press

PERCPAN 2010: 17º Panorama Percussivo Mundial


Com um olhar pluralista sobre a música mundial, e seus aguardados workshops, o maior festival percussivo no mundo chega modernizado a sua 17ª edição, com apresentações no Rio, Salvador e São Paulo

Reconhecido internacionalmente como um dos principais e mais conceituados festivais de música percussiva do mundo, o Perc Pan – Panorama Percussivo Mundial chega este ano a sua 17ª ediçãocom um ar de renovação e a intenção de abraçar muitas vertentes – o consagrado e o experimental, o clássico e o popular, a música feita por homens e por mulheres, a música para dançar e para ouvir, a Europa, África e América.

A opção pelo pluralismo é resultado também da nova curadoria do festival – este ano, ela passa a ser assinada pelo jornalista espanhol Carlos Galilea e pelo antropólogo brasileiro Hermano Vianna. Como nas edições anteriores, quando já foi visto em várias capitais do país – e até em Paris – ele será apresentado em três diferentes lugares: começa em Salvador, nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, no Teatro Castro Alves; segue para o Rio de Janeiro, no Teatro Oi Casa Grande, nos dias 04 e 05 de outubro, e no Canecão no dia 06 de outubro (informações sobre vendas de ingresso a partir do dia 20/09); e termina com uma única noite em São Paulo, no dia 07 de outubro, no Via Funchal.

Segundo Beth Cayres, organizadora do festival desde a sua primeira edição, “as três noites de 2010 buscam proporcionar ao público o intercâmbio de linguagens, mapeando as mais diversas manifestações do cenário contemporâneo, entre a tradição e as novas tendências, inovação e diversidade. Eu acredito que esse é o real sentido da palavra pluralismo cultural.”

O Perc Pan tem o patrocínio da Oi e das Secretarias Estaduais de Fazenda e Cultura em Salvador, da Secretaria Estadual de Cultura no Rio de Janeiro, e apoio do Oi Futuro.

Mestres de Cerimônia

Em Salvador e no Rio de Janeiro, os shows foram divididos em três noites distintas e cada uma delas ganhou um mestre de cerimônias baterista. A Noite Sopro-Percussiva terá a apresentação do ex-titã Charles Gavin; a Noite Três Continentes será comandada pelo “Paralamas” João Barone; e a Noite Festa terá como mestre de cerimônia o ex-Sepultura Igor Cavallera e o projeto DJ / hip-hop / electro Mixhell, que Cavallera criou com sua mulher Laima Leyton.

Panorama Percussivo Mundial

Uma das grandes atrações do festival este ano é o grupo angolano Buraka Som Sistema, os grandes populizadores do kuduro, gênero que estourou globalmente em 2006 e se tornou um hype entre a juventude antenada de todo o mundo. O grupo chegou a gravar com a cantora M.I.A. e foi lançado em todo o mundo pela Sony. Os angolanos dividirão a Noite Festa em Salvador com os mexicanos do Nortec Collective, uma junção de DJs e vídeo artistas que é considerada uma revolução musical em seu país. No Rio, o Nortec se apresenta na Noite Sopro Percussiva. Estas noites terão ainda a presença do grupo baiano Ed City em Salvador, e do carioca Bloco Cru, no Rio de Janeiro.

A banda de Chicago Hypnotic Brass Essemble, que já se apresentou nos principais festivais do mundo, participa da Noite Festa no Rio , e da noite Sopro Percussiva em Salvador.  A Noite Sopro Percussiva terá ainda nas duas cidades a Kocani Orkestar, formação vinda diretamente da Macedônia; além da bahiana Orkestra Rumpilezz, comandada pelo maestro Letieres Leite, que se apresenta no Rio de Janeiro, e dos paulistas do Movimento Elefante, que se apresentarão em Salvador.

A “Noite Três Continentes” irá trazer para os palcos do Perc Pan o grupo As Tucanas, de Portugal, que reúne cinco mulheres que fazem música através de instrumentos próprios e até de seus próprios corpos; a The Poly Rhytmo Cotonou, de Benin, que conquistou a admiração e o apoio de músicos de várias tentências como Franz Ferdinand; e o grupo peruano Nova Lima, uma das mais importantes manifestações da música negra de seu país.

Workshops

Como em todas as edições anteriores do Perc Pan, um dos pontos altos são os aguardados workshops, que movimentam os aficcionados pela música percussiva.

Em Salvador, eles acontecerão nos dias 29 e 30 de setembro, 1º de outubro. Os estudantes que se destacarem no primeiro workshop, que acontece no dia 30, com o Movimento Elefante (Projeto Coisa Fina), serão convidados a realizar a abertura do show, junto com o grupo, na noite de estréia do Festival.

No Rio de Janeiro, os workshops acontecerão no dia 04 de outubro.

As Atrações

Buraka Som Sistema (Portugal/Angola): O Buraka é um grupo português-angolano que conseguiu transformar o kuduro, música das periferias de Luanda, em hype global entre a juvente antenada de todo o planeta. O som do kuduro já evoluiu, incluindo misturas com house e mesmo com o funk carioca. Com um show espetacular, ninguém consegue ficar parado quando o Buraka começa a tocar!

Nortec Collective (México): Oriundos de Tijuana, fronteira do México com os Estados Unidos, aquela cidade de reputação duvidosa do filme de Orson Welles ou da música do Manu Chao, que a lei seca lotou de casinos e bordéis, o Nortec (nome que mistura a música norteña, típica do norte do México, com o techno) é uma revoluçao musical no país de Pancho Villa. Esta inusitada união de DJs e videoartistas oferece uma mostra da melhor cena eletrônica mexicana da atualidade.

Edcity (Brasil): Com 14 anos de carreira, Edcity após criar e liderar durante três anos a banda Fantasmão segue carreira solo mantendo a originalidade musical que o fez um artista ímpar no cenário musical baiano. A criação do “Groove Arrastado”, uma vertente do pagode baiano, o transformou em referencia de musicalidade. O ritmo foi lançado na Bahia:  “A gente queria lançar um trabalho que trouxesse coisas novas para o mercado, por isso o groove arrastado, que tem inspiração no samba, com uma batida percussiva marcante, e influência do reggae, rock e hip hop”, explica o cantor, guitarrista e compositor Edcity. Além do estilo musical, o artista chama atenção pela preocupação social nas letras das canções e  é o primeiro cantor a representar o pagode  baiano no Festival.

Bloco Cru (Brasil): O Rio de Janeiro conheceu, em fevereiro de 2009, o Bloco Cru, uma festa musical em que ritmos regionais como maracatu, samba, marcha, baião e funk carioca, passam a ser cadência de clássicos do rock e pop. Foi criado por jovens músicos que perceberam que havia semelhança entre as marchinhas de carnaval e as grandes canções do rock e do pop: estruturas simples, letras ambíguas e a contagiante vontade de cantar e dançar. O Bloco Cru, além de divertir, explicita semelhanças entre as culturas do mundo, investigando as matrizes da música brasileira, estabelecendo diálogos entre o tradicional e o moderno.

Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz (Brasil): O maestro Letieres Leite e a Rumpilezz, uma formação de percussao e sopros do nível das melhores big bands de jazz do mundo, deslumbram suas audiências pelo mundo afora. As composições são inspiradas nos toques dos Orixás do Candomblé, nas agremiações percussivas como Ilê Aiyê e nos sambas do Recôncavo.

Kočani Orkestar (Macedonia): Liderada por Naat Veliov, a orquestra foi fundada na ex-Iugoslávia e é um dos expoentes locais no estilo banda de metais, descendente direta do gênero musical executado por antigas bandas militares turcas. Natural da cidade de Kocani na República da Macedônia, sua música é baseada nas melodias ciganas de várias partes dos balcãs e nos ritmos turcos, com um toque de sabor latino. Sua canção “Siki, siki baba” foi incluída na trilha musical do filme de sucesso « Borat ».

Hypnotic Brass Ensemble (USA): Uma das mais conceituadas bandas de Chicago, a Hypnotic Brass é formada por oito irmãos e um amigo, que começaram tocando nas ruas, sem microfones. Seu balanço era tão contagiante que logo os rapazes subiram para o palco dos principais festivais do mundo e passaram a gravar com várias estrelas do primeiro time da música mundial, como Erikah Baduh, Maxwell, Mos Def, Blur e Gorillaz. Entre seus fãs declarados, estão Barak Obama, Jay-Z e David Byrne, entre muitos outros. Seus shows são aclamados como verdadeiras celebrações à alegria e à vida.

As Tucanas (Portugal): O grupo é formado por cinco mulheres portuguesas que não podiam faltar nesta nova ediçao do Percpan. Com músicas próprias, que elas interpretam desde 2001, seu som é formatado com bidons (reservatórios) de plástico, cabaças de água, surdos, agogôs, djembés… e seus próprios corpos, usados como instrumentos. Ana Cláudia, Catarina, Mónica, Sara e Marina fazem uma música alegre, divertida e orgânica. Elas falam em “percussão criativa no feminino”.

The Poly Rythmo Cotonou (Bénin): Lendária orquestra da cidade de Cotonou, no Bénin, que usa os ritmos vodu que viajaram do Golfo da Guiné para o Haiti. A orquestra gravou agora um novo disco – seu primeiro trabalho em vinte anos – e virou uma das sensaçoes da mídia musical européia, que fala do ‘segredo musical mais bem guardado da África’. Admirada por Franz Ferdinand, que participou do novo disco, seus ritmos representam a mistura do funk e do soul.

Novalima (Peru): É um dos grupos mais importantes da música afroperuana. Formado em 2001, é o resultado da reunião de quatro jovens músicos cosmopolitas com alguns dos melhores músicos tradicionais da comunidade negra, para criar uma fusão entre as antigas canções dos escravos e os recursos da música moderna. Depois de “Novalima” (2002), “Afro” (2005), melhor disco de fusão “world” nos prêmios Independent Music Awards 2006, chegam para apresentar “Coba Coba” (2008), uma edição Cumbancha onde os ritmos afroperuanos se cruzam com diferentes músicas latinoamericanas, dub reggae, house e eletrônica.

 

Programação

Salvador

Shows

Data: 29/09/2010
Local: Teatro Castro Alves, Noite Sopro-Percussiva

Apresentação: Charles Gavin

•        Movimento Elefante (São Paulo)
•        Koçani Orkestar (Balcãs)
•        Hypnotic Brass Ensemble (USA)

Data: 30/09/2010
Local: Teatro Castro Alves, Noite Três Continentes

Apresentação: João Barone

•        As Tucanas (Portugal)
•        Orchestre Poly-Rythmo de Cotonou  (Bénin, África)
•        Nova Lima (Ameríca do Sul, Peru)

Data: 01/10/2010
Local: Concha Acústica,  Noite Festa

•        Nortec Collective (México)
•        Edcity  (Brasil, BA)

Workshops

Data: 29/09/2010
Local: Praça Teresa Batista (Salvador, BA)
10h – Koçani Orkestar
11h – Hypnotic Brass Ensemble

Data: 30/09/2010
Local: Sede da Oi Kabum!
Endereço: Terreiro de Jesus, nº 17, Pelourinho
Telefone: (71) 3345-5657
10h – Movimento Elefante (Projeto Coisa Fina)

Local: Praça Praça Teresa Batista (Salvador, BA)
14h – Tucanas
15h – Orchestre Poly-Rythmo de Cotonou
16h – EdCity

Data: 01/10/2010
Local: Praça Praça Teresa Batista (Salvador, BA)
10h – Nortec
11h – Novalima

Entrada livre

Rio de Janeiro

Shows

Data: 04/10/2010
Local: Oi Casa Grande, Noite Três Continentes

Apresentação: João Barone

•        As Tucanas (Portugal)
•        Orchestre Poly-Rythmo de Cotonou (Bénin, África)
•        Nova Lima (América do Sul, Peru)

Data: 05/10/2010
Local: Oi Casa Grande, Noite Sopro Percussiva

Apresentação: Charles Gavin

•        Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz (Bahia)
•        Koçani Orkestar (Balcãs)
•        Nortec Collective (México)

Data: 06/10/2010
Local: Canecão, Noite Festa

Apresentação: Iggor Cavallera  e Mixhell

•        Buraka Som Sistema (Angola)
•        Bloco Cru (Brasil, RJ)
•        Hypnotic Brass Ensemble (USA)

Workshops

Data: 05/10/2010 (terça-feira)
Local: Oi Futuro
Flamengo – Rua Dois de Dezembro, 63.

Horário:
11h00 às 12h00 Nortec Collective
12h30 às 13h30 Koçani  Orkestar
14h30 às 15h30 Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz
16h00 às 17h00 Bloco Cru

Abertura dos portões: 10h30

Data: 06/10/2010 (quarta-feira)
Local: Oi Futuro
Flamengo – Rua Dois de Dezembro, 63.

Horário:
11h00 às 12h00 Hypnotic Brass Ensemble
12h30 às 13h30 As Tucanas

Abertura dos portões: 10h30

(inscrições pelo site www.percpan.com.br a partir de 17/9 até 1/10. Limite de 120 vagas)

São Paulo

Show

Data: 07/10/2010
Local: Via Funchal

Apresentação: Iggor Cavalera e Mixhell

•        Buraka Som Sistema (Angola)

Serviço

SALVADOR

Local: Teatro Castro Alves – TCA

Preço:

  • R$ 60,00 a inteira e R$ 30,00 a meia das filas A a H;
  • R$ 40,00 a inteira e R$ 20,00 a meia das filas I a P;
  • R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 a meia das filas Q a Z11.

Concha Acústica:
R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 a meia.

Informações sobre a programação em cartaz:
Tel: (71) 3532-2323

http://www.tca.ba.gov.br

Bilheteria Principal: Tel:3117-4899
Vendas: TCA e postos do SAC.

Classificação: 14 anos

RIO DE JANEIRO

Local: Teatro Oi Casa Grande
Av. Afrânio de Mello Franco 290, Leblon (RJ)

Preço:

  • R$ 90,00 (inteira)
  • R$ 45,00 (meia)

Horário:
Ambos os dias 04 e 05
Início do show: 20h

Vendas de ingressos pela Ingresso.com:
4003-2330

Informações dos Eventos:

A Bilheteria do Teatro funciona:
terça e quarta das 15 às 20 horas;
quinta e sexta das 15 às 21:30 horas;
sábado das 12 às 22 horas;
domingo das 12 às 19:30 horas;

Tel: 2511-0800

Venda de ingressos pela internet:
www.ingresso.com

Site do teatro:
www.oicasagrande.com.br

Classificação: 12 anos

06/10/2010 – Festa

Dia: 06 de outubro (quarta-feira)

Horário:
19h (abertura do salão)
20h30 (início do show)

Local: Canecão
Av. Venceslau Brás, 215 – Botafogo

Funcionamento da bilheteria: de 12 às 21:20hs
Formas de pagamento:dinheiro ou cartão de débito
Informações e vendas pela internet www.canecao.com.br
Telefone Informações: 2105-2000

Preços:

  • Pista Livre e Poltrona Numerada:             R$ 80,00
  • Mezanino, Balcão Nobre e Frisa Lateral:    R$100,00
  • Frisa Central:                                       R$120,00

1/2 entrada para estudantes e maiores de 60 anos

Classificação etária: 15 anos (menores de 15 somente com responsável)

SÃO PAULO

Local: Via Funchal

Informações e vendas:
(11) 2144-5444

De segunda a sábado, das 9h00 às 21h00.

http://www.viafunchal.com.br

Preço:

  • Pista (5378 ingressos):                R$ 100.00
  • Mezanino (361 ingressos):            R$ 140,00
  • Camarote (261 ingressos):           R$ 200,00

Classificação: 12 anos


A MIDIORAMA é responsável somente pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação.


Formulário de credenciamento


Instituição

Editoria

Credenciado 1


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque