zoom

“Sintonia”, da Netflix, surpreende como uma fiel inserção à periferia de São Paulo


A história conta a vida de Mc Doni e seus dois melhores amigos, Nando e Rita

Em agosto, a Netflix lançou a série “Sintonia” para todo o mundo. A série protagonizada por Mc Jottapê, Christian Malheiros e Bruna Mascarenhas vem ganhando os corações de quem curte funk, e até mesmo de quem não é tão fã do ritmo. A produção é uma idealização de Kondzilla, o mestre das produções de funk no Brasil, e também dono do maior canal brasileiro do Youtube.

A história se passa na Vila Áurea, periferia de São Paulo e uma homenagem à mãe de Kondzilla, e conta a vida de três adolescentes muito amigos e com muita ambição. Mc Doni é filho do dono de uma mercearia da comunidade e sonha em ser MC. Nando se envolve com o crime tendo uma filha e uma esposa para sustentar. Já Rita acaba se encrencando no primeiro episódio com sua amiga Cacau e procura maneiras de se dar bem na vida.

O mais incrível da série é a inserção na periferia de forma tão fiel. São diversas gírias e costumes, até nos pequenos detalhes de decoração e composição de set que tornam a Vila Áurea, que nem existe na vida real, ser tão autêntica. Isso mostra o quão diferente e única a vida dessas pessoas são. Estamos acostumados assistir diversas séries e novelas sobre favelas mas sempre de uma forma romantizada e até poética.

A inexperiência dos atores é algo que traz mais fidelidade ao roteiro. Não deixando a desejar, o elenco claramente faz parte do universo funk periférico paulista. Por exemplo, Mc Jottapê e Mc M10 recentemente estouraram com o hit ‘Sentou e Gostou’ no Brasil inteiro.

Outro ponto alto da produção é sua trilha sonora. ‘Te Amo Sem Compromisso’, ‘Ladrão da Noite’ e ‘Passei de Nave’ são viciantes! Sabe aquela música que você escuta pela primeira vez e já corre pra descobrir o nome? Então… As participações de Leila Moreno, como Mc Dondoka, e Mc Kekel, como ele mesmo, também ficaram super legais!

Ouça a trilha sonora:

“Sintonia” é uma surpresa do catálogo da Netflix. Uma produção brasileira que nos insere no contexto socioeconômico de um local que não estamos acostumados a ver em produções de grandes escalas. A primeira temporada está disponibilizada na plataforma de streaming e provavelmente vai ganhar novos episódios.

Bom, se você não acredita na gente, acredite na Maísa!

Por Alexandre Levy


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque

Por favor, anexe uma imagem com 920 pixels de largura e 625 pixels de altura.