A mais tradicional série de concertos clássicos do Rio de Janeiro volta ao Theatro Municipal a partir de maio, trazendo para a cidade grandes orquestras e estrelas do mundo clássico.
Releases
- Dresdner Philharmonie
- Yo-Yo Ma
- Hong Kong Sinfonietta
- András Schiff
- Musica Angelica Baroque Orchestra
- Concertgebouw Jazz Orchestra
- Itzhak Perlman
Este ano a série trará pela primeira vez ao Brasil o célebre pianista András Schiff, além de estrelas como o violoncelista Yo Yo Ma e o violinista Itzhak Perlman
Considerada a mais tradicional série de música clássica do Rio de Janeiro, a Série Dell´Arte – edição 2010 já tem data para começar. No dia 02 de maio, a temporada deste ano se inicia com a apresentação da orquestra alemã Dresdner Philharmoniker sob a regência do renomado maestro Frübeck de Burgos, e um programa dedicado a Brahms – o primeiro dos sete eventos que irão acontecer até novembro.
Em sua 17ª edição, a Série Dell´Arte está de volta ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro, palco de todas as suas edições exceto a do ano passado, quando o teatro fechou suas portas para uma reforma completa, reabrindo agora completamente restaurado.
Sucesso desde 1994 no Rio de Janeiro, a Série já trouxe nomes de peso do cenário internacional, como a Filarmônica de Nova York, Orquestra Filarmônica de Viena, I Musici, Orquestra Filarmônica de São Petersburgo e Yuri Temirkanov, Orquestra Gewandhaus de Leipzig e Kurt Masur, The Academy of St. Martin-in-the-Fields, Staatskapelle Berlin e Daniel Barenboim, Ivo Pogorelich, Trio Beaux Arts, Sir Simon Rattle & City of Birmingham Symphony Orchestra, Arcadi Volodos, Yo Yo Ma, Tereza Berganza, Kiri Te Kanawa, Alicia de La Rocha, Mitslav Rostropovich, Jose Van Dam, Antonio Menezes, Jennifer Larmore, Nelson Freire, Maria João Pires, Maxim Vengerov, Thomas Hampson, Kathleen Battle, entre muitos outros.
Patrocinada pela Bradesco Seguros e Previdência, com apoio do Laboratório B.Braum, a série 2010traz para o Brasil pela primeira uma grande estrela do mundo clássico: o célebre pianista húngaro András Schiff, que se apresenta no dia 22 de agosto. Além dele, duas grandes atrações voltam este ano ao Brasil: o consagrado violoncelista Yo-Yo Ma – que provocou um frenesi em sua última passagem pelo país em 2007 – e que sobe ao palco do Municipal no dia 02 de maio, tendo como convidada a pianista Kathryn Scott; e o violinista israelense Ytzhak Perlman, uma lenda viva da música clássica que encerra a temporada deste ano, no dia 15 de novembro.
As atrações da série se completam com um dos mais respeitados conjuntos de Hong Kong, a Hong Kong Sinfonietta, no dia 12 de agosto; o conjunto Musica Angelica Baroque Orchestra, dia 27 de setembro de 2010; e ainda com o famoso conjunto holandês Jazz Orchestra of the Concertgebouw, que se apresenta no dia 18 de outubro.
As atrações
Dresdner Philharmoniker com Frühbeck de Burgos
(Domingo, 2 de maio de 2010 – 21h00)
Uma das mais importantes e tradicionais orquestras do mundo, a Dresdner Philharmoniker é também um dos principais marcos da vida cultural da cidade alemã. Por ela já passaram os maiores regentes e solistas do cenário internacional. Sua história é ainda mais antiga do que a da primeira sala de concertos, inaugurada em 1870. Em 1915 a Gewerbehausorchester passou a denominar-se Dresdner Philharmoniker. Estiveram a sua frente como diretores musicais Paul van Kempen, Carl Schuricht e Heinz Bongartz. Mais recentemente foi dirigida por Kurt Masur, Günther Herbig, Herbert Kegel, Jörg-Peter Weigle, Michel Plasson e Marek Janowski regentes com os quais gravou um vasto repertório. Na temporada de 2003/2004 a direção musical da orquestra foi entregue aRafael Frühbeck de Burgos, um dos regentes mais aclamados do mundo, e que continua a sua frente até hoje. É ele que estará regendo a orquestra em sua turnê de 2010. Como solista, dentro do espirito da Dell’Arte de apoio ao talento brasileiro, um jovem pianista brasileiro dos mais talentosos, Sérgio Monteiro, vencedor do Concurso Internacional Martha Argerich e que, paralelamente a uma carreira em franca ascenção, acaba de ser escolhido entre 232 candidatos de 31 paises para a direção do Departamento de piano da Universidade de Oklahoma.
Yo-Yo Ma
(Sexta-feira, 18 de junho de 2010 – 20h00)
Violoncelista francês de origem chinesa, Yo-Yo Ma não esconde que sua maior inspiração foi Pablo Casals. Para ele a música não tem fronteiras. Fundamentalmente um artista clássico, já abordou um sem número de vezes peças folclóricas e populares, com destaque para o jazz e o tango, inclusive com uma incursão pelos ritmos brasileiros. Yo-Yo Ma é um apaixonado pela música do mundo. Fundou o “Silk Road Project” que reúne músicos de todas as regiões que integravam a tradicional Rota da Seda. É, desde 2006, um dos embaixadores da paz da ONU. Artista exclusivo da Sony Classical, Yo-Yo Ma já gravou praticamente todo o repertório barroco para o violoncelo, em instrumentos de época ou modernos, além de todos os grandes concertos dos períodos Clássico e Romântico. A crítica habitualmente chama o artista de “o mais versátil e completo de todos os violoncelistas”. Yo-Yo Maé uma das maiores personalidades musicais de todo o mundo. A apresentação terá a a participação da pianista Kathryn Stott.
Hong Kong Sinfonietta
(Quinta-feira, 12 de agosto de 2010 – 20h00)
A Hong Kong Sinfonietta é uma das principais orquestras sinfônicas de Hong Kong e possui um calendário de concertos que conta com mais de 80 apresentações por ano. Inicialmente formada em 1990 por alunos de música recentemente graduados, hoje conta com mais de 50 músicos contratados, administração própria e tem como diretor musical Yip Wing-sie. A Sinfonietta já se apresentou com grandes nomes da música clássica, como Plácido Domingo, Luciano Pavarotti e Pinchas Zukerman e tem um vasto repertório que inclui desde o tradicional ao contemporâneo. Ela foi a primeira orquestra asiática a ser convidada para se apresentar no Saint-Riquier Festival em 2001 e, também, a primeira orquestra chinesa a se apresentar no National Philharmonic Hall em Warsaw. Além de suas belíssimas interpretações, a Hong Kong Sinfonietta desenvolve projetos educativos que contribuem para formação de platéia e a democratização do acesso à música clássica.
András Schiff
(Domingo, 22 de agosto de 2010 – 17h00)
O pianista húngaro András Schiff é um dos mais respeitados pianistas do século XX. Natural de Budapeste, Schiff começou seus estudos aos cinco anos e, desde então, continua a deslumbrar o mundo com sua competência técnica e inteligência musical. Durante sua carreira, o pianista dividiu o palco com músicos, regentes e orquestras do mundo inteiro e, a partir de 1990, passou também a atuar como maestro, função que vem desempenhando com excepcional talento. Em 1999, Schiff montou sua própria orquestra de câmara, a Cappella Andrea Barca, com quem interpretou a obra integral de concertos para piano de Mozart. O grupo, que consiste de solistas internacionais, músicos de câmara e amigos pessoais, já viajou o mundo em turnês que passaram pelas maiores salas de concerto do cenário clássico. András Schiff tem uma enorme discografia que abrange a maior parte do repertório pianístico e serve como evidência de seu talento monumental.
Musica Angelica Baroque Orchestra
(Segunda-feira, 27 de setembro de 2010 – 20h00)
A Musica Angelica Baroque Orchestra foi fundada em Santa Mônica, na Califórnia, em 1993, pelo alaudista Michael e pelo gambista Mark Chatfield. O conjunto utiliza instrumentos de época e especializou-se na interpretação do repertório que vai do Barroco ao início do período Clássico. Dirigida pelo maestro Martin Haselböck, a Musica Angelica Baroque Orchestra prioriza a pesquisa de compositores menos conhecidos, dos quais tem apresentado descobertas de altíssimo valor musical. Já subiram ao seu pódio regentes da expressão de Giovanni Antonini, Rinaldo Alessandrini e Paul Goodwin.
Concertgebouw Jazz Orchestra
(Segunda-feira, 18 de outubro de 2010 – 20h00)
A Concertgebouw Jazz Orchestra (CJO) é uma “big band” formada por 18 talentosos músicos holandeses. A orquestra foi fundada em 1996 com o nome de New Concert Big Band e, em 1999, teve seu nome associado a Concertgebouw, uma das melhores salas de concertos de Amsterdã. A Orquestra traz em seu repertório peças contemporâneas escritas por compositores holandeses e internacionais para grandes formações de jazz e já dividiu o palco com grandes nomes como Chick Corea, Joe Henderson, Oleta Adams, entre outros. Além de viajar o mundo se apresentando nos principais festivais de jazz, a CJO cria e participa de projetos com artistas e formações diversas e, recentemente, realizou um musical em homenagem a Ray Charles. Em 2007, a big band criou um selo musical chamado Dutch Series, que vem contribuindo como fonte de registro de seu trabalho próprio e do trabalho de outros importantes grupos musicais.
Itzhak Perlman
(Segunda-feira, 15 de novembro de 2010 – 20h00)
Inegavelmente, Itzhak Perlman é um dos maiores virtuoses de sua geração. Lenda viva do mundo da música clássica, solista de sólida carreira internacional, o violinista israelense nascido em Tel Aviv Itzhak Perlman já se apresentou ao lado dos maiores nomes da mundo erudito e traz em seu currículo concertos importantes, como a posse do Presidente Barack Obama e o jantar oferecido pelo presidente George W. Bush para a Rainha da Inglaterra e o Duque de Edinburg. Como maestro, Perlman é constantemente requisitado pelas principais orquestras do mundo e traz em seu calendário concertos com a Filarmônica de Berlim, a Filarmônica de Londres, a Filarmônica de Israel, entre muitas outras. Como reconhecimento de seus méritos artísticos, Perlman recebeu a “Medal of Liberty” do Presidente Regan em 1986 e a “National Medal of Arts” do presidente Clinton em 2000. O concerto contará com a participação especial do pianista Rohan de Silva.
Site: http://www.dellarte.com.br
Serviço – Série 2010: ASSINATURA
Vendas: Disque Dell`Arte – 3235-8545 / 2568-8742
1) Lugar reservado para toda temporada
2) Prioridade na compra de ingressos
3) Revista programa concertos
4) Convite Vin d’honnour no encerramento da Serie
5) Mala direta programação DellArte 2010
6) Serviço de manobrista
Valores com desconto
Preço:
Frisa/Cam — R$ 6.678,00
Platéia — R$ 1.113,00
Balcão Nobre — R$ 1.113,00
Balcão Simples — R$ 623,00
Galeria — R$ 315,00
Este evento é realizado pela empresa DELL'ARTE SOLUÇÕES CULTURAIS, que responde pela promoção, produção e organização do evento em geral. Qualquer assunto relacionado à venda de ingressos deve ser tratado diretamente com as empresas responsáveis por sua comercialização.
A MIDIORAMA é responsável somente pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação.