Se fosse possível criar um novo significado para o nome Ana Carolina, esse seria: trabalho! Cansamos só de ler as informações para escrever essa retrospectiva, não é mole não! Não há tempo ruim, feriado, fim de ano, nada… Para quem curte a artista, não existe tédio nunca!
Vamos relembrar alguns bons e importantes momentos dessa figura tão querida e talentosa?
Logo em janeiro, Ana se apresentou no legendário Theatre Mogador, em Paris, a convite de Édouard Carmignac, em um show fechado (antes dela, apresentaram-se na mesma situação os Rolling Stones e Rod Stewart!). Monsieur Carmignac apaixonou-se pela voz inigualável de Ana durante uma estadia em Angra dos Reis. Très Chic!
Em fevereiro, a artista foi uma das convidadas para homenagear os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro junto a nomes como: Gilberto Gil, Caetano Veloso, Baby do Brasil, Jorge Ben Jor, entre outras tantas grandes estrelas da MPB. Ana interpretou “Partido Alto”, de Chico Buarque. Sucesso absoluto!
Também, em fevereiro, Ana Carolina participou como jurada no quadro “Iluminados” do Programa Domingão do Faustão, da Rede Globo de televisão. Nervosa pela responsabilidade de ter que escolher entre tantas lindas vozes, Ana mesclou técnica e emoção (e um certo instinto maternal), ao ter que decidir o candidato final naquela fase da competição. O encontro rendeu um convite à cantora Rosana Chayin para que se apresentasse em um de seus shows. Promessa foi cumprida no show de 21 de março, no Citibank Hall em São Paulo.
Se perdeu o encontro, assista o vídeo abaixo! 😉
Em Abril e Maio, a artista passou por uma verdadeira maratona de entrevistas e participações em programas de TV, para o lançamento de seu mais recente trabalho fonográfico, CD e DVD “#AC”, gravado em outubro de 2014, no Citibank Hall de São Paulo. Para o deleite dos fãs, foi possível assistí-la falando sobre seu trabalho em programas como: Carona (TV Integração), Revista da Cidade (com Leão Lobo – TV Gazeta), Altas Horas (Rede Globo), Papo Cultural (Rede Tv), Tudo pela Audiência (Multishow), Pop up (Canal YouTube – Play TV), Programa Amaury Jr (Rede TV), Programa A Máquina (com Fabrício Carpinejar – TV Gazeta), Programa Todo Seu (com Ronnie Von – TV Gazeta), Programa Metrópolis (TV Cultura), Programa Leitura Dinâmica (Rede TV) e Programa da Tarde (Quadro do Gugu Rocha – TV Record)… UFA! Foram tantos, que até cansamos!
Em destaque, no registro de CD e DVD, estão as canções “Coisas” e a regravação de “Sangrando”, de Gonzaguinha. Acompanhado dos videoclipes, produzidos e dirigidos pela artista, com as seguintes canções: “Pole Dance“, “Libido“, “Resposta da Rita” (com participação de Chico Buarque), “Combustível“, “Leveza de Valsa” (com participação de Guinga) e “Um Sueño Bajo El Agua” (com participação de Chiara Civello). Todas são imperdíveis para incluir aos itens de colecionador!
Em Julho, Ana participou do festival “Samba in Rio” que aconteceu na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro, mostrando toda a versatilidade de ritmos, que já é sua marca registrada, ao lado de grandes nomes do samba como: Arlindo Cruz, Alcione, Beth Carvalho, Martinho da Vila, Neguinho da Beija Flor, entre muitos outros.
Em agosto, no coração da Vila Madalena em São Paulo, Ana Carolina, em sua faceta artista plástica, inaugurou mais uma exposição de seus quadros. “Outras Cores” trouxe novos trabalhos produzidos, ao longo de 2015, que ajudaram aos admiradores dessa artista completa à desvelar novas facetas de seu comportamento em outras formas de expressão. O Cantinho esteve no vernissage e registrou o momento.
A Tv Caras registrou “Outras Cores”. Vem ver!
Mais detalhes sobre a exposição, clique aqui.
Setembro, para os fãs da artista, já é um mês naturalmente especial, pois é o quando a querida Ana comemora seu aniversário. O Cantinho deixou essa homenagem à cantora. Assista:
Em 2015, especialmente, os presenteados fomos nós! Ana Carolina participou da gravação da Coletânea Póstuma “Presente”, de Gonzaguinha, em homenagem ao artista que completaria 70 anos em 22 de setembro de 2015. O trabalho primoroso de masterização criou duetos de Gonzaguinha com diversos artistas. À Ana Carolina foi dada a incumbência de gravar “Não dá mais pra segurar (Explode Coração)”, para o delírio absoluto de todos nós. A versão ficou lindíssima! Ainda em setembro, nossa artista internacional estampou o caderno “Arts & Entertainment” do “The Wall Street Journal” ilustrando matéria sobre o Festival Lusófono, promovido pelo World Music Institute, onde Ana Carolina participou como representante dos artistas de Países de Língua Portuguesa. É muito orgulho, gente!
Em Setembro também tivemos a participação da artista no prêmio Multishow, homenagendo Caetano e Gil.
No mês de outubro pudemos assistir sua participação no Programa “Bela Cozinha” com Bela Gil, no canal GNT, falando sobre como conviver com doenças crônicas (Ana é diabética desde os 16 anos). Também tivemos Ana Carolina cantando “Hoje” da cantora de funk Ludmilla , no Cover Multishow.
Em novembro, Ana Carolina deu início aos shows de seu novo projeto “Solo”, passando por Fortaleza e Natal. No novo trabalho, ela retoma os tempos de Voz e Violão, tendo, no palco, somente a companhia de Mikael Mutti em seus eletrônicos e teclado. Um show muito desejado por seus admiradores de longa data, onde a artista mescla seu próprio trabalho com canções de outros grandes ídolos (como Chico Buarque, Djavan, João Bosco, Caetano Veloso, Lupicínio Rodrigues, entre outros). Em janeiro de 2016 ela levará o projeto à Recife, João Pessoa, Rio de Janeiro e São Paulo. Fiquem de olho e não percam por nada!
Ainda em novembro, Ana dá mais um show internacional, ao participar da premiação do Grammy Latino. Ora dividindo o palco com Seu Jorge cantando “A distância”, em homenagem à Roberto Carlos – Personalidade do ano de 2015, ora apresentando a entrega de prêmios. Você pode conferir esses momentos aqui.
E fechando novembro com chave de ouro, Ana Carolina participou da Premiação DMX cantando “Travessia” (Solo) e”Maria Maria” (ao lado da Vanessa da Matta, Pe. Fabio de Melo e Daniel) de Milton Nascimento. Confira:
Dezembro! quando chega o último mês do ano a gente acha que as coisas vão se acalmar, que o coração já se emocionou o suficiente, vem essa pessoa surpreendente e lança 4 novas canções, assim, de uma só vez, junto com um novo videoclipe, no projeto Dorflex Music Experiment e acaba de destruir nosso já abalado coração de vez rsrsrs. De uma forma completamente positiva, obviamente.
Canções lindíssimas, com letras perfeitas, melodias doces, um verdadeiro bálsamo para a alma! Mais uma vez, em um mês de dar presentes, os presenteados fomos nós!
Ainda ao longo de 2015, Ana Carolina emplacou mais cinco sucessos em novelas Globais: “Luz Acesa” (Flor do Caribe), “Combustível” (Amor à Vida), “Esperta” (Babilônia), “Coisas” (I Love Paraisópolis) e “Coração Selvagem” (A Regra do Jogo), tornando-se, assim, uma das recordistas em temas de novela da Rede Globo.
É, amigos… Pode ter sido um ano de crise, de temores e notícias ruins pelo Brasil e pelo mundo. Mas, aqui, no Universo Ana Carolina não há lugar para crise, desesperança ou tristeza. Há sempre muita emoção, muita música, muita arte, beleza e trabalho feito com profissionalismo e carinho. Uma receita de como viver a vida sendo feliz e fazendo feliz ao outro.
À Ana Carolina e toda sua equipe, nosso MUITÍSSIMO OBRIGADA por mais esse ano fantástico e que venha 2016! Haja coração!!