Grande artista, cantor, guitarrista e fundador (junto com o Bi Ribeiro) de um dos grupos de maior importância do país: Os Paralamas do Sucesso. Herbert Vianna tem muita história para contar! Como homenagem ao seu aniversário de 56 anos, listamos algumas passagens da vida de Herbert para que você o conheça melhor:
Herbert Vianna é paraibano, nascido em João Pessoa.
Muitas pessoas se confundem por considerarem Os Paralamas do Sucesso como uma das bandas da “turma de Brasília”, junto com Capital Inicial e Legião Urbana. O que acontece é que Herbert se mudou ainda muito jovem para Brasília, acompanhando seu pai que se mudou a trabalho. Lá em Brasília, conheceu Bi Ribeiro. O grupo só foi criado quando se mudaram para o Rio de Janeiro, na época o baterista era Vital Dias.
O sucesso “Vital e Sua Moto” foi composta por Herbert, em homenagem ao amigo Vital, após o mesmo ter sido substituído por João Barone, que assumiu a bateria da banda. A música se tornou o primeiro grande sucesso do grupo.
Herbert Vianna formou com Paula Toller o casal sensação do Rock Nacional nos anos 80! Compuseram muitas músicas juntos, a relação chegou ao fim e ganhou os noticiários, mas a amizade segue até hoje.
Herbert tem três filhos (Luca, Hope e Phoebe) de seu casamento com a jornalista inglesa, Lucy Needham. Lucy veio ao Brasil, em 1991, a fim de descobrir a música jovem brasileira para um documentário de turismo, ao ter contato com a banda Os Paralamas do Sucesso, Lucy e Herbert se conheceram, se apaixonaram e, em 1992, se casaram.
No início de 2001, Herbert e Lucy sofreram um grave acidente de ultraleve. Este acidente marca a vida do artista, que perdeu sua esposa, ficou paraplégico e também perdeu parte da memória. O processo de recuperação foi gradual, mas mostrou toda a força de vontade de Herbert, que conseguiu retomar a carreira no ano seguinte. Sobre o assunto o músico diz:
“Eu tenho que, na verdade, cicatrizar um ferimento físico e emocional muito profundo. De ter tido um dano que me impede o funcionamento da metade inferior do meu corpo e a perda do meu grande amor, mãe dos meus três filhotes, em um acidente de aviação”, revelou Hebert Vianna em entrevista à TV Bahia, afiliada da Rede Globo no estado.
“Uma peculiaridade da questão da música é você conseguir canalizar com igual intensidade alegrias e tristezas profundas. Um exemplo peculiar disso é quando eu, através de uma canção que a gente tem uma resposta muito bonita, digo: ‘Olhos fechados pra te encontrar, não estou ao seu lado, mas posso sonhar. Aonde quer que eu vá, levo você, no olhar”.
Amizade de duas feras da guitarra: Herbert e Jimmy Page! O lendário guitarrista do Led Zeppelin é amigo de Herbert Vianna, inclusive após o acidente Page veio da Inglaterra para visitar e ver como o amigo estava, pessoalmente.
“Herbert de Perto” é o nome do filme que fala sobre a vida do artista. O longa-metragem em formato de documentário foi dirigido por Roberto Berliner e Pedro Bronz, e mostra a trajetória do músico desde o primeiro violão, ao lançamento o grupo Os Paralamas do Sucesso, nos anos 1980. Passa pelo trágico acidente, mostra sua luta pela recuperação e o surpreendente retorno aos palcos, em 2002. Familiares, amigos como Bi e Barone, Dado Villa-Lobos (Legião Urbana), profissionais do meio musical e também médicos, dão depoimentos sobre a carreira e a incrível perseverança do músico.
“Minha principal motivação foi a história de amizade que tenho com esse grande cara, que é um exemplo de superação para todos nós”, diz Berliner
Esses são alguns fatos sobre a vida da grande estrela da música brasileira, Herbert Vianna. Seu trabalho é eterno, discografia extensa, composições lindíssimas não só para ele e para o grupo, mas também para muitos outros artistas. Ele é e sempre foi genial, por isso não bastam homenagens para celebrar a vida de Herbert Vianna.
Por Natália Brandão