Há 40 anos, no dia 11 de maio de 1981 morria Bob Marley, aos 36 anos. O mais conhecido dos jamaicanos e o homem que transformou o reggae num ritmo musical e extramamente comercial, até hoje com milhares de seguidores, Marley vendeu mais de 75 milhões de discos em todo o mundo e emplacou dezenas de sucessos numa carreira que durou pouco mais de 15 anos. Mais que hits no entanto, Marley é lembrado pela poderosa mensagem de sua música – uma mensagem de esperança e paz, mas também de luta e protesto por um mundo melhor.
Cantor, guitarrista e compositor, Marley nasceu em Nine Mile, na Jamaica em 1945, e morreu em Miami. Deixou a escola aos 14 anos e desde cedo já sonhava em fazer música. Em 1963 fundou o Wailers, que tinha outra lenda do reggae, Peter Tosh. Gravaram o primeiro disco em 1965 mas estourariam mundialmente no começo dos anos 70, após a assinatura do contrato com a Island e das primeiras turnês europeia e norte-americana.
Dedicado a protestar contra injustiças sociais, Bob Marley é mundialmente celebrado como um símbolo de resistência negra, luta por justiça social e espiritualidade. Suas músicas denunciavam o racismo, a desigualdade social, o colonialismo e a guerra. Devoto do movimento religioso rastafári, a vida e a obra de Bob Marley foram profundamente influenciadas por sua fé. A África e seus problemas, como a miséria, as guerras e a colonização europeia, também foram centro de assunto de suas músicas, tendo em vista tratar-se da terra sagrada para os rastafáris.
A coletânea Legend, lançada três anos após sua morte e que reúne algumas das músicas menos militantes do artista, é o álbum de reggae mais vendido da história. Bob foi casado com Rita Marley (de 1966 até a morte), uma das I Threes, backing vocals que passaram a cantar com o The Wailers, banda de Marley, depois de o grupo ter alcançado sucesso internacional. Ela foi mãe de quatro de seus doze filhos (entre eles, dois adotados). Marley foi eleito pela revista Rolling Stone o 11º maior artista da música de todos os tempos.
Ouça agora cinco dos maiores sucessos do artista:
No Woman, No Cry
Is This Love
I Shot The Sheriff
Could You Be Loved
Three Little Birds
Por Alex Dayrell