zoom

O rock vive: 5 promessas do underground carioca


Para quem acredita que o rock está morrendo: aqui vão bons motivos para acreditar no contrário

Há quem diga que o rock’n’roll está cada dia mais perto do seu fim. Os pessimistas, é claro. O que a gente sabe é que desde o boom do rock nacional dos anos 1980, liderado pelas lendárias bandas de Brasília, novos artistas não param de surgir.

Pegando carona, ainda lá em 1987, o Raimundos caiu na estrada, segue na ativa até hoje com muito sucesso e avisa:

“Se alguém chegou a pensar que o fim esteve próximo (…) Aqui ninguém desiste!”

Já em 2005, embora tenha encerrado suas atividades recentemente, o Forfun explodiu, ganhou o país e provou que dá para fazer música independente no Brasil, sim senhor! Se alguém ainda duvida, está aí o Dead Fish para provar. O quarteto capixaba já comemora 25 anos de estrada e muito hardcore. E ainda existe muita gente dando duro para manter de pé o bom e velho rock nacional e fazendo bonito.

Apoiando essa corrente, o Foi Show traz cinco bandas do atual cenário underground carioca que vale a pena incluir na sua playlist.

1. Simulacro

Há apenas 3 anos na estrada, a banda Simulacro tem ganhado cada vez mais notoriedade no cenário conquistando por seis vezes consecutivas o primeiro lugar no programa A Vez do Brasil, da Rádio Cidade. Seu rock moderno traz uma mistura de ritmos que compõem um som bastante original presente no seu primeiro disco Demasiado Humano, lançado em 2015, e com distribuição de sua versão digital gratuita no site da banda.

 

2. RADIOATIVA

Da zona oeste do Rio, esse quinteto está na estrada desde 2009 e é um dos maiores exemplos atuais do famoso “do it yourself “(faça você mesmo). Ao longo desses sete anos de estrada, a banda já gravou dois EPs e quatro clipes, além de produzir os próprios shows. À frente da banda, a vocalista Ana Marques é ponto chave na identidade do grupo, conduzindo com energia e simpatia o palco da Radioativa e as letras simples e sentimentais do seu pop rock que tem tudo para conquistar o público.

 

3. Linda Lobo

Mulheres lindas e a boemia carioca são a tônica da Linda Lobo e sua original mistura de rock dançante com blues. Os cariocas trazem em suas canções bastante originalidade com um rock’n’roll no estilo das antigas.

 

4. Vital

Há três anos sem lançar um novo trabalho, a Vital voltou com tudo com o novo EP Selvagem. O trabalho traz uma reflexão da vida na selva urbana, um tom de recomeço e uma nova e boa fase na carreira do quinteto, com mais maturidade e identidade.

 

5. Nove Zero Nove

Do apartamento 909, que deu nome à banda, saíram as maiores inspirações para as canções rock alternativo da Nove Zero Nove, um dos maiores destaques da cena underground carioca na atualidade. Já rodaram o sudeste e tocaram em shows com Sepultura, Tihuana, Raimundos, Tianastácia, Dead Fish e Silverstein e já foram selecionados por uma curadoria de Nova York para o concurso Converse Rubber Tracks, projeto que propõe o intercâmbio entre bandas de todo o mundo.

Por Thaiane Silveira, Foi Show.


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque

Por favor, anexe uma imagem com 920 pixels de largura e 625 pixels de altura.