Ministério do Turismo e SANTANDER
apresentam
SPACE ADVENTURE
Exposição inédita, com mais de 300 itens de missões da NASA jamais exibidos na América Latina, chegou ao Brasil em 26 de agosto
O astronauta Charles Duke, um dos três homens vivos a pisar na Lua, veio ao Brasil especialmente para inaugurar a exposição
Ingressos já estão à venda em spaceadventure.com.br
“Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”. Cunhada por Neil Armstrong, primeiro homem na história a pisar na Lua, a frase resume o que é e o que será lembrado sempre como uma das maiores aventuras da humanidade – a busca de novas fronteiras no espaço sideral.
Para celebrar essa grande aventura, a exposição SPACE ADVENTURE já está na América Latina e no Brasil, no Estacionamento do Shopping Eldorado, em São Paulo. Programada para ser lançada no país em 2020, como um evento comemorativo das cinco décadas da chegada do homem à Lua, a exposição teve que ser adiada por causa da pandemia e desembarca agora no país ainda mais completa.
Reunidos pelo Museu e Centro de Educação Espacial COSMOSPHERE de Hutchinson, Kansas, os mais de 300 itens originais da agência espacial norte-americana permitem ao visitante vivenciar uma experiência única, como poder conferir de perto a mesa de controle de Houston e o relógio de contagem regressiva da decolagem dos foguetes, os trajes espaciais e computadores de bordo da Cápsula Apollo, a coleção completa das câmeras de fotografia e cinema utilizadas para capturar as famosas imagens da Lua, o cardápio completo dos alimentos do projeto Apollo, além de uma amostra de pedra lunar e muitos outros itens históricos.
Apresentada pelo Ministério do Turismo e pelo Santander Brasil, com patrocínio da CLARO e apoio do Shopping Eldorado, a exposição exibe, pela primeira na América Latina, uma das maiores coleções de artefatos originais da NASA, referentes aos Projetos MERCURY, GEMINI e APOLLO, responsáveis pela ida do Homem à Lua.
A comemoração não estaria completa sem a presença de um dos maiores protagonistas dessa história, o astronauta Charles Duke, um dos três homens ainda vivos que pisaram na Lua, que veio ao Brasil especialmente para a inauguração da SPACE ADVENTURE e compartilhou suas experiências extraordinárias. Responsável em 1969 pela comunicação com os astronautas na missão Apollo 11, Charles Duke foi o piloto do Módulo Lunar Orion, na missão Apollo 16, em 1971, quando permaneceu cerca de 20 horas em solo lunar coletando quase 100 kgs de rochas e realizando diversas experiências científicas na área mais geograficamente acidentada da Lua.
Além da SPACE ADVENTURE e as conquistas históricas do passado, o público brasileiro também pode conferir em primeira mão os projetos futuros da NASA na exposição FUTURO ESPACIAL que está em cartaz no Farol SANTANDER. Assim, passado e futuro irão dar ao público uma visão única da dimensão da exploração espacial pela humanidade.
A vinda da SPACE ADVENTURE e da FUTURO ESPACIAL para a América do Sul são uma iniciativa da BLAST Entertainment, empresa da DC SET Group, responsável, entre outros, por trazer ao país a exposição ELVIS EXPERIENCE, que pela primeira vez na história expôs objetos do “Rei do Rock” fora de Graceland.
A SPACE ADVENTURE
Um espaço climatizado de 2.500m² foi especialmente criado no estacionamento do Shopping Eldorado para receber a mostra inédita, que apresenta, entre outras relíquias, réplicas em tamanho real da cápsula APOLO 11, do Modulo lunar que pousou na lua, o “ROVING“, veículo de quatro rodas conhecido popularmente como “Buggy lunar”, além de réplicas reduzidas do foguete Saturno 5 e das naves TITAN e JUNO e uma amostra de pedra lunar
Entre as muitas peças exibidas estão raridades como a mesa de controle de Houston e o relógio de contagem regressiva que acompanhou as viagens do homem ao espaço e à Lua. Trajes espaciais que são verdadeiras mini naves espaciais são exibidos inteiros e em peças separadas, como capacetes, luvas e botas. O público também pode conhecer os alimentos que podiam ser armazenados por décadas e os itens desenvolvidos para cuidar da higiene pessoal dos astronautas,
Toda a parte de tecnologia das primeiras missões espaciais também está contemplada na exposição, que traz para o público motores, os primeiros computadores usados na década de 60, ferramentas, caixas de coleta do material lunar, os painéis de controle das naves, os rádios usados para a comunicação entre as naves e a terra e os aparelhos que filtravam o ar dentro dos pequenos módulos. E se tudo isso foi importante para garantir a viagem e a vida dos tripulantes, não podemos esquecer de câmeras e filmadoras que mostraram para o resto do mundo o que só os astronautas viram de perto: a Terra é azul!
Unindo entretenimento e educação, a exposição conta ainda com uma grande gama de imagens e filmes que documentaram as operações ao longo da história. Times de especialistas brasileiros da USP e do ITA criaram o conteúdo informativo para os visitantes, que também contarão com monitores treinados e especializados, tour guiado e palestras programadas sobre o assunto.
Comandante do Módulo Lunar Orion, da missão Apollo XVI, um dos 12 homens a pisar em solo lunar, Charles Duke veio ao Brasil para inaugurar a exposição
Enquanto o passado e o futuro da ciência espacial serão explorados por diversas gerações de brasileiros nas duas exposições, a missão se completou assim que o lendário astronauta Charles Duke chegou ao Brasil para a inauguração da SPACE ADVENTURE. Duke, um dos três homens ainda vivos que pisaram na Lua e, com certeza, o que tem mais histórias para contar, participou de palestras e entrevistas para compartilhar suas experiências extraordinárias.
Em 1969, Duke foi o CAPCOM (o profissional da NASA que se comunica em tempo real com os astronautas no espaço durante as missões) da missão Apollo 11 em Houston e suas primeiras palavras a Neil Armstrong e Buzz Aldrin, assim que eles avisaram que pousaram na Lua (“Houston, aqui Base da Tranquilidade. A Águia pousou.”) ficaram famosas no mundo inteiro, através da transmissão de TV: “Entendido, Base da Tranquilidade, recebemos sua mensagem do solo. Vocês fizeram um monte de caras ficarem azuis por aqui. Já podemos respirar de novo. Muito obrigado“.
Em 1971, Duke tornou-se o décimo homem a pisar na Lua como piloto do Módulo Lunar Orion, na missão Apollo XVI, junto com o astronauta John Young, na quinta missão tripulada do Programa Apollo, que pousou na montanhosa região lunar de Descartes. O Orion passou 71 horas pousado na Lua e Duke ficou 20 horas sobre a superfície, coletando quase 100 kgs de rochas e realizando diversas experiências científicas, na área mais geograficamente acidentada da Lua.
A FUTURO ESPACIAL
Como uma preparação para voar alto nesta aventura espacial do homem e ver de perto o passado e as conquistas históricas que nos trouxeram até aqui, o público brasileiro já pode conferir os projetos futuros da NASA na exposição – Futuro Espacial – que está em cartaz no Farol SANTANDER.
A exposição mostra a retomada da conquista da Lua, os desafios para se chegar a Marte, a nova geração de foguetes, trajes, veículos e robôs, o avanço das estações espaciais e os muitos projetos da ciência nessa retomada da exploração em busca de ir mais além rumo ao universo inexplorado.
Um dos principais focos da exposição é o Programa Artemis, que vai realizar missões tripuladas para a Lua a partir de 2024, levando inclusive a primeira mulher astronauta que pisará em nosso satélite. O programa também preparará o caminho para as primeiras missões tripuladas para Marte. A exposição é apresentada pelo Santander Brasil.
Sobre a DC Set Group
Fundada em 1979, a DC Set Group reúne empresas e iniciativas ligadas à cultura e esporte em oito verticais de negócio. O grupo atua como um hub de inovação em entretenimento, sendo uma das pioneiras em gestão de talentos e espaços, festivais de música e shows internacionais, além da realização de exposições e espetáculos artísticos; palestras e conferências; produção de conteúdo e organização de ligas e competições esportivas. A DC Set Group gerencia também a carreira do cantor Roberto Carlos.
www.dcset.com.br
https://www.facebook.com/dcsetgroup
https://www.instagram.com/dcset
Para mais informações:
MIDIORAMA COMUNICAÇÃO – Assessoria de Comunicação SPACE ADVENTURE
Midiorama.com
(21 2497 1779
[email protected]
Alexandre Dayrell: [email protected]
Ana Beatriz Coelho: [email protected]
Horácio Brandão: [email protected]
IMPRENSA | DC SET GROUP
Livia Matsumoto
[email protected]
(11) 98557-9713
MARRA COMUNICAÇÃO – Assessoria de Imprensa Santander/Farol Santander
Vinícius Oliveira: [email protected] – 11 95946-2063
Luiz Lamboglia: [email protected] – 11 99179-1917
Paulo Marra: [email protected] – 11 99255-3149
Redação: [email protected] – 11 3258-4780
Site: http://marracomunica.com.br
A MIDIORAMA é responsável pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação. Qualquer assunto relacionado à venda de ingressos deve ser tratado diretamente com a empresa responsável por sua comercialização.