Domingo, último dia da Comic Con. Depois de 3 dias intensos e incríveis, a Netflix reservou o melhor para o final, em uma coletiva realizada dentro da CCXP para a imprensa. A primeira coletiva foi da série brasileira “3%” que reuniu Bianca Comparato, Rafael Lozano, Michel Gomes, Rodolfo Valente, Vaneza Oliveira e Viviane Porto.
3%
Para começar a coletiva, os atores falaram um pouco sobre seus personagens, já que a série teve sua estreia bem recente na Netflix. Bianca comentou que a maior diferença de “3%” é o gênero da série, e que essa é a maior diferença comparando com séries brasileiras. Ainda conversando sobre o piloto da série que estava no youtube anos atrás, as maiores diferenças são que agora os personagens são mais humanos. Outro assunto abordado foi as críticas que a série está tendo, e Bianca respondeu que isso leva a algo que eles podem rever na segunda temporada, e que ela está acompanhando as críticas nacionais e até internacionais (a série já confirmou a próxima edição, esse foi um dos assuntos do painel!).
Também comentaram sobre a preparação para os personagens, e sobre as provas da série para passar para o Maralto. Bianca respondeu que ficou uma semana tentando se preparar em casa para a gravação da prova dos cubos. Michel também comentou que levou o cubo para casa e eles sempre conversavam com o elenco para perguntar se eles estavam conseguindo montar, mas que depois de uma semana ele já sabia montar de todos os jeitos. Ele também disse que a galera que estava na Comic Con não estava conseguindo montar o cubo, apenas poucos. Sobre o Maralto, Vaneza disse que é uma pergunta difícil e que ela não consegue definir como seria para ela, mas que com certeza não entrariam pernilongos lá!
Shadowhunters
Katherine McNamara, Dominic Sherwood, Emeraude Toubia, Matthew Daddario e Alberto Rosende da série Shadowhunters estavam presentes e conversaram com a imprensa sobre a 2ª temporada, que tem estréia marcada para janeiro.
“Ainda tem muito para vir, as relações dos personagens serão exploradas, poderemos ainda ver um lado diferente de cada um”, disse Katherine, quando foi perguntada sobre o que o público pode esperar da próxima temporada. Dominic comentou que o passado deles também será explorado, que poderemos saber mais sobre de onde eles vem, e isso é algo que será perceptível logo no começo da temporada com o desenvolvimento dos personagens. Também comentaram que Jace, Alec e Izzy, serão vistos por flashbacks na temporada.
Na coletiva também comentaram sobre a entrada de Sebastian na segunda temporada da série. Alberto garantiu que os showrunners sempre se preocupam em explorar os personagens, e o mesmo também ocorrerá com ele. Alberto ainda falou sobre o carinho dos fãs, e que os atores se entregam ao máximo nos papéis porque sabem o quando os fãs adoram esses personagens. Já Emeraude, disse que a responsabilidade é grande de assumir o papel de uma personagem tão querida pelo público.
Outra pergunta, foi sobre o que a nova temporada tem em semelhança com o segundo livro, e como será a relação de Jace com Valentine, se tempos sombrios virão para ele. Katherine respondeu que a segunda temporada terá diversas referências ao livro, e com isso alguém disse que a pergunta era pro Dominic, e ele respondeu que as mulheres respondem primeiro, mas ele complementou que a relação de Jace com Valentine não terminará muito bem… Mas é só isso que ele pode falar sem dar spoilers, mas que pelos teasers dá para ter uma noção do que irá acontecer no começo.
Emeraude comentou que é importante termos personagens femininos com papéis fortes na TV, ainda mais com tudo que tem acontecido pelo mundo. A última pergunta foi sobre quais sagas populares eles gostariam de participar. Emeraude disse de forma bem rápida “Marvel!”, como se já estivesse com a resposta na ponta da língua. Kat que também é fã de Star Wars, disse que gostaria de participar de algum filme. Além da coletiva, o elenco deu autógrafos para 150 fãs que conseguiram pegar pulseira, detalhe que elas esgotaram em menos de 5 minutos! O elenco também participou do painel da Netflix, que contou com novidades de “Shadowhunters”, “Desventuras em Série”, “3%” e “Sense8”!
Bate papo com o elenco de Shadowhunters
Antes da coletiva, tivemos a oportunidade de uma rápida mas inesquecível conversa com o elenco. Comentamos sobre os rumos da segunda temporada, o amor dos fãs brasileiros e a diferença brutal que tem aparecido no material da primeira e da segunda temporada. Já que os posters que tem saído são mais sombrios, e mostram uma forma diferente de apresentar os personagens.
“O material que tem sido divulgado da temporada, mostra mais da ideia de explorar a individualidade de cada personagem. A série não vai se aprofundar de uma forma mais sombria, mas sim de forma humana”, disse Katherine. Ela que estava sempre atenciosa enquanto conversávamos com ela.
Ainda falamos do carinho dos fãs brasileiros, e que como a vinda deles para o Brasil foi muito rápida, muitos fãs não teriam a oportunidade de vê-los. Também contamos para eles que as pulseiras de autógrafos acabaram muito rápido, e eles agradeceram muito todo o carinho e suporte que os fãs brasileiros tem dado desde começo da série, quando eles foram divulgados como personagens de Shadowhunters. Matthew comentou que eles pretendem sim voltar, já que muitos fãs não tiveram a oportunidade de conhecê-los. Depois da nossa conversa com o elenco, eles ficavam sempre indo até a janela dar tchau para os fãs e estavam de olho nas redes sociais também. Outra coisa que temos que falar é que todos são bem atenciosos, e engraçados! Dominic e Alberto pareciam melhores amigos o tempo todo, e os dois tiraram um sarro da Kat quando entramos na sala e tinha uma cadeira faltando, dizendo que ela ficaria em pé por ter sido a última a entrar na sala.
Desventuras em Série
Neil Patrick Harris deu um show de simpatia e provou porque é um dos atores mais adorados da atualidade. O ator que ficou mundialmente conhecido pelo papel de Barney Stinson em “How I Met Your Mother”, veio ao país para divulgar sua nova série: “Desventuras em Série”.
A série é baseada na série de livros de Daniel Handler sob o pseudônimo de Lemony Snicket, e já foi adaptada para o cinema em 2004. Agora, Neil Patrick Harris assume a posição anterior de Jim Carrey no papel de Conde Olaf. Neil disse que “não queria que os disfarces parecessem exatamente com os que Jim Carrey usou, pra que não parecesse que havia uma única forma de fazer aquilo visualmente”, e disse também que não conseguia imaginar Conde Olaf com a voz descrita no livro (que seria fina e enferrujada), então criou algo diferente para o personagem.
Além disso, também disse que a construção do personagem foi fácil por ter 13 livros como referência, porém existia uma grande responsabilidade nesse personagem. Em outro momento, Neil compartilhou que Daniel Handler não queria que ele assistisse o filme antes das gravações, mas que leu o primeiro livro antes do script, e só então assistiu o filme (ainda contra a vontade de Daniel Handler), e adicionou que só fez isso porque gosta de trabalhar com muita informação.
Neil ainda falou sobre as crianças com que divide a tela: Malina Weissman e Louis Hynes. Ele disse que logo que entrou para série queria saber quem interpretaria os irmãos Baudelaire, e comentou também sobre a diferença entre eles, já que Malina tem uma certa experiência e Louis está começando agora. Como ele também foi uma ator mirim, disse que entende as dificuldades em conciliar ensaios, gravações e escola. Mesmo durante a divulgação de um novo trabalho, Neil não consegue fugir de seu papel mais marcante.
Ao ser perguntado por uma jornalista como ele acharia que Barney Stinson paqueraria uma modelo da Playboy, ele respondeu que “ele diria que era algum explorador internacional que tinha contraído uma doença rara que só pode ser curada através de sucção genital, e que ela seria a única pessoa que poderia curá-lo, extrair o veneno. É uma piada sobre sexo oral”, que acabou divertindo todos presentes na sala.
Os oito episódios de Desventuras em Série estreiam na Netflix em 13 de janeiro.
Sense8
Os Sensates voltaram ao Brasil pela segunda vez no ano, só que dessa vez para divulgar o especial de Natal e a segunda temporada que chega em 2017. Tina Desai, Brian J. Smith e Miguel Ángel Silvestre concederam a última coletiva de imprensa da Netflix na CCXP 2016.
A primeira coisa abordada na coletiva foi a situação em que se encontram os personagens na próxima temporada. Brian disse que Will encontra uma maneira de manter os Sussurros fora de sua mente através de drogas, e que é interessante um policial que precisa se viciar drogas. Tina diz que Kala está dividida entre seus sentimentos por Raj e Wolfgang. E Miguel diz que Lito agora tem que lidar com a sua sexualidade exposta publicamente. Tina acrescentou que a primeira temporada é sobre como eles se descobriram como sensates, e a segunda temporada é sobre eles realmente vivendo como sensates, com mais interações.
A primeira pergunta ao abrirem para os jornalistas foi sobre a série ser popularmente conhecida por suas cenas de sexo. Brian respondeu que “Lana (Wachowski) tem uma linda filosofia aberta sobre cenas de sexo e eu acho que é triste que isso seja revolucionário”. Ele ainda adicionou que acha triste pensar que sexo vira notícia. E ele acha que a forma como Lana aborda esta questão na série, pode mudar a forma que as pessoas pensam. Tina respondeu que acha que os brasileiros, principalmente, respondem bem a série não pelas cenas de sexo, e sim por todos os problemas sociais abordados por ela. Mudando o assunto para a Parada do orgulho LGBT em São Paulo, onde gravaram cenas para a segunda temporada, Miguel disse que Lana orquestrava na hora quem iria beijar quem, e que os gritos e aplausos do público ajudaram no momento.
Brian disse que Max beija muito bem, e que essas cenas em que todos se beijam não acontece sempre, foi uma celebração, um bom momento. Brian comentou sobre as dificuldades dos sensates, dando como exemplo o Will ser um policial e o Wolfgang ser um ladrão, e brincou com o Miguel que o Will com certeza gosta do Lito, mas que existe a conexão, já que sempre que tem algum problema, ou quando estão tristes, acabam se encontrando, e resumiu que é um relacionamento de necessidade, já que precisam de algo dos outros. Em outro momento, Brian contou que Lana descobre os medos de cada ator e coloca aquilo em cena, que ela gosta de desafiá-los. Disse que um respectivo ator tinha medo de altura, e teve que gravar uma cena pulando de um penhasco (infelizmente, a cena foi cortada), contou que ele mesmo não gosta de ficar embaixo d’agua, e com isso Lana escreveu uma cena em que todos ficam embaixo d’agua.
Um jornalista questionou qual a mensagem que eles achavam que a série passava para as minorias, agora que Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos. A primeira reação foi do Brian, dizendo que tudo que a série transmite, é anti-Trump, que era quase como se a Lana soubesse que isso iria acontecer, e ela estava fazendo algo antes que acontecesse. Disse que é preciso gente como ela, erguendo a voz, nos ajudando a se conectar e não se transformar em pessoas como os que apoiam Trump. Ao ser abordado sobre a cena com Jamie Clayton, em que a Nomi desabafa com o Lito sobre a agressão que sofreu quando criança, Miguel disse que aquele dia foi muito especial, que Jamie estava quebrada por dentro mas estava forte. Continuou dizendo que Jamie é uma pessoa muito feliz, e que na segunda temporada Nomi ajuda bastante o Lito.
Levando o assunto para os preconceitos contra LGBT, ele enalteceu as pessoas que passam por ódio, que brigam conta o sistema com orgulho, e que ele valoriza muito transgêneros pelo que eles representam, e também aos gays, dizendo que muitos gays acham que não são mais uma minoria, mas eles ainda representam essa batalha. E finalizou que ele entendeu a felicidade de Jamie por isso, por ela ser feliz por ser quem ela é. Uma pergunta importante foi sobre a novidade no elenco, Toby Onwumere, que substitui Aml Ameen no papel de Capheus. Brian disse que Toby é ótimo, se tornou um amigo muito próximo, que acredita que o universo manda as pessoas que você precisa ter na sua vida, que eles precisavam do Toby, que ele ligou algo na série. Comentou que esse foi o primeiro trabalho profissional dele, e que ele foi tão gracioso, positivo e divertido. Miguel concordou e disse que ele é muito especial. Tina brincou que ele também é um pirralho, que ele está totalmente fora de controle, mas que a energia e o entusiasmo dele juntou o elenco.
A última pergunta foi sobre quem eles gostariam que fosse seus sensates na vida real. Tina foi a primeira a responder dizendo Robert Downey Jr e Johnny Depp. Logo em seguida Miguel disse que gostaria de ser sensate com a Jennifer Lawrence, mas que se pudesse mesmo, seria com o Philip Seymour Hoffman. Brian disse que provavelmente vai acordar as quatro da manhã pensando numa resposta melhor pra essa pergunta, mas que no momento seria alguém na equipe de transição do Trump, pra entender como eles são da forma que eles são, ou porque ele é da forma que ele é.
O especial de Natal de Sense8 chega ao Netflix em 23 de Dezembro, enquanto a segunda temporada com dez novos episódios chega em 5 de Maio de 2017.
Fotos e texto por Balde de Pipoca