Aziz Ansari, da genial Master of None, também passou pela universal experiência e observou esses comportamentos contemporâneos moldados por novas tecnologias.
Como hoje todos temos um mundo social no celular, levamos no bolso todo tipo de desencontro, drama e romance.
Depois de abordar o tema no seu stand-up e no episódio “First Date”, da segunda temporada da série, ele decidiu se aprofundar no assunto.
Para isso, se uniu com Eric Klinenberg, sociólogo especialista em cultura urbana e mídia, em um projeto ao redor do mundo e de volta ao tempo para estudar as relações amorosas no mundo moderno através de seu olhar bem humorado.
O resultado da pesquisa é o livro Romance Moderno – Uma investigação sobre relacionamentos na era digital.
Para os mais jovens, a vida social acontece em redes como o Instagram, o Twitter, o Tinder e o Facebook tanto quanto na faculdade, café ou balada. – (Cia das Letras, 2016)
Através de entrevistas com idosos, grupos de jovens de diferentes culturas, pesquisadores sociais renomados, e discussões no fórum Modern Romantics do site Reddit, a dupla analisou dados comportamentais de milhares de pessoas.
A pesquisa foi realizada presencialmente em Nova Iorque, Paris, Tóquio, Buenos Aires e Doha, onde conversaram sobre: procurar e escolher entre muitos, fotos de perfis, primeiro encontro, troca de mensagens, assumindo compromisso, sexting e nudes, traição e separação, monogamia e relacionamento aberto, stalkear e ciúme virtual.
As viagens também foram uma desculpa para Aziz explorar a culinária local, pois as referências a comidas no livro servem de analogia a relacionamentos incontáveis vezes. Desde conceitos de homens japoneses “herbívoros” até argentinos “caçadores”.
Conduzindo pesquisas sociais que desvendaram peculiaridades e interação digital de cada cultura, uma linha do tempo da busca pelo par perfeito foi traçada.
Desde casais formados na vizinhança e por classificados no jornal até sites de relacionamento e aplicativos. Como as pessoas se conheciam e se apaixonavam e como fazem hoje?
Porém, o escopo do livro vai além com temas como Amor Apaixonado x Amor Companheiro, que independem de tecnologia, e o humor peculiar de Aziz nos conduz com leveza pela leitura usando citações até dos rappers Pitbull e Flo Rida.
Esse livro pode não trazer o crush descombinado de volta em três dias, mas faz refletir sobre o comportamento de todos, inclusive o seu, na era do romance moderno, esteja solteiro no Tinder ou em relacionamento no grupo de família do Whatsapp.
Embora as novas ferramentas de comunicação possam causar estresse e ansiedade, a tecnologia nós dá a chance de guardar esse registro bastante único das nossas experiências românticas.
O primeiro capítulo do livro foi publicado pela revista Piauí, em forma de artigo. Leia aqui.
Por Bruno Garcia do Iradex.