Não é exagero dizer que ela está abalando o mundo da música. Depois de Lang Lang, a mais nova sensação do piano a sair da China para roubar a cena no Ocidente é Yuja Wang, uma garota de cabelos curtos (atualmente, mas isso pode mudar a qualquer momento), que vai completar em fevereiro 31 anos e que desde o começo da década vem arrancando aplausos da crítica especializada que a considera uma diva, um gênio, a grande sensação do instrumento nos últimos anos. Em 2011, ela passou pelo Brasil, tocando somente em São Paulo, numa apresentação que hipnotizou a plateia da Sala SP e mereceu adjetivos como estarrecedora e inesquecível.
Mas como os jovens de sua geração, Yuja está longe dos estereótipos, principalmente os que cercam a música clássica. Revistas e jornais pelo mundo dizem que ela parece mais uma verdadeira estrela de rock. Seus vestidos curtos ou com fendas ousadas e saltos muito altos, bem como sua incessante atividade nas redes sociais, podem causar espanto numa geração anterior que se acostumou com a sisudez no mundo erudito, mas tem atraído a atenção de marcas como Armani e Rolex, sempre de olho na garota.
“Sou como sou, me visto como as garotas da minha idade, isso é natural para mim. Posso usar saias longas quando tiver bem mais velha”, afirma a pianista.
Nada disso ofusca, no entanto, o brilho virtuosístico de suas apresentações, com direito a cascatas de notas jorradas do piano em velocidade estonteante com uma técnica impecável.
Esse ano, os cariocas vão poder ver de perto, pela primeira vez o trabalho de Yuja – ela se apresenta no dia 04 de outubro, dentro da Série O Globo / Dell’Arte Concertos Internacionais 2018, que traz ao Rio de Janeiro oito atrações entre março e novembro, para apresentações no Theatro Municipal, e cujas assinaturas já estão à venda através do dellarte.com.br ou pelo telefone (21) 4002-0019. A programação completa da séria inclui além de Yuja, o pianista russo Nikolai Lugansky, o tenor brasileiro Atalla Ayan, e cinco orquestras: Orquestra de La Suisse Romande, Internationale Bachakademie Stuttgart, Orquestra Filarmônica de Dresden, Junge Deutsche Phillarmonie e a Orquestra de Câmara de Viena.
Além do Rio, Yuja também se apresentará em São Paulo, no dia 02 de outubro, dentro da Série de Concertos da Cultura Artística.
Por Midiorama