Vários shows ao vivo na China, Hong Kong e Cingapura foram cancelados ou adiados nas últimas semanas por temores relacionados à disseminação do Coronavírus.
Mais de 7.700 casos do novo coronavírus (2019-nCoV) foram confirmados na China, com um número de mortos em 170. Acredita-se que o vírus, que se originou na cidade chinesa de Wuhan, tenha se espalhado para 22 países, incluindo a Tailândia, Japão, Malásia, Taiwan, Cingapura, Coréia do Sul, França e Estados Unidos.
“Já houve alguns cancelamentos e tenho certeza de que haverá mais por vir”, disse Archie Hamilton, da promotora Split Works de Xangai, à IQ, explicando que as reuniões em massa foram canceladas durante o Ano Novo Chinês e as escolas e empresas fecharam na tentativa de conter o vírus.
“Imagino que isso continue em março”, diz Hamilton, que observa que a Split Works está “monitorando a situação de perto” devido às próximas datas da turnê de Stereolab e Mika em Pequim, Xangai, Shenzhen e Hangzhou.
Zhang Ran, diretor de negócios internacionais da Modern Sky, disse ao IQ que o promotor cancelou vários shows em fevereiro “para evitar que artistas e público fossem afetados por esse vírus”, acrescentando que todos os fãs receberam reembolso total.
“Atualizamos os artistas que farão turnês em março com a situação do vírus”, continua Zhang. “Vamos ver como será nas próximas semanas e ver se ainda podemos fazer esses shows.”
“DO LADO DOS ARTISTAS, ENTENDEM TOTALMENTE A SITUAÇÃO”
Shows da banda de rock norte-americana X Ambassadors nas cidades chinesas de Xangai e Chengdu, bem como shows do grupo de rock japonês Suchmos, estão entre os que mais foram afetados pelo vírus.
Bandas que tocam fora da China também cancelaram seus shows. O astro pop Andy Lau recentemente cancelou 12 shows no Coliseu de Hong Kong , com capacidade para 12.500 pessoas , com organizadores alertando sobre questões de saúde e segurança. Atualmente, Lau está programado para se apresentar na cidade de Wuhan em abril. Não está claro se o show irá adiante como planejado.
Os próximos shows dos artistas de K-pop Taeyon e NCT Dream também foram adiados devido a “preocupações com a proliferação de coronavírus”. A Promoter One Production, que foi adquirida no ano passado pela Live Nation , afirma que “continuará atuando sob orientação das autoridades sobre o coronavírus e adotará medidas de precaução alinhadas aos esforços de prevenção”.
A Live Nation também cancelou um show em Cingapura, da cantora Miriam Yeung , “devido às condições atuais de viagens para a China”.
Embora o vírus tenha sido descoberto em um estágio inicial e possa estar “totalmente sob controle em breve”, Zhang da Modern Sky prevê que pode demorar “pelo menos seis meses para colocar toda a indústria de volta nos trilhos”, acrescentando que alguns artistas que têm shows agendados até abril estão tentando adiar toda a parte asiática de sua turnê.
“Esta é uma luta entre humanos e vírus”, diz Zhang, “e não acho que tenhamos outra opção.”
Foto: Huandy618 / Wikimedia Commons ( CC BY-SA 3.0 )
Fonte: IQ Magazine
Por: On Stage Lab