A cerimônia do Grammy Latino dedicada aos artistas em língua portuguesa deu prêmios a Paula Fernandes, Emicida e Aline Barros. Anitta ganhoum um prêmio especial na festa que teve ainda uma controvertida homenagem ao rei Roberto Carlos. No entanto, os músicos brasileiros não venceram nenhuma categoria geral do prêmio, em que concorriam com músicos hispânicos. A categoria de maior destaque com brasileiros indicados era a de Melhor Canção Urbana, em que “Rave De Favela”, de Mc Lan, Anitta, Beam e Major Lazer, concorria. Mas a ganhadora foi “Yo X Ti, Tu X Mi”, de Rosalía e Ozuna.
Nas categorias em língua portuguesa Paula Fernandes venceu prêmio de Melhor Álbum de Música Sertaneja, enquanto Emicida saiu vitorioso na categoria Melhor álbum de Rock ou música alternativa em língua portuguesa. A cerimônia contou com a apresentação da modelo piauiense Lais Ribeiro.
Paula Fernandes, bastante emocionada, comemorou o marco em seu perfil do Instagram. ” Esse segundo Grammy vem para celebrar e confirmar meu compromisso com a minha essência, com a minha música. Ele coroa um trabalho feito com amor e muita gente incrível envolvida”, declarou.
Anitta comemorou o prêmio especial de “símbolo da união em todo o continente”. Uma transmissão de “Me Gusta”, gravada nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, foi transmitida no prêmio. Confira:
Amigo de Anitta, J Balvin quebrou o recorde de artista mais indicado em um único ano e roubou a cena ao “sangrar” – em um coração desenhado em sua roupa branca – durante apresentação de “Rojo”, como forma de protesto. Bad Bunny, Rosalía, Fito Páez e Natalia Lafourcade estão entre os primeiros vencedores da 21ª edição do Grammy Latino, que aconteceu em uma cerimônia sem público ou tapete vermelho, devido à pandemia.
A festa teve ainda uma controversa homenagem ao rei Roberto Carlos – na voz do colombiano Juanes e em língua espanhola. Enquanto a música “El Gato Que Está Triste Y Azul” era cantada, uma foto do rei era transmitida em um telão. Na internet, internautas criticaram a falta de um brasileiro fazendo a performance.
Veja os premiados:
Gravação do Ano – “Contigo” — Alejandro Sanz
Álbum do Ano – Un Canto Por México, Vol. 1 — Natalia Lafourcade
Canção do Ano – “René” — Residente, songwriter
Melhor Canção “Urban” – Yo X Ti, Tu X Mi – Rosalía & Ozuna
Melhor álbum pop vocal – Pausa — Ricky Martin
Melhor canção pop – “TuTu” – Camilo, Jon Leone & Richi López, songwriters (Camilo & Pedro Capó)
Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa AmarElo – Emicida
Melhor Artista Revelação – Mike Bahía (ganhador)
Melhor Álbum de Samba/Pagode – Samba Jazz de Raiz, Cláudio Jorge 70 – Cláudio Jorge
Melhor Álbum de Música Popular Brasileira – Belo Horizonte – Toninho Horta & Orquestra Fantasma
Melhor Álbum de Música Sertaneja – Origens [Ao Vivo Em Sete Lagoas, Brazil / 2019] – Paula Fernandes
Melhor Álbum de Músicas de Raízes em Língua Portuguesa – “Veia Nordestina” – Mariana Aydar
Melhor Canção em Língua Portuguesa – Abricó-de-Macaco – Francisco Bosco e João Bosco
Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa – APKÁ! – Céu
Melhor Álbum de Música Clássica – Eternal Gratitude – Paulina Leisring e Domingo Pagliuca
Melhor Vídeo Musical Versão Curta – TKN – Rosalía & Travis Scott
Melhor Álbum Instrumental – Terra – Daniel Minimalia
Melhor álbum de música cristã (em lingua portuguesa) – Reino – Aline Barros
Por A. Dayrell