A música negra e o ritmo afrobeat embalam as harmonias do single e clipe “Doce é Manga”, do projeto Espelhos de Okê (MG). Como se trouxesse suavidade ao caos, a canção remete ao contexto de isolamento, enquanto traz em sua letra a ironia de quem romantiza a vida. Com melodia dançante, as palavras densas fazem contraponto a alegria evocada nos instrumentos e nas vozes do grupo. A música é um lançamento Alcalina Records e antecipa o disco de estreia, Vista Sua Armadura Mais Bonita, com lançamento marcado para Outubro de 2021.
Assista “Doce é Manga”:
“Ela cria uma metáfora sobre a inversão de valores, em que deixamos de observar coisas simples que podem ser mais doces que os problemas. A música surgiu em meio ao contexto pandêmico de lockdown no qual estávamos adaptando à nova realidade de isolamento. Com sonoridade dançante ironiza esse momento e é um resultado de reflexões de mudanças de valores, enxergar doçura em meio ao caos e valorizar as coisas pequenas e simples onde podemos encontrar felicidade”, define Flavy Matos, uma das principais vozes do Espelhos de Okê.
O clipe de “Doce é Manga” foi criado com a intenção de trazer o visual dos contrapontos, as cenas com cores saturadas deixam claro a alegria e descontração trazida pela manga no contexto. No momento em que o figurino aborda cores em tons frios, a banda já não está tão feliz, porém apresentam sua arte com classe e força de vontade e a manga está distante, com casca, passando pelas costas sem ser vista.
Ouça “Doce é Manga”: https://tratore.ffm.to/doceemanga
O clipe e single “Doce é Manga” sucede os singles “Yeye Oke” e “Bomba Viva”, ambos lançados junto do selo paulista Alcalina Records, e com versões audiovisuais disponíveis no canal do Espelhos de Okê. Como não se pode deixar de notar, a banda é fortemente influenciada pelo tropicalismo: psicodelia e a união da guitarra com elementos sonoros regionais. A inspiração vem de artistas clássicos como Secos e Molhados, The Doors, Erykah Baduh. Gil, Caetano, Mutantes, e ainda Céu, Raul Misturada, Jussara Marçal, Dandara Modesto, Rihanna, entre outros.
“A mistura de referências tão distintas é a origem da miscigenação da música popular brasileira, no nosso caso, música popular brasileira psicodélica. Toda parte performática envolve o ouvinte criando uma atmosfera visual em torno das músicas. Além disso, as músicas são compostas por elementos eletrônicos que levam também para um universo pop.”, analisa Flavy.
Espelhos de Okê
Criado durante o ano de 2020, o Espelhos de Oke é idealizado pela cantora Flaviany Matos, que atua na música desde 2004. Em um trabalho coletivo feito no interior de Minas Gerais, a banda aborda em suas composições temas como autoconhecimento, forças da natureza, espiritualidade, coletividade e questões sociais. Em suas performances, a ideia é unir música, dança e teatro, a fim de proporcionar ao público uma nova experiência artística. Fazem parte do projeto os músicos Flaviany Matos (performance, voz), Alan Girardeli (produtor musical, teclas, efeitos, baixo), Alexandre Rosa (violão e guitarra), Ciro Nunes (bateria e flauta), Zé Vitor Braga (performance, voz e percussão) e Marcella Melgaço (performance e voz).
O single “Doce é Manga” é uma composição de Flavy Matos e Alan Girardeli e conta com vozes de Flavy Matos, Marcella Melgaço, Zé Vitor Braga e Gabriel Marchetto. E ainda, com os músicos: Flavy Matos (escaleta), Gabriel Faria (violão), Alan Girardeli (baixo, sintetizador e programação). O single foi gravado, editado, mixado e produzido por Alan Girardeli, no Estúdio DaumRec. A masterização ficou por conta de Bruno Giorgi. A arte da capa é de autoria de Gabriel Marchetto, as fotos de divulgação e o videoclipe são de Junior Silva.
Já o clipe de Doce é Manga conta com captação, direção e edição de Junior Silva, que também ficou responsável pela direção de fotografia. O roteiro é uma criação conjunta de Flavy Matos, Marcella Melgaço, José Vitor, Gabriel Marchetto e Junior Silva. A edição de áudio é de Alan Girardeli, com design gráfico de José Vitor e Gabriel Marchetto. Participam do clipe os atores: Flavy Matos, Marcella Melgaço, José Vitor, Gabriel Marchetto, Alan Girardeli, Alexandre Rosa e Ciro Nunes. O cenário é uma criação de Flavy Matos, Gabriel Marchetto e Marcella Melgaço. Os figurinos e maquiagens foram idealizados por Flavy Matos, Márcia Kissia, Gabriel Marchetto e Raíza Vinhal. O clipe foi gravado no Estúdio de Vídeo do UNIPAM.
Acompanhe a Espelhos de Okê
Instagram: https://www.instagram.com/espelhosdeoke/
Facebook: https://www.facebook.com/espelhosdeoke
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCa67VHMYhBAEZeIMY4sUR9Q
Por Julia Ourique