Mais uma das Lendas do Rock está também encerrando a carreira.
Um dos ícones e pioneiros do Rock Cristão, a banda PETRA volta ao Brasil neste inicio de dezembro para um show de despedida e claro que solicitamos uma entrevista com a banda e o vocalista John Schlitt nos concedeu essa entrevista incrivel que vocês podem ler abaixo e em breve estará no youtube, porém sem a legenda…
Falamos de tudo um poucoo, do preconceito que sofreram, afinal uma da banda de rock Cristã, sofre muito mais preconceito do que qualquer outro tipo de banda e eles permaneceram fieis ao estilo e com sucesso por mais de 50 anos… e isso o mais sensacional.
Taambém tivemos uma osição do vocalista de qual é o melhor álbum da banda, Beyond Belief ou Jekyll and Hyde? O vocalista decidiu e quem somos nós para contrariar uma brilhante resposta.
Com vocês John Schlitt em outra sensacional entrevista como você certamente nunca viu…
A Ilha do Metal – ) Somos um site do Brasil e bem, um site que mais faz entrevistas , e já te avisando que eu também gosto de fazer algumas perguntas estúpidas, e por isso gostaria de começar bem vindo de volta para o Brasil mas estamos tristes porque será a última vez do Petra aqui no Brasil.
50 anos depois de Petra, O que está passando pela sua cabeça? O que vem em sua mente depois de todo esse tempo?
Petra – John Schlitt – ) Bem, em primeiro lugar, pensei que Petra tinha acabado. Quer dizer, pensei que estávamos aposentados em 2005, 2006. Honestamente dissemos OK, terminamos.
Mas então tivemos a chance de vir ao Brasil, acho que algumas vezes para ocasiões especiais e isso foi maravilhoso. Isso foi uma coisa especial para nós. E amamos o Brasil. Sempre fomos, sempre foi um grande país para nós, ótimas pessoas.
Mas você sabe, acho que isso foi há 14 anos.Depois disso, praticamente tudo se acalmou.
Eu fui e comecei a fazer minha carreira solo.
E trabalhando com outras coisas.E eu honestamente pensei que o Petra no que diz respeito à vida acabou, eu sabia que as músicas sempre seriam usadas porque são atemporais.
Mas no que diz respeito a fazer turnê novamente, nunca pensei que isso aconteceria.
Mas você sabe, novamente, você nunca sabe o que Deus tem reservado.
E, meu Deus, estamos de volta ao Brasil novamente.
A Ilha do Metal – )Eu estou muito feliz em ouvir isso porque algumas coisas quando vejo sobre o Petra e aqui estava falando do Marllon, o seu assessor de imprensa aqui no Brasil sobre a animação do Show e qual seria o melhor álbum da Petra e eu disse claro que vou ter razão, afinal sou mais velho que ele chegamos em 2 álbuns, por que para mim Beyond Belief é o melhor, veio dos anos 80 e o Hard Rock era tão especial naquela década e também para o Marllon é Jekyll and Hyde porque tem uma musicalidade diferente. Eu acho que esse é diferente do Beyond Belief, mas é claro que é o Jechyl and Hyde e também foi um disco incrível.
E para você qual é o melhor álbum da Petra?
Petra – John Schlitt – ) Você provavelmente citou provavelmente dois dos mais rockers? Esses são muito inacreditáveis. Beyond Belief é bom, mas mas não era tão rock quanto Jekyll and Hyde.
Jekyll e Hyde é muito Rock.
Pensamos que seria o último disco que faríamos, pelo menos para aquela gravadora e nosso último disco gravado, você sabe, de estúdio.E a gravadora disse: Bob, você faz o que faz, o que significa que você escreve do jeito que escreve, toca do jeito que toca, John, você canta do jeito que canta… E então foi provavelmente o álbum mais honesto do Petra naquela época em que Bob e eu estávamos e então Jekyll and Hyde foi destruidor.
Foi, foi na sua cara rock’n’roll.E, como sempre, a mensagem sempre esteve lá.
Beyond Belief era um disco que precisava ser lançado na época e ainda é o número um em vendas para nós, com Petra Praise logo atrás e estamos muito entusiasmados com Beyond Belief foi uma história creio que ele teve mais números um do que qualquer outro álbum de rock cristão já teve.
Estabeleceu tantos recordes diferentes que agora é sinônimo de Petra.
Não há como não fazermos a música Beyond Belief ao vivo.Quero dizer, você tem que destruir nessa música porque é isso que as pessoas esperam e isso é maravilhoso. Nós amamos a música. Amamos o disco.
E como eu disse, você mencionou Jekyll and Hyde.Estou muito animado com isso também.
A Ilha do Metal – ) Sim. Mas acho que perdi para o Marllon nessa, mas sua opinião é a mais certeira. São duas gerações diferentes falando sobre música e isso foi o mais importante, mas uma coisa que eu quero te perguntar é essa.
Claro que conhecemos você como um rock cristão.
Mas quando Petra começa, claro que quando você começa, acho que você já tem o álbum de Natal de Elvis para alguns pensarem um álbum cristão vindo de Elvis Presley.
Mas naquela época, não é bom tocar rock’n’roll e ser uma pessoa de uma igreja ou de uma religião.E é claro que isso não é justo, isso não é certo. Mas como foi para Petra derrubar esses muros você entende que estou falando porque foi um momento difícil você precisa conversar sobre as outras coisas que claro é melhor não querer nesse momento e você quebrará todas as regras.
Como foi para você que criou isso que naquela época não criou mas colocou sólido nesse tipo de música.
Petra – John Schlitt – ) Bem, foi o que Deus colocou em nossos corações.A banda na verdade começou com um estudo bíblico e esses são caras que encontraram Cristo, mas somos roqueiros, gostamos de rock’n’roll.
Eles gostam desse estilo e apenas um pensamento lhes veio e disse, ei, quer saber?
Se pegarmos a música rock’n’roll e colocarmos letras cristãs nela, vamos transmitir a mensagem através desse estilo musical. E isso não aconteceu, não parecia nada errado para eles, porque esse era um estilo de música que eles amavam.
É um estilo musical muito emocionante. Cantar sobre o assunto mais emocionante em suas mentes, Jesus Cristo.
Então sempre fez sentido para eles. Foi bom, parecia certo.
E embora a batalha tenha sido pesada com a igreja porque eles não gostam de mudar as tradições, acho que essa é uma das fraquezas da igreja, eles têm medo de fazer qualquer mudança.
Mas não diminuiu a velocidade, o Petra. Nós sentimos que isso é o que deveríamos fazer para alcançar as crianças daquela época que não entrariam em uma igreja porque o foco original de Petra era o evangelismo.
Pegue uma música que essas crianças que não vão à igreja conheçam, mas traga uma mensagem através dessa música que é totalmente diferente e que muda vidas.Sabe, no começo a gente pensou ou eles pensaram, viu, eu entrei na banda quando eles já tinham passado pelo primeiro obstáculo.
Então eu digo que eles criaram esse gênero que sim, metade da igreja achava que eram do inferno e a outra metade era, eles gostaram mas tinham medo de falar alguma coisa.
Então não houve muito apoio da igreja, mas as pessoas, as crianças adoraram. E eles pegaram e usaram como a ferramenta que era. E muito evangelismo aconteceu inicialmente fora da igreja porque a igreja estava com muito medo de embarcar.
Agora ainda havia, ainda havia muitas igrejas que faziam isso, mas eram muito progressistas. Elas eram muito, faziam parte do movimento de Jesus da Califórnia e de Ohio.
Simplesmente e eles eram os que corriam os riscos, aqueles que queriam ver todos serem salvos.
Em vez de apenas aquelas que ficam bonitas, sabe? Assim foi, foi uma batalha de muito tempo.
Mesmo quando cheguei em 1986, ainda era assim.
Fiquei impressionado com a forma como a igreja era tão contra isso.
Quando pensei com certeza que a igreja seria, eu tinha a mesma mentalidade que eles tinham, você sabe, 12 anos antes. Achei que a igreja iria adorar, e apenas alguns e outros odiaram.
Então a batalha continuou e eu recebi essa pergunta o tempo todo.
Como você pode dizer, como você pode usar o rock’n’roll para cantar, para ter o cristão, isso é totalmente ímpio (NdaR: Também não sabíamos e a tradução é desumano, cruel bárbaro).
E tentei explicar. Finalmente eu disse, sabe o que não preciso te explicar?
Estou fazendo isso. O Senhor sabe o que estou fazendo.
O Senhor sabe o que estamos fazendo e faremos o nosso melhor.Para cumprir o que ele colocou em nossos corações.
E quanto às perguntas sobre isso, eu nem respondo mais.
A Ilha do Metal – ) Ótima ótima resposta porque é um show de que são bandas de rock cristão não têm uma pressão como o Death Metal ou Black metal ou de pessoas que não têm religião mas também têm dentro da igreja que aquilo é aquele é A e agora, no seu ponto, o que significa para Petra nestes 50 anos de carreira. O que você acha que Petra deveria receber, mas eles não receberam?
Petra – John Schlitt – ) O que você quer dizer?
A Ilha do Metal – ) Deixe-me tentar colocar outro jeito, Desculpe pelo meu cara inglês.
Petra – John Schlitt – ) Não, você está indo muito bem, amigo.
A Ilha do Metal – ) O que você achava onde o Petra chegaria, como mencionarei aqui, como a posição número um na Billboard, mas nunca chegaram ou algum lugar que gostaria de Tocar, um sonho que não realizou…
Algo que você acha que Petra poderia alcançar, mas nestes cinquenta anos, não alcançou.
Petra – John Schlitt – ) A única coisa que eu gostaria que Petra fizesse e que não fizemos foi tocar em uma cruzada de Billy Graham. Essa foi a única coisa.
Todo o resto foi o tempo de Deus.Tem sido o plano dele.
Tudo o que aconteceu com Petra no passado está além da nossa imaginação.
E nós fizemos.
O que você pode dizer se simplesmente fez o melhor que sabia?
E Deus abriu as portas que deveriam estar abertas. E nós passamos por eles.
Nós fizemos tudo. Tão bem quanto pudemos.
E eu não me arrependo.
Estou, estou impressionado com o que Deus já nos permitiu fazer.
E o fato de estarmos de volta é outro milagre incrível para mim.
O fato de todo mundo tocar muito bem na idade que tem, ainda consigo cantar na minha idade.
Eu acho que é um milagre de Deus ali mesmo.
E as multidões são apenas uma bênção para nós.
Quero dizer, nosso público agora é apenas amigos nossos do passado, trazendo amigos que nunca ouviram falar antes, ouviram Petra antes.
Mas pode ser ouvido falar de nós ou é só que o show no Brasil vai ser muito divertido.
Vai ser ótimo e eu já sei disso.
Estou ansioso para ver nossos amigos dos últimos 50 anos.
A Ilha do Metal – ) Acho que será um momento emocionante.
Eu espero estar lá. Espero estar lá porque tenho uma filha pequena agora e quando estivermos sim, virei pai aos 50 anos e para mim é difícil sair de casa, mas eu estava ouvindo muito o Petra essa semana só para fazer essa entrevista, mas agora vou te fazer minhas perguntas mais estúpidas como gosto de fazer.
OK, sim, eu gostaria, como você mencionou aqui como uma música, você acha que gostaria de gravar um cover que você gosta de cantar com Petra, você pode, você pode mudar uma coisinha, mas como eu gostaria de gravar essa música, um cover tipo do Strypper ou de qual banda que você escolhesse?
Qual música você gostaria de gravar?
Petra – John Schlitt – ) Eu não acho que haja algum.
Petra fez tantas músicas ao longo dos anos, mas não tenho vontade de fazer nenhuma outra música além das da Petra.
Se alguém nos colocasse uma música, não foi escrito por Petra, mas fazia sentido espiritualmente.
Eu faria isso em um piscar de olhos.
Por exemplo, em nossos álbuns Petra Praise, muitas dessas músicas não foram escritas por Petra e foram muito apropriadas para nós as fazermos. E fizemos isso do nosso estilo.
Há muitas músicas ótimas de outras bandas, outras bandas cristãs, mas não sei por que Petra faria isso quando as bandas fizeram um trabalho tão bom por conta própria.
Então não vou ter que dizer nada.Eu não conheço nenhuma música que nos atenderia.
A Ilha do Metal – ) Eu concordo, ótimo.
Mas agora uma pergunta para o futuro. Qual você acha que será o melhor legado para Petra nos próximos anos?
Petra – John Schlitt – ) Ah, a lenda de Petra. Sim, rezo para que digam que a música é atemporal.
Pode ser usado por muitos anos. Eles eram uma banda que era de verdade.
Eles realmente viveram o que cantaram.
Eles eram humanos, então cometeram erros, mas sabiam que pelo sangue de Cristo foram perdoados e caminharam com essa confiança.Eu só quero que o ministério de Petra seja real e espreitadela.
E mesmo que os Duvidosos não possam contestar o fato de que Petra fez o melhor que sabiam.
E eram tão parecidos com Cristo quanto poderiam ser.
A Ilha do Metal – ) Ah, perfeito, perfeito.
Agora que até certo ponto é uma missão, que a música do Petra é tão importante para mim, porque me lembro que quando passei por um momento difícil da minha vida, eu estava E lembro que estava esperando o trem e do nada ele começou a cantar inacreditavelmente. “There’s a higher place to go, beyond belief, beyond belief, Where we reach the next plateau, beyond belief, beyond belief
Eu não estava ouvindo música nada e sabia que uma nova era iria começar, e comecei a sincronizar o refrão de uma forma inacreditável e para mim foi especial porque acho que entendemos no tempo do refrão, claro que tem uma mensagem importante de Cristo ali.Mas também ao mesmo tempo por suas atitudes além da fé como diz a música, de uma maneira positiva que tb posso ver de uma forma positiva sem nomear a religião
Claro que somos importante para Deus também por você ter feito você crescer porque é claro que estou falando das minhas habilidades profissionais que alcançavam algo que eu esperava muito naquele momento e claro que sou grato, hoje Agradeço a Deus por tudo.
Mas naquela época havia visão.
Claro que fiquei, obrigado Deus pelo momento, mas na música sem as palavras Deus ou Cristo estivessem lá e se você não visse e para mim isso seria uma loucura.
Se não fosse querer ver como se você não quisesse ver Deus ou Cristo na música há também uma grande palavra de motivação para as pessoas pensarem e fazerem o seu melhor, você entende, não e esta quando mencionei acreditar no oposto para os homens que é como todo o ser humano, o ser humano como um Jeckyll and Hide porque às vezes somos muito bons em nossas atitudes e em outras temos que ir direto para o inferno porque estamos muito tristes e e e eu acho que quando você fez essa Letra pensou nisso…
Estou totalmente errado ou não.
Petra – John Schlitt – ) Ah, ouça, a música de Petra. Na verdade, eram estudos bíblicos, mas foram feitos sem tentar enfiar Cristo goela abaixo de ninguém. Já entendemos há muito tempo que ninguém gosta de ter um dedo apontado para eles e dizer que você deveria fazer isso, você fez isso.
Nosso objetivo era tentar escrever e deixá-los saber disso por meio de nossas experiências, por meio da experiência, por meio do amor que Deus nos mostrou.
Cristo é real, e através da nossa música tentamos transmitir isso, não hesitando em mencionar Jesus sempre que possível. Mas às vezes as músicas não precisavam disso.
A mensagem deles era muito aparente, mas feita de uma forma que, mesmo como o termo, a maioria da população em geral pudesse ouvir, eles diriam.
Bem, porque eles sabiam que éramos, éramos cristãos, dirão como a música. Não tenho certeza se gosto do ponto de vista deles, mas gosto da música.
Bem, na verdade o que eles estavam dizendo é que gosto da música.
Então A mensagem está passando.
mas até discordo disso agora, mas eles não sabem como funciona a palavra de Deus.
E a palavra de Deus, a mensagem de Jesus pode começar a se infiltrar e cortar esses corações endurecidos.
E é como Deus trabalha.
A Ilha do Metal – ) Tão perfeito e me sinto feliz por entender a música do Petra para mim simplesmente maravilhosa e agora estamos esperando acho que 4 dias para o seu show aqui no Brasil.
Sim, faltam cerca de 4 dias para o show final do Petra.
E Espero que não seja
Petra – John Schlitt – ) Nunca saberemos.Você sabe, pensamos que 14 anos atrás seria o último show. Agora estamos vindo aqui provavelmente com um set melhor do que nunca e com uma banda melhor. E então você nunca sabe qual é o plano de Deus.
Mas daqui a cinco dias estarei em um país que amo.Estou animado com isso e sei que poderemos nos reconectar com muitos grandes amigos.
Então, em nome de Petra, estamos entusiasmados por você estar animado.
A Ilha do Metal – ) Sim, sim, claro, claro.
Agora uma pergunta estúpida aqui do Brasil.
Mas o pessoal gosta, qual é a primeira coisa que você sabe, ah, vamos tocar no Brasil.
Qual é a primeira coisa que vem à sua mente?
Petra – John Schlitt – ) Brasil, sim., Oh, OK.
O Jesus naquele morro no Rio Rio.
A Ilha do Metal – ) Cristo Redentor que chamamos aqui.
Petra – John Schlitt – ) Essa é a primeira coisa que me vem à mente.
A segunda é o quão enérgicas as pessoas são.
Eu amo muito isso.Vocês são amigáveis.
É difícil acompanhar vocês.
É difícil acompanhar. Oh meu Deus, porque o povo brasileiro é empolgante e eu tenho que chegar lá e tenho que ser mais empolgante lá e isso é difícil, isso é difícil.
Isso sempre aconteceu. Eu amo cada minuto disto.
Mas é um desafio.
A Ilha do Metal – ) Legal você dizer isso de tão enérgicos e amoroso, eu me divirto em shows, sim, você foi incrível nos shows acústicos aqui no Brasil foi um dos melhores shows desplugados que eu vi na minha vida porque você manteve uma energia muito alta em todas as músicas, das mais conhecidas e claro em algumas músicas que não conheciam e a energia foi igual.
Petra – John Schlitt – ) Bem, eu amo o que faço.
Eu estava com meu guitarrista que era do Brasil. Isso foi de alegria.
Foi ótimo brincar com Mike, Você sabe pelo Striper que aquele esforço da equipe foi muito legal. A ideia de fazer um show de rock com violão que já fiz antes.
Mas Brasil?
Ah, eu não tinha certeza, mas queria ter certeza de que meus amigos no Brasil se divertiriam muito.
E eles esperavam energia de mim e eu fiz questão de dar o meu melhor. Como eu faço isso? Não sei.
Eu realmente não. Eu só sei que a música, você sabe, praticamente se sente sozinha.
Mas tenho que entregá-lo de uma forma divertida, enérgica e que transmita a mensagem de que foi um desafio.
Provavelmente foi uma das turnês mais difíceis que fiz.
Aposto que foi divertido estar com Mike.
Nós nos divertimos.
Acho que a combinação da música da Petra com a música do Stripper, mesmo sendo acústica, foi muito agradável.
Eu acho que os fãs, realmente.Acho que as pessoas realmente se divertiram.
A Ilha do Metal – ) Sim, obrigado, Joy, por esta entrevista.
Desculpe por não querer incomodá-lo porque sei que você é muito ocupado.
Esperamos vê-lo em breve aqui no próximo sábado.
E agora é aquela hora do entrevistado mandar uma mensagem para todos os seus fãs brasileiros ou aquelas pessoas que eu não sei se vou, não sei se não vou por convidá-los para o seu último, último show do Petra aqui no Brasil, por favor.
Petra – John Schlitt – ) Ah, sim, se vocês tiverem uma chance, pessoal, se vocês tiverem uma chance, venham nos ver.
A turnê está sendo muito bem recebida.
Acho que as músicas que escolhemos para a banda não vão te decepcionar. Acho que é um momento muito emocionante.
Por favor, venha. Se você sente que quer fazer parte, se você tem lembranças de Petra, venha.
Se você nunca viu Petra tocar, ficará muito surpreso.
Deus estará lá.
Será um momento emocionante.
É incrível como você pode realmente se divertir conversando e cantando sobre Cristo.
Obrigado, Alegria.
A Ilha do Metal – ) Foi uma honra esta entrevista.
Petra – John Schlitt – ) Muito obrigado.