A 7/27 Tour começa amanhã (22/06), no Peru, depois seguirá para o Chile, Argentina e na próxima semana, finalmente, chegará ao Brasil. Estamos mega ansiosos para ver o que as meninas prepararam para a nova turnê e para saber como serão as roupas, o palco e quais músicas estarão no setlist. Para matar um pouquinho a ansiedade (ou ficarmos mais ansiosos) decidimos relembrar quais foram as turnês passadas do grupo e como elas evoluíram ao longo do tempo.
A primeira turnê das meninas foi a Harmonize America Tour e aconteceu entre julho e agosto de 2013. Os shows aconteceram em shoppings espalhados pelos Estados Unidos e tinham o intuito de divulgar o single “Miss Movin’ On” e as músicas do primeiro EP, que ainda seria lançado. Em apresentações de no máximo 30 min, o grupo cantava músicas como “Miss Movin’ On”, “Me & My Girls”, “Leave My Heart Out Of This”, “Tellin’ Me” e mais alguns covers de outros artistas, como “Red”, da Taylor Swift, e “Stay”, da Rihanna. O público ainda era pequeno na época, já que os espaços eram bem limitados.
Ainda em 2013, em setembro, o grupo foi convidado a ser ato de abertura da turnê da cantora Cher Lloyd durante a I Wish Tour, com 11 apresentações pelos Estados Unidos e Canadá. O público já era maior e outras músicas do EP foram adicionadas ao setlist.
Em novembro do mesmo ano, ocorreu a Fifth Harmony 2013, que teve seis shows passando por apenas algumas cidades Norte-Americanas. O palco era bem simples com o logotipo do grupo ao fundo.
Já no início de 2014, as meninas foram chamadas para fazerem a abertura dos shows da Demi Lovato durante a Neon Lights Tour, junto com Little Mix e a Cher Lloyd. O setlist durava apenas 20 minutos, mas nessa turnê ganharam mais visibilidade e um palco mais sofisticado, já que os shows eram realizados em arenas para 15 mil pessoas. Uma das coisas mais legais foi a inserção de um cover de “Independent Women”, das Destiny’s Child, durante as apresentações, fortalecendo a característica girl power da turnê.
Ao mesmo tempo que se apresentavam com a Neon Lights Tour, o grupo fazia uma turnê paralela chamada The Worst Kept Secret Tour, para divulgar seu primeiro EP, Better Together. O palco ainda era igual a turnê anterior (Fifth Harmony 2013) e os figurinos tiveram apenas pequenas mudanças. As casas de show ainda eram pequenas e comportavam entre 2 mil e 3 mil pessoas.
Em maio de 2014, o grupo decidiu anunciar uma turnê mais completa e com mais datas, chamada 5th Times A Charm. As apresentações começaram nos Estados Unidos, mas passaram também pelo Canadá, Porto Rico e, em outubro, pelo Brasil, com shows no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. O setlist sofreu várias mudanças e, além das músicas do Better Together, foram adicionadas algumas do álbum Reflection que ainda seria lançado no ano seguinte. “Over” (música não lançada oficialmente), “We Know”, “Going Nowhere”, “Reflection” e “Bo$$” foram destaques na turnê. Com coreografias mais elaboradas, vocais mais preparados e muita atitude em cima do palco, a 5th Times A Charm foi um ponto marcante na carreira do quinteto. O público já estava maior e os shows no Brasil receberam por volta de 5 mil pessoas por cidade. Um dos momentos mais marcantes aconteceu durante o show de São Paulo quando cantaram a “Impossible”, primeira música apresentada pelo grupo no X-Factor.
Entre o início da 5th Times A Charm e a vinda ao Brasil, o grupo foi ato de abertura do cantor Austin Mahone, junto com a banda de The Vamps e o Shawn Mendes.
No início de 2015, após o lançamento do Reflection, primeiro álbum de Fifth Harmony, o grupo anunciou a The Reflection Tour, que passou pela América do Norte, Europa e México. Para anunciar a turnê e seus atos de abertura, o grupo lançou um cover da música “Uptown Funk”, junto com Jacob Whitesides, Mahogany Lox e Jasmive V.
A Reflection Tour foi um sucesso de público e marcou a fase de crescimento do grupo, já que aconteceu durante o estouro do single “Worth It” nas rádios pelo mundo todo. A produção do show foi muito mais sofisticada e até um carro foi colocado no palco para a performance de “Top Down”.
A turnê teve três fases. A segunda parte se iniciou em julho de 2015, durante o verão americano, com o nome de Reflection: The Summer Tour, tendo como atos de abertura a cantora Bea Miller, Natalie La Rose e Debby Ryan. A terceira e última fase foi a European Reflection Tour, que passou pela Espanha, Holanda, Reino Unido, Alemanha e França. Foi a turnê de maior sucesso do quinteto com vários shows esgotados!
Agora as meninas estão em fase de divulgação do segundo álbum, 7/27, e prometem arrasar na nova turnê que passará pela América do Sul, América do Norte e tem especulações de passar pela Europa no segundo semestre. Ainda não foram divulgadas muitas informações sobre como serão os shows, mas músicas como “Work From Home”, “All In My Head (Flex)” e “Write On Me” são confirmadas no setlist. Agora, só nos resta esperar para ver como o grupo irá nos surpreender dessa vez!
Por Giovana Giannini / BuzzPop