Uma das maiores feiras abertas do país, que ocorre na cidade de Ourinhos, em São Paulo, conhecida como FAPI, tem, tanto na entrada como em todos os eventos culturais, acesso sem qualquer tipo de ingresso. Nesta edição de número 50, a Feira Agropecuária e Industrial de Ourinhos recebeu também o Circuito Cultural Paulista, com a presença da cantora Maria Gadú, que divulgando o álbum Gueta.
Como estávamos na cidade de férias, por que não conferir de perto o trabalho da cantora? Até sem muitas expectativas, já que usualmente estamos ouvindo outro gênero musical. Porém, foi uma boa surpresa. Quando chegamos no local do show, vimos uma grande multidão no palco alternativo para contemplar a cantora que se apresenta agora em um formato de banda.
Marcado para início às 20h, o show começou com uma hora e meia de atraso, mas isso não tirou ninguém da frente do palco. A abertura foi belíssima, com todos os instrumentos se intercalando, a cada momento um deles sendo protagonista. A banda começou com a faixa “Suspiro” seguida por “ O Bloco”.
Como a cantora mencionou, o frio estava bem forte, quase glacial, segundo ela nas redes sociais, mas a recepção foi bem calorosa e facilmente percebíamos muitos cantando todas as músicas, o que dava um clima mais intimista.
O novo formato de banda que Maria Gadú vem se apresentando traz, além dela na guitarra (uma Fender Stratocaster lindíssima, por sinal), um baixo, um violoncelo (que substitui muito bem uma guitarra) e um excelente baterista. No que diz respeito à influência do rock setentista nesta nova geração da MPB, o conjunto traz uma musicalidade bem interessante.
O grande destaque da apresentação foi a versão de “Ne Me Quitte Pas“, de Edith Piaf, que foi emocionante, lindíssima e outra palavra que não conseguimos descrever… ou melhor, conseguimos, sim: foi perfeita!
O bis teve quatro músicas, sendo a última seu maior sucesso, “ Shimba”, em uma versão de quase dez minutos, com direito a todos os músicos darem um pequeno solo e um show diferenciado que agradou certamente a todos.
Após Ourinhos, a cantora ainda tocou em Assis, Lins e José Bonifácio. No próximo dia 16, segue para o Parque Vila Lobos, com a estreia seu projeto de blues, que há quem diga que está excelente!!!
Setlist
- Suspiro
- O Bloco
- Bela flor
- Patacuti
- Escudos
- Altar Particular
- Lounge
- Tudo diferente
- Nem me Quitte Pas
- Axé
- Laranja
- Há
Bis
- Dona Cila
- João de Barro
- Semi-Voz
- Shimba
Por Marcos Cesar de Almeida / Geane Sabion Borges