Foram precisos apenas três dias para que o paulista Thiago Veigh, de 21 anos de idade, conseguisse um dos feitos mais importantes que um artista pode almejar: seu novo álbum, “Dos Prédios Deluxe”, lançado na sexta-feira, atingiu na noite desta segunda (22) o topo de uma das mais importantes paradas da música mundial, o Top Albuns Debut Global do Spotify.
Veigh já havia atingido anteriormente a impressionante marca de mais de 500 milhões de plays em suas obras. Agora, o rapper detém ainda a maior estreia nacional da história da plataforma – o disco teve mais de 6,5 de milhões de acessos no streaming e emplacou todas as faixas no top 50 músicas do Spotify Brasil.
O novo álbum foi lançado pela gravadora independente Super Nova, e é um disco de trap e soul com nove músicas, e as participações L7nnon, TZ da Coronel, Caio Luccas, Luccas Carlos e Derek. Uma das faixas do disco traz um grande diferencial para o mercado fonográfico brasileiro, o Jersey Club, mistura de dance eletrônico com fortes raízes no hip hop e R&B.
Com uma voz forte e melódica, um beat eletrônico grave e letras profundas, com muita crítica social, Veigh ingressou na música aos 17 anos. Nascido e criado na cidade de Itapevi, na zona oeste de São Paulo, Veigh também é compositor, e começou sua carreira com seu amigo Heitor, no extinto duo Constelação.
A partir de 2019 ele se juntou a outros nomes em ascensão da cena e no ano seguinte, alguns lançamentos de Veigh passaram a ter mais destaque, como “Ricos em Breve”, “Dripper” e “Fender”. Em 2022 sua participação no festival Cena, fez com que ele se tornasse ainda mais conhecido. Nesse mesmo ano entrou no Radar Spotify, ganhou um documentário no YouTube e gravou em Londres uma faixa do projeto Spotify Singles, “Movimento”, que acumula mais de 13 milhões de streamings.
No dia 18 de novembro do ano passado Thiago lançou seu álbum de estreia, “Dos Prédios”, que conta com feats com Kaash Paige, MD Chefe, Borges, Vulgo FK, MC Luanna, Yunk Vino e Kyan. O álbum já soma mais de 252M de acessos e deu a Thiago o prêmio Rap Nacional como revelação do ano de 2022. “Dos Prédios Deluxe” é o segundo álbum de sua carreira.