Entre os anos 80 e a primeira década do novo século, o Midnight Oil saiu da Austrália para ganhar o mundo, transformando-se em uma das referências do rock’n’roll mundial, não só pela qualidade de seu som, mas também pela força de suas ideias. Suas fortes convicções políticas, sua defesa das principais causas ambientais e dos direitos do povo aborígene transformaram seus hits em hinos, seus shows em eventos que ressuscitaram a mítica do espírito contestador e inconformista do rock’n roll.
Fundada em 1972, como The Farm (o grupo mudou o nome para Midnight Oil em 76), a banda lançou 13 álbuns entre 1978 e 2002 (ano do lançamento de seu último trabalho, Capricornia), esteve no topo das paradas em todo o mundo, fez turnês por todos os continentes e viveu momentos memoráveis, como quando se apresentou para um público estimado em mais de 1 bilhão de pessoas no encerramento das Olimpíadas de Sidney, em 2000. Após a turnê de lançamento do último álbum e a saída do vocalista Peter Garrett (que deixou a banda para seguir uma carreira política em tempo integral), o Midnight Oil decidiu encerrar suas atividades.
Em fevereiro, em uma coletiva de imprensa realizada no porto de Sidney, a banda anunciou uma nova turnê mundial – The Great Circle 2017 World Tour – que começa com um show em um pub em Sydney e, em seguida, passará pelo Brasil, América do Norte, Europa e Nova Zelândia, antes de retornar à Austrália para um encerramento culminante.
São 30 concertos em locais emblemáticos como o Wiltern, em Los Angeles, o Hammersmith Apollo de Londres e o Olympia em Paris. Depois de rodarem o mundo eles retornam à Nova Zelandia, pela primeira vez em 20 anos, e encerram a turnê em casa com vários shows na Austrália. Esta será a primeira vez que a banda se apresenta em mais de 15 anos – durante esta década e meia eles apenas participaram de dois concertos beneficentes na Austrália, em 2005 e 2009. Para estes shows a banda terá sua formação original com Rob Hirst (bateria e vocal), Martin Rotsey (Guitarras), Peter Garrett (vocais), Jim Moginie (Guitarras, teclados e vocais) e Bones Hillman (baixo e vocais).
Além da nova turnê, a banda anunciou na coletiva que relançará toda a sua obra num Box set especial, que incluirá um CD/DVD de material inédito e raro.
A passagem pelo Brasil começou no dia 25 de abril em Porto Alegre, onde a banda se apresentou no Pepsi On Stage. No dia 27 de abril, o Midnight Oil tocou em Curitiba, no Teatro Positivo. Em 29 de abril, eles passaram por São Paulo, no Espaço das Américas e no dia 30 de abril, foi a vez do Rio de Janeiro, com um show no Vivo Rio. A turnê brasileira se encerrou no dia 2 de maio em Brasília, no Net Live.
A parte brasileira da turnê mundial do Midnight Oil é mais uma realização da MOVE CONCERTS.
The Great Circle 2017 World Tour, a nova turnê
Chegou a hora… O retorno do Midnight Oil! Das praias do norte de Sydney para as ruas de Manhattan, eles criaram uma história de parar o trânsito, criar paixões inflamadas, influenciar fãs inspirados e ardorosos em todo o mundo. Assistir ao Midnight Oil ao vivo é experimentar o poder transcendente do rock’n roll. Sua música faz você sentir, suas letras fazem você pensar, e o impacto combinado ao vivo no palco faz você querer se envolver.
The Great Circle 2017 World Tour trará para o público o line-up clássico do grupo e traçará um círculo pelo nosso planeta superaquecido durante seis meses, começando e terminando com shows em Sydney. Será a primeira turnê do Midnight Oil em 15 anos e sua maior turnê desde os anos 80, quando viajaram por todo o planeta para os lançamento de seus clássicos álbuns dos anos 90, 10-1, Diesel & Dust e Blue Sky Mining, que juntos venderam mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo.
Qualquer pessoa com um conhecimento passageiro da cultura australiana sabe o básico da história de Midnight Oil. Eles são os pós-punks incendiários que evitavam programas de TV pop e optaram por forjar uma audiência cativa e engajada através de clássicos como “Back On The Borderline”, “Bus To Bondi” e “Do not Wanna Be The One”. Eles são os inovadores musicais que transformaram polêmicas sobre alta tecnologia em sucessos como “Power & The Passion”, “U.S. Forces” e “When The Generals Talk”. Eles são os ativistas engajados em várias campanhas por justiça social, expressas em canções como “The Dead Heart”, “Redneck Wonderland”, “Beds Are Burning” e no protesto durante sua participação na cerimômina de encerramento dos Jogos Olímpicos de 2000, quando usaram ternos que compunham a palavra SORRY. Eles são os humanistas comprometidos e ambientalistas, que compuseram hinos como “Blue Sky Mine”, “Forgotten Years” e “Say Your Prayers”, além de uma série de protestos que envolveram desde uma mina de urânio perto do Parque Nacional Kakadu, na Austrália, até parar o trânsito no centro de Manhattan, para protestar contra o derramamento de óleo do Alasca, por um navio da Exxon.
A turnê coincidirá com o lançamento de um conjunto de CD remasterizados chamados The Full Tank, com todos os álbuns e EP existentes do Midnight Oil, além de um conjunto com quatro CD e oito DVD, intitulado The Overflow Tank, que incluirá mais de 14 horas de material inédito e raro. A banda também revelou o lançamento de sua primeira coleção completa de vinil, com todos os álbuns remasterizados no Abbey Road Studios.
Em um mundo perigosamente aquecido, a voz do Midnight Oil tem hoje, claramente, uma relevância renovada; eles sempre foram uma banda que refletia “o tempo em que vivemos”. Assim, suas letras e música ressoam, mais do que nunca, importantes nestes dias em que atravessamos momentos tão cruciais para a humanidade e o planeta.
O Midnight Oil é mais do que apenas uma banda de rock’n roll. Em 2017 eles vão, finalmente, voltar ao ponto onde todos eles começaram, com esta turnê especial. O círculo permanece intacto.
Este evento é realizado pela empresa MOVE CONCERTS, que responde pela promoção, produção e organização do evento em geral. Qualquer assunto relacionado à venda de ingressos deve ser tratado diretamente com a empresa responsável por sua comercialização.
A MIDIORAMA é responsável somente pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação.