Bailarinos que também são acrobatas ou vice-versa. Corpos que se fundem a outros ou a materiais inusitados, criando formas surpreendentes. Tudo isso é uma marca da dança contemporânea explorada por diversas companhias. Entre todas elas, porém, ninguém o faz de forma tão original ou inovadora quanto o Pilobolus Dance Theatre, até porque a companhia norte-americana, criada há 46 anos, foi a pioneira no estilo, a grande responsável por uma revolução no cenário da dança moderna.
Em 2009, Pilobolus estreou Shadowland, o primeiro espetáculo de sombras e dança, que já percorreu 32 países e foi visto por mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo. Agora, a companhia tem o orgulho de apresentar seu novo espetáculo: Shadowland 2: A Nova Aventura. Criado pela mesma equipe da primeira história, incluindo o principal escritor da popular série de animação Bob Esponja, Steven Banks, e o popular compositor americano, David Poe, Shadowland 2: A Nova Aventura chega finalmente ao Brasil em maio.
A turnê brasileira da companhia, realizada pela empresa Dell´Arte e com patrocínio da Accenture, promete surpreender e encantar o público com o novo espetáculo. Os bailarinos do Pilobolus se apresentaram no Rio de Janeiro, nos dias 26, 27 e 28 de maio, no Theatro Municipal, e agora seguem para São Paulo, nos dias 30 e 31 de maio, no Teatro Bradesco.
No espetáculo, uma tela é colocada na parte da frente do palco para que os 9 bailarinos do elenco, valendo-se de um jogo de luz, projetem imagens e coreografias na frente da tela. Crianças, adultos, adolescentes e idosos compartilharão uma experiência dramática e, ao mesmo tempo, cômica. O espetáculo foi concebido e criado pela companhia Pilobolus Dance Theater, que depois de muitas experimentações com efeitos de sombras, conseguiu criar um estilo único. Conhecido pelo seu processo coreográfico colaborativo e um enfoque único dentro de um elenco diverso, a companhia descobriu um novo meio de apresentar um espetáculo com danças modernas.
A História de Shadowland 2: A Nova Aventura
Shadowland 2: A Nova Aventura explora a mistura de sombras e coreografias para contar uma história de amor entre duas pessoas, que também buscam salvar um pássaro imaginário. Empregando animação, vídeo e teatro de sombras, o espetáculo nos leva em uma aventura que passa por diversas referências, desde filmes de ficção científica até filmes noir e comédias românticas.
Pilobolus Dance Theater
O Pilobolus é uma organização de artes internacionalmente aclamada e reconhecida por suas colaborações únicas e diversas, que quebram as barreiras entre disciplinas criativas. A companhia está comprometida a fundo com a elaboração de criações colaborativas, explorando novas formas de usar o corpo humano como um meio gráfico e expressivo.
A companhia foi fundada em 1971 por um grupo de estudantes da Dartmouth College, sem formação em dança e sem interesse em criar a partir das regras da técnica de dança clássica. Eles empregaram uma ingenuidade inventiva que a organização continua aplicando energeticamente às criações atuais. A empresa também coloca sua intensa energia criativa em ação nas comunidades onde se apresenta, ensinando a grupos de pessoas de todas as idades, origens e habilidades, novas maneiras de pensar, formando uma verdadeira conexão, trabalhando em colaboração e encontrando beleza em lugares inesperados.
Pilobolus já criou e levou mais de 120 peças a mais de 65 países. A empresa também já recebeu muitas honras, incluindo um Scripps Award e um Prêmio Dance Magazine, em 2010; um TED Fellowship e uma indicação ao Grammy, em 2012; além de vários prêmios Cannes Lion no Festival Internacional de Criatividade.
Site oficial: www.pilobolus.org
Equipe técnica:
- Steven Banks (enredo)
- Renée Jaworski (diretora artística/coreógrafa)
- Matt Kent (diretor artístico/coreógrafo)
- Itamar Kubovy (produtor executivo)
- David Poe (músico)
- Andrea Lauer (figurinista)
- Mark Fucik (diretor de criação)
- Shane Mongar (diretor de produção)
Este evento é realizado pela empresa DELL'ARTE SOLUÇÕES CULTURAIS, que responde pela promoção, produção e organização do evento em geral. Qualquer assunto relacionado à venda de ingressos deve ser tratado diretamente com a empresa responsável por sua comercialização.
A MIDIORAMA é responsável somente pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação.