Um dos principais eventos musicais voltados para o jazz no Brasil, a Série Jazz All Nights está de volta em 2016 e, comemorando sua 10ª edição, traz para o país dois dos mais importantes nomes no atual cenário do jazz internacional: o pianista dominicano Michel Camilo, que chega ao país como o show Solo Piano, e se apresenta no Rio de Janeiro e em São Paulo; e a pianista japonesa Hiromi, com o The Trio Project, para apresentações no Rio, São Paulo e ainda em Porto Alegre.
Concebida e realizada pela Dell’Arte Soluções Culturais, a série estabeleceu uma nova plataforma para o jazz e fomenta a criação de novas plateias para o gênero.
Este ano, a primeira apresentação será em 14 de junho, com Michel Camilo no Teatro Renault, em São Paulo, seguido do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 19 de junho.
Hiromi, The Trio Project se apresenta no Rio de Janeiro, em 25 de setembro (Theatro Municipal), em São Paulo, no dia 27 de setembro (Teatro Renault), e em Porto Alegre, em 29 de setembro (Teatro do Bourbon Country).
Michel Camilo
“Extraordinário” – Billboard
“Impressionante” – Sounds of Timeless Jazz
“Camilo deslumbra com suas mãos relâmpago, cuja complexidade de acordes deixa todos tontos” – Offbeat
Reconhecido pela crítica internacional como um dos maiores pianistas de sua geração, Michel Camilo marca presença na Série Jazz All Nights. Com uma técnica brilhante e interpretação inconfundível, ele acrescenta a sua música o tempero latino que, associado às levadas de jazz, dá origem a composições inesquecíveis.
Natural de Santo Domingo, República Dominicana, Camilo começou seus estudos aos 13 anos, no Conservatório Nacional, onde obteve o grau de “Professor de Música”. Aos 16 tornou-se membro da Orquestra Sinfônica Nacional de seu país. Em 1979 transferiu-se para Nova York, onde prosseguiu seus estudos em Mannes e na Juilliard School of Music. A partir de sua estreia no Carnegie Hall em 1985, o pianista ganhou mundo e passou a apresentar-se em festivais por todos os Estados Unidos, Europa, Ásia, Oriente Médio, América do Sul e Caribe, encantando a todos com seu talento e paixão pela música, que transborda nas apresentações do pianista em todos os quadrantes do mundo. Os prêmios Grammy, Grammy Latino e Emmy que vem colecionando ao longo da carreira, com onze discos gravados, são uma demonstração inequívoca do seu imenso prestígio internacional.
Camilo transita por vários gêneros, desde o clássico até a música popular, passando, naturalmente, pelo jazz. Ele já dividiu o palco com astros de renome como Dizzy Gillespie, Paquito D’Rivera, George Benson, Tito Puente, Herbie Hancock, Joe Lovano, Arturo Sandoval, Gloria Estefan, Celia Cruz e a Carnegie Hall Jazz Band. Além disso, já tocou com algumas das mais prestigiosas orquestras sinfônicas do mundo, como a Filarmônica de Los Angeles e a Orquestra Nacional de Lyon.
A turnê de seu novo álbum What’s up? mostra o artista em plena forma e fornece uma bela síntese de seu enorme talento, intercalando canções originais brilhantes e belas interpretações de standards de Cole Porter e Compay Segundo.
Michel Camilo também dedica sua arte à composição. Já escreveu dois concertos para piano, o primeiro deles estreado no Kennedy Center de Washington, com Camilo como solista da Orquestra Sinfônica Nacional dirigida por Leonard Slatkin. O segundo estreou com a Sinfônica de Tenerif — que o havia encomendado — também com o compositor ao piano e o conjunto dirigido por Lü Jiá.
Dentre os muitos diplomas e honrarias conferidos a Michel Camilo distinguem-se os títulos de Doutor Honoris Causa do Berklee College of Music de Boston e da Universidade Autónoma de Santo Domingo, além da “Crystal Apple” outorgada pelo Prefeito da Cidade de Nova York.
Hiromi, The Trio Project, com Anthony Jackson e Simon Phillips
“A música de Hiromi é audaciosa e extraordinária.”– BBC
“Exuberante.” – New Yorker
“Uma das melhores pianistas e compositoras de jazz do Japão.” – New York Magazine
Quando Hiromi se aproxima dos teclados, a plateia pode ter certeza da precisão dos acordes que nascerão de seu piano. A compositora japonesa tem um estilo inconfundível que conjuga técnica e energia vibrante, transformando cada apresentação em um show inesquecível.
Suas composições são enriquecidas por uma mistura de diferentes estilos, como jazz, rock progressivo e música clássica. O talento prodígio começou a tocar piano aos seis anos de idade. Em seguida, passou pela Yamaha School of Music e a Berklee School of Music de Boston, onde conheceu seu mentor, Ahmad Jamal, um dos pianistas favoritos de Miles Davis.
Acompanhada pela The Stanley Clarke Band, Hiromi conquistou em 2011 o Grammy, na categoria de melhor álbum de jazz. Ela ainda compôs um novo tema para Tom & Jerry Show, incluído no álbum “Another Mind” (2003). E seu dueto com o pianista americano Chick Corea, que fez parte da banda de Miles Davis, angariou milhares de fãs pelo mundo.
No palco, ela apresenta o espetáculo baseado em seu novo álbum Alive, criado com o Trio Project. O grupo é formado pelo baixista Anthony Jackson, coautor do clássico “For the Love of Money”, e o baterista Simon Phillips, conhecido pelos trabalhos com Jeff Beck, The Who e Tears for Fears. Não é à toa que a performance do trio é surpreendente. Chegou a hora do público brasileiro conferir essa grande artista em seu apogeu.
Série Jazz All Nights
A Série Jazz All Nights foi criada em 2007 com o objetivo de estabelecer uma nova plataforma de música para o Brasil e criar uma nova ponte entre a plateia e o gênero de música do jazz.
A série se solidificou rapidamente como um dos principais eventos musicais no calendário do país e, em suas nove edições anteriores, já apresentou nomes do quilate de Toots Thielemans, Madeleine Peyroux, The Swingle Singers, Teresa Salgueiro, Freddy Cole, Terence Blanchard, Chucho Valdez, Arturo Sandoval, Bobby McFerrin, Branford Marsalis, Esperanza Spalding, Candy Dulfer, Keith Jarrett, New Orleans Jazz Orchestra, Brad Mehldau, Jazz Orchestra of the Concertgebow e Preservation Hall Jazz Band.
Este evento é realizado pela empresa DELL’ARTE SOLUÇÕES CULTURAIS, que responde pela promoção, produção e organização do evento em geral. Qualquer assunto relacionado à venda de ingressos deve ser tratado diretamente com as empresas responsáveis por sua comercialização.
A MIDIORAMA é responsável somente pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação.