaram no contexto do musical, mas também encontraram vida própria fora do palco, sendo interpretadas por artistas renomados e celebradas como clássicos do teatro musical.
O elenco de “DREAMGIRLS”
Entre os disputados e memoráveis papéis de um elenco predominantemente negro que serão escolhidos nas audições, estão:
DEENA JONES: Inicialmente uma das cantoras do grupo Dreamettes, Deena se torna a vocalista principal do The Dreams. Ingênua, mas cativante, ela é graciosa e confiante de forma silenciosa. Ao substituir sua melhor amiga Effie sob pressão, Deena evolui para uma estrela magnética e efervescente.
EFFIE MELODY WHITE: Vocalista principal do Dreamettes, Effie é uma cantora poderosa e ascendente, com um talento inegável. A verdadeira alma do grupo, ela é vibrante, confiante e franca, sempre com o coração aberto. Após ser traída por Curtis, Effie enfrenta raiva, ciúmes e paranoia, mas se reergue e triunfa.
LORRELL ROBINSON: A integrante mais jovem do grupo, Lorrell é alegre, enérgica e pragmática. Determinada a alcançar o sucesso, ela se envolve com o casado James Thunder Early. Romântica e peculiar, ela combina humor afiado com talento cômico para navegar pelos desafios da vida.
C.C. WHITE: Irmão mais novo de Effie, C.C. é idealista, leal e cativante, com uma fala mansa e sensível. Embora inicialmente impressionado com Curtis nos negócios, ele logo vê sua própria jornada ser eclipsada pela visão controladora do empresário. Ao longo da história, C.C. passa por altos e baixos, mas acaba se recuperando.
MICHELLE MORRIS: A substituta de Effie no grupo, Michelle é uma performer dinâmica e confiante que se encaixa perfeitamente na estética de Curtis para The Dreams. Ela se apaixona por C.C. e desempenha um papel importante no reencontro dele com sua irmã Effie.
JAMES THUNDER EARLY: Conhecido como “O Rei do Soul”, James é um artista vibrante e cheio de carisma. Com um passado de grande sucesso, ele luta para se adaptar às mudanças do mercado musical. Seu comportamento impulsivo reflete a dificuldade de equilibrar vida pessoal e carreira, mas ele permanece uma figura marcante.
CURTIS TAYLOR JR.: De revendedor de Cadillacs a magnata do entretenimento, Curtis é sedutor e implacável em sua busca por sucesso. Inicialmente acessível, ele se torna frio e calculista, controlando com mãos de ferro o destino do The Dreams enquanto acumula poder e riqueza.
MARTY: O leal e experiente empresário de James Thunder Early. Marty representa uma era anterior do entretenimento afro-americano, sendo honesto e protetor. Ele se opõe aos esquemas de Curtis e desempenha um papel essencial na volta de Effie aos palcos.
DAVE: Vocalista principal do grupo pop Dave and the Sweethearts, ele provoca um confronto ao fazer uma versão cover de “Cadillac Car” de James Early, gerando tensões com as Dreamettes.
Além desses papéis principais, artistas selecionados para o ensemble devem ter habilidades excepcionais em canto e dança, podendo interpretar personagens como Tiny Joe Dixon, The Stepp Sisters, The Tuxedos, Charlene, Joann, fãs, repórteres, fotógrafos e muitos outros.
INGRESSOS ESTARÃO A VENDA A PARTIR DE 10 DE FEVEREIRO!
O público poderá garantir seus ingressos com antecedência para assistir a superprodução DREAMGIRLS- M BUSCA DE UM SONHO através da plataforma SYMPLA e na bilheteria do Teatro Santander a partir de 10 de fevereiro.
SERVIÇO | DREAMGIRLS – EM BUSCA DE UM SONHO
Local: Teatro Santander
Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041
Classificação etária: 10 anos, menores acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
Dia: De 31 de julho a 30 de novembro
Horários:
Quintas-feiras, às 20h;
Sextas-feiras, às 20h;
Sábados, às 16h e 20h;
Domingos, às 15h e 19h
VIP: R$ 190,00 meia entrada e R$ 380,00 inteira
PLATEIA SUPERIOR: R$ 125,00 meia entrada e R$ 250,00 inteira
FRISA PLATEIA SUPERIOR: R$ 125,00 meia entrada e R$ 250,00 inteira
BALCÃO A: R$ 90,00 meia entrada e R$ 180,00 inteira
FRISA BALCÃO: R$ 21,00 meia entrada e R$ 42,00 inteira
BALCÃO B: R$ 21,00 meia entrada e R$ 42,00 inteiras
*Clientes Santander têm 30% de desconto nos ingressos inteiros, limitados a 2 por CPF.
INGRESSOS
Internet (com taxa de conveniência): sympla.com
Instagram @dreamgirlsmusical
Facebook – Dreamgirlsmusical
Bilheteria física (sem taxa de conveniência): Teatro Santander. Horário de funcionamento: Todos os dias das 12h00 às 18h00. Em dias de espetáculos, a bilheteria permanece aberta até o início da apresentação. A bilheteria do Teatro Santander possui um totem de autoatendimento para compras de ingressos sem taxa de conveniência 24h por dia. Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041.
Descontos
50% DE DESCONTO | MEIA-ENTRADA: obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição de beneficiário.
30% DE DESCONTO | CLIENTE SANTANDER – Na compra de ingressos realizada por clientes Santander, limitado a 20% da lotação do teatro. Não cumulativo com meia-entrada. Limitados a 02 (dois) ingressos por CPF. Esta compra deverá ser realizada com cartões do Banco Santander, para compras on-line somente o cartão de crédito Santander, compras na bilheteria e totem, o pagamento com o desconto poderá ser realizado em débito ou crédito. Verifique em qual setor o desconto está disponível. De acordo com o art. 38, inciso I, da Instrução Normativa nº 1, de 20/03/2017 e com base na Lei Federal nº 8.313 (Lei Rouanet) e Decreto nº 5.761, é proibido comercializar o produto cultural (ingressos) em condições diferentes para clientes Santander, das praticadas ao público em geral.
Gustavo Barchilon
Graduado em Letras com ênfase em Artes Cênicas pela PUC-Rio, Gustavo Barchilon iniciou sua trajetória profissional muito cedo, como ator, e foi reconhecido com o prêmio de Destaque pela Veja Rio em 2007, por sua colaboração com o Alessandro Dovalle. Em 2009, ao atuar em um espetáculo de Domingos Oliveira, passou a exercer a função de diretor assistente, acumulando vasta experiência em diversos espetáculos no Brasil.
Ao longo de sua carreira, estabeleceu uma parceria com Charles Moeller e Claudio Botelho, atuando como diretor assistente nas produções de Kiss Me Kate, Nine, Cinderella R&H, Rocky Horror Show e What Ever Happened to Baby Jane?. Em 2018 e 2019, integrou a equipe responsável pela produção dos espetáculos do Cirque du Soleil em cidades brasileiras.
No cenário internacional, em 2020, trabalhou no musical Magic Mike no West End, em Londres. No ano seguinte, assinou a direção do musical Barnum e, logo após, da aclamada peça 4000 Miles de Amy Herzog. Em 2022, foi amplamente reconhecido, recebendo inúmeras indicações nas principais premiações do teatro, e conquistou o prêmio de Melhor Diretor no Did Awards por seu trabalho em Barnum.
Em 2023, Gustavo dirigiu os musicais Funny Girl, Something Rotten e SpongeBob, sendo indicado ao Prêmio Bibi Ferreira de Melhor Diretor e ganhando, novamente, o prêmio de Melhor Diretor no Did Awards. Além disso, recebeu o prêmio Arcanjo como Melhor Diretor de Teatro de 2023 e foi reconhecido pelo jornal Folha de São Paulo como um dos mais importantes diretores da cena contemporânea brasileira. Também foi nomeado “Príncipe dos Musicais” pela Broadway World.
Direção artística – Copacabana Palace – Além de sua destacada carreira artística no teatro, Gustavo Barchilon atua também como Diretor Artístico do renomado Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Nesse cargo, é responsável pela curadoria e direção artística dos maiores eventos do hotel, incluindo a assinatura do famoso Baile de Carnaval – Baile do copa, o qual dirige já mais de quatro anos consecutivos.
A MIDIORAMA é responsável pela Assessoria de Comunicação deste evento, não tendo responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação. Qualquer assunto relacionado à venda de ingressos deve ser tratado diretamente com a empresa responsável por sua comercialização.