Lady Gaga é capa da Vanity Fair italiana deste mês e deu uma entrevista interessante. A cantora foi perguntada sobre carreira, vida pessoal e falou sobre o período em que esteve com depressão e sobre a importância de se discutir as doenças mentais.
“5 anos atrás eu estava sob pressão por conta do trabalho. Naquele período me separei do meu empresário Troy Carter. Seguiu-se um longo caminho para me curar e ainda não terminei, meu corpo ainda não se curou completamente de todo o trabalho duro e estresse de todos aqueles shows. Eu me sinto condenada a viver com essa dor crônica mas não quero compaixão: existem muitas pessoas com o mesmo problema, somos fortes e lutamos todos os dias para dar o nosso melhor.”
E continuou falando sobre o trauma de ter sofrido abuso sexual e o recente diagnóstico de estresse pós-traumático:
“Eu sofri com a depressão desde que era bem nova e o assédio sexual que sofri com 19 anos com certeza foi um trauma. Mas meu complicado estresse pós-traumático se dá mais pelo fato de que minha doença foi ignorada por anos. Durante a Born This Way Ball Tour expliquei para meu empresário várias vezes que estava doente; pedi ajuda para pessoas da indústria da música que trabalhavam para mim, ninguém me escutou. Ninguém entendeu quando ruim estava e que eu havia sido estuprada por um produtor. Não fui protegida e tudo continuava como se nada tivesse acontecido.”
“É um transtorno psicológico que é difícil explicar numa entrevista. Pode ser causado por uma imagem, algumas palavras ou uma história que me lembre de todo o trabalho difícil que tive no passado e simplesmente fico em pânico. Eu vivo o trauma como se hoje eu estivesse na mesma posição de 5 anos atrás, mas não é igual, hoje eu estou aqui e tenho um time fantástico que cuida do meu corpo, do meu psicológico, da minha dignidade como mulher que está livre para decidir quando usar meu corpo. Hoje poderia estar bem mas esse transtorno não me deixa viver a realidade, dá medo. Durante a Born This Way Ball Tour eu estava muito assustada mas não sabia porque. Eu, de alguma forma, descobri que tinha algo a ver com meu cérebro, mas levou 5 anos e muitos psiquiatras para entender isso. Hoje estou aqui mas luto todos os dias.”
Recentemente Selena Gomez, que também sofreu com a depressão, fez um discurso emocionado ao receber um prêmio no American Music Awards e tirou uma foto abraçando a Gaga, de quem recebeu apoio. A dona do hit Born This Way também comentou o fato:
“Sou muito de todos os artistas que sofreram dessa doença. Uma profunda sensibilidade nos une porque para ser criativos nós analisamos emoções com uma certa atenção. Nós precisamos de compaixão e amor. Eu espero que eu, Adele e pessoas como Selena Gomez, que falaram sobre esse problema, sejam uma nova geração de artistas que nunca morrerá porque ninguém cuida de nós. Muitos artistas jovens trabalham duro e ninguém cuida deles psicologicamente: isso precisa acabar.”
O Joanne é cheio de composições emocionais, que vêm com um um sentido muito especial para o retorno de Gaga aos holofotes depois do tempo afastada.
“Com Joanne quero que as pessoas saibam que sou humana e não sou melhor que eles, mas não menos. Pessoas se inspiram em mim e é por isso que decidi falar sobre meu problemas.”
Além da entrevista, a cantora posou para um ensaio que traz um pouco da temática visual do álbum. As fotos estão muito lindas!
Entrevista traduzida completa aqui.
Gaga, todos esperamos que você esteja sempre bem e saudável para continuar encantando pessoas ao redor do mundo com os seus talentos. <3
Por Hi Play