O aguardado período country de Beyoncé está oficialmente em andamento com o lançamento de seu novo álbum, Cowboy Carter, já disponível nas plataformas digitais. Com um total massivo de 27 faixas, o álbum apresenta uma versão da clássica “Jolene” de Dolly Parton e “Blackbird” dos Beatles, além de breves aparições do grande nome da música country, Willie Nelson, nos interlúdios de “Smoke Hour”.
Parton também faz uma participação em “Dolly P.” Uma poster promocional compartilhado por Beyoncé nas redes sociais, intitulado Cowboy Carter e o Circuito de Rodeio Chitlin’, faz alusão ao circuito de locais onde artistas negros podiam se apresentar durante a era Jim Crow.
Rumi Carter, um dos filhos de Beyoncé, é creditado na faixa “Protector”. Outros convidados em Cowboy Carter incluem Miley Cyrus, Post Malone, Shaboozey, Linda Martell e Willie Jones. Além disso, a cantora de “Buckle Bunny”, Tanner Adell, Brittney Spencer, Tiera Kennedy e Reyna Roberts estão em “Blackbiird”, uma versão de “Blackbird” dos Beatles. (Ao escrever a música dos Beatles em 1968, Paul McCartney se inspirou no Little Rock Nine.)
Mais colaboradores em Cowboy Carter incluem: The-Dream, Pharrell Williams, No I.D., Raphael Saadiq, Ryan Tedder, Ryan Beatty, Swizz Beatz, Rhiannon Giddens, Khirye Tyler, Derek Dixie, Ink, Nova Wav, Mamii, Cam, Tyler Johnson, Dave Hamelin, Shawn Everett, Adam Granduciel do War on Drugs e o marido de Beyoncé, Shawn “Jay-Z” Carter.
“Este álbum levou mais de cinco anos”, disse Beyoncé em comunicado à imprensa. “Foi realmente ótimo ter o tempo e a graça para poder trabalhar nele com calma. Inicialmente, eu ia lançar Cowboy Carter primeiro, mas com a pandemia, havia muita tristeza no mundo. Queríamos dançar. Merecíamos dançar. Mas eu tive que confiar no tempo de Deus.”
Cowboy Carter inclui os singles “16 Carriages” e “Texas Hold ‘Em”, este último alcançou o topo da parada Hot Country Songs da Billboard, tornando Beyoncé a primeira mulher negra a fazê-lo. A música também chegou ao número 1 na Billboard Hot 100, sendo o nono sucesso de Beyoncé e o primeiro desde “Break My Soul”.
Ao anunciar o LP, Beyoncé o descreveu como o Ato II, seguindo o Ato I do Renascimento. Ela recentemente compartilhou a arte e uma nota sobre Cowboy Carter. “Este não é um álbum country”, disse ela. “Este é um álbum ‘Beyoncé'”.
Ouça: