zoom

Os retornos da música pop em 2016


Beyoncé, Rihanna, Lady Gaga… A música pop foi agitada em 2016!

Estamos em outubro, o que significa que 2016 já está caminhando para o seu fim e, vale dizer, que este ano tivemos muito agito na música pop! Vimos novos artistas surgindo e outros já consolidados retornando com tudo – ou pelo menos mostrando que podem estar longe dos holofotes, mas não estão parados.

Parece que depois da pausa de 4 anos de Adele, que voltou com um novo álbum no final do ano passado, nós não veríamos algo melhor do que aquilo. Mas nós estávamos enganados! Vários músicos voltaram à ativa e lançaram novos trabalhos neste ano. Confira só:

Rihanna:

Rihanna ensaiou um retorno em 2015, lançando algumas músicas novas (“FourFiveSeconds”, “American Oxygen” e “Bitch Better Have  My Money”), mas foi em 2016 que a cantora voltou de vez, quase quatro anos sem lançar um disco novo. No final de janeiro ela trouxe ao mundo “ANTI”, um álbum que soa um pouco diferente do que ela vinha mostrando em trabalhos anteriores, o que dividiu a crítica.

Contudo, seus fãs, os quais estavam sedentos por músicas novas, parecem ter aprovado o “ANTI”, e Rihanna até emplacou “Work” no topo das paradas musicais nos Estados Unidos, sendo seu 14º single a realizar tal feito.

Beyoncé:

Com certeza, nenhum retorno era mais esperado do que o de Queen Bey. Em fevereiro, um dia antes do Super Bowl, ela lançou, de surpresa, o single “Formation”, e anunciou que se apresentaria no show do intervalo ao lado do Coldplay. Nem é preciso dizer que Beyoncé foi a verdadeira estrela do evento, né?

Em abril, ela lançou o disco “Lemonade”, acompanhado de um filme estrelado, narrado e dirigido pela própria, que contou ainda com mulheres negras em todo o longa e discursos políticos. Atualmente, Bey segue em turnê pelo mundo.

Alicia Keys:

Já se passaram quase 4 anos desde que Alicia Keys lançou “Girl on Fire”, seu quinto álbum de estúdio. De lá para cá, a cantora teve um filho, participou de protestos pelo fim da discriminação de gênero e raça, e começou um movimento próprio de não usar mais maquiagem.

Há poucos meses ela trouxe “In Common”,  música que deve integrar seu mais novo álbum, “Here”, que será lançado no dia 4 de novembro.

Fergie:

Você se lembra quando “London Bridge” e “Fergalicious” eram as músicas que mais tocavam nas rádios? Pois bem, lá se vão 10 anos, e nada da Fergie voltar.

Mas, em 2016, ela revolveu trazer música nova, um aperitivo para seu mais novo disco. Em julho, a cantora trouxe “M.I.L.F. $”, cujo clipe conta com a participação de Kim Kardashian, Chrissy Teigen e outras mães famosas.

Britney Spears:

O tão aguardado #B9 finalmente saiu! Depois de muita antecipação, Britney Spears lançou no final de agosto “Glory”, seu mais recente álbum de estúdio, e um trabalho que foi muito mais bem recebido do que o seu antecessor, o “Britney Jean”.

Antes do disco, ela lançou o single “Make Me…”, uma balada sensual e até diferente de tudo o que ela já tinha feito anteriormente. Pena que o clipe não saiu como o esperado, né?

Katy Perry:

Okay, “Rise” não é bem um retorno da Katy Perry. A música foi feita para os Jogos Olímpicos do Rio, e é a primeira inédita da cantora em quase três anos, quando lançou o álbum “Prism” (a menos que você conte a música de Natal que ela fez para o comercial da marca de roupas H&M no ano passado).

Ainda não se sabe se “Rise” vai integrar o novo disco da cantora, o qual ainda não tem data de lançamento ou nome. Tudo o que se sabe é que, entre viagens e passeios, a california gurl está em estúdio, e tem um dos álbuns mais aguardados da música pop.

Frank Ocean:

blonde_-_frank_ocean

Mais de 4 anos depois, Frank Ocean voltou  a dar o ar de sua graça lançando “Blond”, no final de agosto, junto a um álbum visual. No Tumblr, o cantor falou sobre o novo trabalho e a demora para trazê-lo ao mundo:

“Me diverti muito fazendo tudo isso. Obrigado a todos. Especialmente a vocês que nunca me deixaram esquecer que eu tinha que concluir o trabalho. O que, basicamente, abrange todos vocês. Haha. Amo vocês”.

Lady Gaga:

Lady Gaga nunca saiu do holofote, é verdade. Desde o fim da era “Artpop”, a Mother Monster foi para o jazz, gravou uma música para um documentário, a qual chegou a ser indicada ao Oscar deste ano, e começou a atuar, vencendo o Globo de Ouro também em 2016.

Mas o que todo mundo queria mesmo era um álbum novo. E ele vem aí! “Joanne” começa a ser vendido no dia 21 de outubro. O primeiro single, “Perfect Illusion” já está entre nós e, a julgar pela sonoridade, o novo disco da Lady Gaga não será nada parecido com o que já estávamos acostumados.

Bruno Mars:

Não parece, mas já faz quase 4 anos desde que Bruno Mars lançou seu segundo o disco, “Unorthodox Jukebox”. Na madrugada de sexta, ele soltou seu mais novo single “24K Magic”, que mais parece uma continuação de “Uptown Funk”, sua parceria com Mark Ronson.

Um novo álbum está por vir e esperamos que ele valha a espera!

Por Artur Francischi do Prosa Livre


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque

Por favor, anexe uma imagem com 920 pixels de largura e 625 pixels de altura.