Em agosto de 2003 a Warner Channel lançou uma das mais famosas séries adolescentes da década de 2000 – que ainda hoje deixa saudade nos fãs mais nostálgicos. Com quatro temporadas exibidas, a chamada “The O.C.” ganhou público não apenas pelos personagens complexos, o choque socioeconômico ou pelos dramalhões e romances bem arranjados que exibiu em tela, mas pela excelente trilha sonora, que rendeu nada menos do que seis álbuns lançados. O seriado ajudou a difundir o gênero indie rock e apresentou ao mundo bandas outrora desconhecidas, com uma escolha de músicas que incluiu clássicos do pop rock, bons covers e novidades que marcaram cenas importantes da série, fazendo de “The O.C.” um poço de lembranças para quem tem uma boa memória musical.
Com a inesquecível ‘California’, do Phantom Planet, na música tema, a série abriu as portas das mansões de Newport Beach, em Orange County, para mostrar que as aparências enganam – e que não é tudo, afinal, que o dinheiro pode comprar. Entre 2003 e 2007, acompanhamos o desenrolar dos acontecimentos após a chegada do forasteiro Ryan Attwood, um adolescente problemático, à casa da família de Sandy Cohen. A novidade movimenta a vida aparentemente perfeita da vizinhança conforme laços se constroem, máscaras caem e segredos vêm à tona – tudo isso, claro, acompanhado por uma trilha sonora juvenil e atemporal, com músicas que certamente já entraram nas suas playlists ou marcaram algum momento da sua adolescência . Vamos relembrar algumas?
Hallelujah – Jeff Buckley/Imogen Heap
A música é tão marcante para ‘The OC’ que tocou em dois momentos importantes da série – o segundo deles, aliás, arrepiando qualquer pessoa, tendo esta acompanhado ou não a trajetória dos personagens. A primeira vez que ouvimos a emocionante ‘Hallelujah’ foi com a voz de Jeff Buckley no season finale da primeira temporada, quando Ryan abandona Newport Beach e Seth foge em um veleiro. A segunda vez aconteceu na voz de Imogen Heap, que embalou a grande virada da série: a inesperada morte de Marissa, no episódio final do terceiro ano.
Dice – Finley Quaye
Noite Reveillón em ‘The OC’ , embalada pelo britânico Finley Quaye. No episódio 14 da primeira temporada, vemos Ryan em uma corrida contra o tempo para dar o famigerado beijo de ano novo em Marissa – que disse que o amava e recebeu um “obrigado” em resposta. Além da música ser ótima, ela marca o “eu te amo” de Ryan para a mocinha e a percepção de Summer sobre a dimensão de seus sentimentos por Seth, após beijar um estranho na festa.
Sometimes You Can’t Make On Your Own – U2
Estamos no quarto episódio da segunda temporada, quando Seth e Summer e Marissa e Ryan estão definitivamente separados: cada um para um lado, em companhia de novos amores. ‘Sometimes You Can’t Make On Your Own’, da banda britânica U2, toca nesse exato momento, no finalzinho do episódio, mostrando como os quatro estão se virando longe um do outro. Tudo iso enquanto Bono Vox diz que uma casa não é exatamente um lar e que eles não precisam aguentar sozinhos.
Life is a Song – Patrick Park
A música de despedida, que tocou no último momento do series finale de ‘The OC’ – cuja letra, a propósito, tem tudo a ver com o desfecho. A cena em si é belíssima, trazendo de volta alguns dos momentos mais importantes da série e provando, uma última vez, como era uma produção carinhosa. Antes que Patrick Park comece a dizer que “a vida é um sonho em um lugar onde não podemos dizer o que isso significa” e que “talvez a vida seja uma canção, mas você está com medo de cantar sozinho até o final”, vemos Ryan entrando pela última vez na casa dos Cohen, agora vazia, acompanhado de todas as recordações do que passou ali dentro. Os flashbacks são lindos: a casa da piscina, Seth no videogame, os momentos em família, Marissa esperando na calçada… E então a música começa, mostrando como cada um dos personagens terminaram essa belíssima saga de quatro anos.
Fix You – Coldplay
Estamos no baile de formatura, vendo Summer receber a coroa de Rainha do Baile, quando ‘Fix You’ começa a tocar. Com a voz de Chris Martin, vemos Marissa sentir falta de Ryan; Seth salvar Summer no palco e se colocar no posto de rei; Ryan tirar Marissa para dançar e, o que realmente tornou a cena memorável para os fãs de ‘The OC’, Caleb Cooper ter um ataque cardíaco e cair na piscina, logo após Julie desistir da ideia de matá-lo. A cena acontece no episódio 23 da segunda temporada e é uma porrada. Quem não ficou com o coração na mão ao ver Julie jogar o copo no chão e mergulhar, desesperada, para tentar salvar o homem que horas antes planejava assassinar?
Hide and Seek – Imogen Heap
Marissa pode não ter agradado a todos, mas não há como negar: ela sempre deu um jeitinho de movimentar as coisas em ‘The OC’ – sobretudo quanto deveria ficar quieta. Entre as muitas aventuras dessa Rainha da Treta, não podemos esquecer do season finale da segunda temporada, quando ela atira no irmão de Ryan após não conseguir apartar uma briga entre os dois. Vamos ser honestos e dizer que se não fosse ‘Hide and Seek’, da banda Imogen Heap, tocando no fundo, talvez a cena não fosse tão impactante. Mas tá lá a música, entrando certamente para a lista das canções mais memoráveis e importantes que já tocaram na série de Josh Schwartz.
Forever Young – Youth Group
A música todos nós conhecemos, mas na terceira temporada de ‘The OC’ ela ganha uma pegada muito mais jovem; que funcionou tão bem que tocou mais de uma vez. A primeira foi no quarto episódio da temporada, quando Marissa acha a música dela e de Ryan no rádio e o chama para dançar. A segunda foi no episódio 16, com uma nostalgia do próprio Ryan. O momento em si não é dos mais relevantes, com Ryan caindo na estrada com Sadie a fim de dar um tempo da rotina de Newport. Para variar, o mocinho pensa em Marissa no meio do caminho e acaba telefonando para saber notícias, ao som de uma maravilhosa versão da clássica ‘Forever Young’.
Into Dust – Mazzy Star
Outra música que tocou em dois momentos da série – aliás, um tanto parecidos. ‘Into Dust’ tocou pela primeira vez no piloto da série, quando Ryan socorre uma Marissa bêbada, abandonada pelas amigas no chão de casa. O forasteiro recém chegado a Newport toma a garota nos braços e a leva para a casa da piscina, acompanhado pela voz de Mazzy Star. A mesma música toca quando Marissa é encontrada em um situação levemente parecida, mas bem mais preocupante, em Tijuana. Ryan a encontra desacordada em um beco em Tijuana e a toma nos braços novamente enquanto o hino das desventuras da protagonista toca ao fundo.
Champagne Supernova – Oasis
Uma das cenas mais emblemáticas da série: o beijo do Seth-Aranha em Summer no episódio 14 da segunda temporada. ‘The OC’ sempre foi uma produção de inúmeras referências à cultura pop – e, não por acaso, resolveu recriar o famoso beijo de Peter Parker em Mary Jane no filme de 2002, colocando um Seth de coração partido com a máscara do herói, a fim de arrumar a antena da TV durante uma chuva torrencial em Orange County. Arrasado após a partida de Summer para uma viagem com Zach, Seth escorrega do telhado e acaba pendurado de cabeça para a baixo, sendo surpreendido pelo retorno da amada, que desistiu de embarcar e foi a seu encontro. Uma cena tão esperada pelos fãs merecia uma trilha sonora à altura… E podia ser melhor que Oasis?
Bad Dream – Keane
Keane marcou presença em várias séries – e estão aí ‘One Tree Hill’ e ‘Greys Anatomy’ que não nos deixam mentir. A história não podia ser outra, já as músicas da banda tem toda uma pegada de trilha sonora, como deixa claro o primeiro episódio da primeira temporada de ‘The OC’, quando Summer e Ryan enfrentam dificuldades em lidar com a morte de Marissa ao som de ‘Bad Dream’.
Por Uber7