zoom

Maioria dos hits que alcançaram o topo das paradas da Billboard nos últimos 40 anos foram músicas encomendadas


Noventa por cento das músicas que ficaram nas dez primeiras posições do Billboard Hot 100, em 2014, foram escritas por dois ou mais compositores, e quase metade foi criada por pelo menos quatro colaborador

Você sabia que a maioria das músicas que ficaram entre os dez primeiros lugares do Billboard Top 100 foram músicas encomendadas ou compostas por mais de um parceiro? De acordo com uma matéria da nova edição da Billboard norte-americana, a melhor maneira de um artista conseguir um hit nos dias de hoje é apostar em parceiros e em mais de um compositor.

Para você ter uma ideia, na lista do Billboard Hot 100, de 24 de outubro, tinha apenas duas canções que eram de autoria de apenas um compositor: “Hit the Quan”, de Richard Colbert (iLoveMemphis) e “Stressed Out”, de Tyler Joseph. De acordo com a Billboard, essa queda no número de músicas escritas por apenas um autor e que apareçam no Hot 100 é realmente impressionante se levarmos de 10 em 10 anos para trás: em 2005, existiam 14 músicas escritas por compositores individuais; em 1995, foram 32 canções; em 1985, eram 41; e em 1975, 51 músicas.

E mais… Segundo a revista, David Penn (fundador do e-book “Hits Deconstructed”, que traz informações sobre os hits do mundo atual) afirma que 90% das músicas que ficaram nas dez primeiras posições do Billboard Hot 100, em 2014, foram escritas por dois ou mais compositores, e quase metade foram criadas por pelo menos quatro colaboradores.

“Se você planeja escrever uma música de sucesso, é melhor você escolher um parceiro para compor com você. Preferível que sejam quatro ou mais”, aconselhou Penn.

Então, já sabem… Quer escrever uma música para estourar nas paradas musicais? A dica é chamar todos os amigos! Enquanto isso, a gente compartilha com vocês o atual número #1 das paradas: The Weeknd, com a música “The Hills“. Dá o play!

Por Rebeca Guio


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque