A coleção das 24 peças finalistas da quinta edição brasileira do AuDITIONS, maior concurso de designde joias em ouro do mundo, promovido pela mineradora AngloGold Ashanti, poderá ser vista durante todo o ano pelo público brasileiro em várias capitais do país. Como já é tradicional, no ano seguinte após a realização do concurso, a coleção de joias conceituais criadas por estilistas de todo o país, e eleita por um juri de especialistas nacionais e internacionais, passa o ano viajando, participando de feiras, eventos e exposições, para que possa ser vista pelo público de várias capitais do pais e também em alguns eventos no exterior.
A agenda de exposições da Coleção AuDITIONS 2010/2011 começou na segunda semana de fevereiro, quando as 24 joias foram um dos destaques da 52ª edição da Feninjer – Feira Nacional da Indústria de Joias, Relógios e Afins, que aconteceu em São Paulo. As próximas datas e cidades onde a coleção poderá ser vista, será divulgada em breve.
Em sua recente edição, o AuDITIONS Brasil recebeu inscrições de representantes de todas as regiões brasileiras, reunindo designers e estudantes de 19 estados. Embora o concurso seja aberto somente a brasileiros, foram recebidos pedidos de inscrição de designers internacionais, residentes na Inglaterra, Portugal e Itália. Dividido em duas categorias – Designer (destinada a todos os profissionais do ramo), e Revelação (voltada para estudantes de design e áreas afins) – o AuDITIONS 2010 teve como premiados Heloisa Azevedo e Leandro Portela, com a peça Mística, vencedora na categoria Designer, e Thayane Carvalho da Silva, com a peça Cardume, vencedora na categoria Revelação.
As demais peças na categoria designer são assinadas por Ana Júlia Vinhal Gonçalves (“Ritmo de Caos”), Carla Moreira Pereira Abras (“Bandô” e “Mundi”), Carolina Monteiro Gonçalves e Paula Gonçalves Reis (“Ausência”), Dulce Helene Goettems (“Conexões de Ouro”), Emi Kyouho e Ligia Muzzi Henriques (“Sincronia Digital”), Felipe Guerra Assumpção (“Big Bang”), Flávia Rigoni (“Anthea”), Carlos Godoy (“Enigma” e “Pluri”), Iolene Alves Lima Almeida (“DNA ET MOI”), Janaína Monteiro e Laura Barreto (“Colar Nós”), Juliana Pellegrini (“Círculo Mágico”), Junea Fontenelle e Suka Braga (“Etérea”), Lídia Mara Pereira Abrahim (“Prece”), Lis Haddad e Raquel Rocha Muniz (“Elos”), Ricardo Rochmann Semeles (“Gênese”), Rodrigo Robson e Renata Bessa (“Imagem e Semelhança”), e Sérgio Póvoa Pires (“Big Bang”). Na categoria revelação os outros designer escolhidos são Luis Eduardo Silva de Carvalho (“Trama”), Milielton Brito Cardoso (“Universalismo”) e Victor Hugo Falcão de Freitas (“Hi-tech”).
A seleção das peças coube a 11 especialistas nacionais e internacionais. Para os jurados, o resultado da coleção atual revelou-se irreverente.. São braceletes, colares e adornos de cabeça criados não só com o ouro em suas variações de cores, mas também mesclando o metal com diversos materiais alternativos, como imã, acrílico, LED, borracha de pneu, vitral, couro e placas eletrônicas de computador. “Os designers tiveram liberdade para criar projetos conceituais para além do imaginário”, afirma Cláudia Meinberg, gerente de Marketing da AngloGold Ashanti.
Além de conhecer as joias, os visitantes poderão também apreciar o trabalho do renomado cenógrafo e artista multimídia, Gringo Cardia, que assinou o catálogo de joias da coleção . Para ressaltar o tema do concurso – “Sincronicidade: valores humanos através dos tempos” – Gringo usou como cenário os desenhos pré-históricos do Parque Nacional do Peruaçu, em Januária / MG, contrastando com imagens do projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte / MG, capturados durante a sessão fotográfica do livro de arte. “Trabalhei o conceito da arte brasileira, pois mesmo separados no tempo e no espaço, as formas orgânicas dos desenhos rupestres de 12 mil anos atrás e as curvas de Niemeyer dizem o mesmo e fazem parte da estética humana”, explica. Toda a coleção foi fotografada pela modelo Luiza Brunet, escolhida como a Golden Girl 2010/2011 – a embaixadora do concurso, que irá representá-lo em vários eventos.
Realizado bianualmente na China, Índia, Emirados Árabes e Brasil, além da África do Sul, onde foi criado há 12 anos, o AuDITIONS é considerado o maior concurso de design de joias em ouro do mundo. Esse programa institucional contribui para o desenvolvimento do setor joalheiro, principal destino do ouro, ao estimular a inovação, contribuir para a renovação do design de joias, estabelecer tendências e incentivar o uso de novas tecnologias pelo setor joalheiro, tornado o produto joia cada vez mais atrativo ao consumo. O AuDITIONS ainda permite a projeção do país no exterior como exportador de capacidade técnica e criativa.
ANGLOGOLD ASHANTI
A AngloGold Ashanti é uma das principais produtoras globais de ouro, com 21 operações em quatro continentes, empregando cerca de 63 mil trabalhadores. Suas ações são listadas nas bolsas de Nova York, Londres, Johannesburgo, Austrália e Gana. No Brasil, a empresa possui operações em Minas Gerais, de controle acionário integral, e em Goiás, pela Mineração Serra Grande, uma joint venture com a canadense Kinross Gold Corporation, com a qual a AngloGold Ashanti divide o capital e é gestora das operações.
Os designers finalistas
Categoria Designer:
- Ana Júlia Vinhal Gonçalves – “Ritmo de Caos” – RJ
- Carla Moreira Pereira Abras – “Bandô” e “Mundi” – MG
- Carolina Monteiro Gonçalves e Paula Gonçalves Reis – “Ausência” – ambas de MG
- Dulce Helene Goettems – “Conexões de Ouro” – RJ
- Emi Kyouho e Ligia Muzzi Henriques – “Sincronia Digital” – ambas de MG
- Felipe Guerra Assumpção – “Big Bang” – PR
- Flávia Rigoni – “Anthea” – MG
- Carlos Godoy – “Enigma” e “Pluri”
- Heloísa Azevedo e Leandro Portela – “Mística” – ambos de MG
- Iolene Alves Lima Almeida – “DNA ET MOI – RJ
- Janaína Monteiro e Laura Barreto – “Colar Nós” – MG
- Juliana Pellegrini – “Círculo Mágico” – SP
- Junea Fontenelle e Suka Braga – “Etérea” – ambas de MG
- Lídia Mara Pereira Abrahim – “Prece” – PA
- Lis Haddad e Raquel Rocha Muniz – “Elos”– ambas de MG
- Ricardo Rochmann Semeles – “Gênese”– RJ
- Rodrigo Robson e Renata Bessa – “Imagem e Semelhança” – SP e MG, respectivamente
- Sérgio Póvoa Pires – “Big Bang” – PR
- Luis Eduardo Silva de Carvalho – “Trama” – RJ
- Milielton Brito Cardoso – “Universalismo” – PR
- Thayane Carvalho da Silva – “Cardume” – SP
- Victor Hugo Falcão de Freitas – “Hi-tech” – PB
Este evento é realizado pela empresa ANGLOGOLD ASHANTI, que responde pela promoção, produção e organização do evento em geral. Qualquer assunto relacionado à venda de ingressos deve ser tratado diretamente com a empresa responsável por sua comercialização.
A MIDIORAMA é responsável somente pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação.