O nordeste brasileiro é riquíssimo tanto em natureza quanto em cultura. É o celeiro de muitos gênios da música nacional e grandes composições embalam gerações. O que dizer de Luiz Gonzaga, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan, Zé Ramalho, Fagner, Elba Ramalho, Raul Seixas, Chico Science, Carlinhos Brown, Pitty, Maria Bethania e muitos outros grandes artistas nordestinos?! São pérolas da cultura brasileira!
Hoje (08/10) é o Dia do Nordestino e decidimos listar 8 músicas (de raiz nordestina) que ganharam o Brasil e algumas até o mundo. Afinal, ouvir música boa nunca é demais e relembrar grandes poesias é sempre bom para a alma.
Asa Branca
Neste vídeo, o rei do baião Luiz Gonzaga divide o palco com Fagner e Sivuca. Os intépretes nascidos em Pernambuco, Ceará e Paraíba reunidos para tocar e cantar o maior hino nordestino: Asa Branca.
“…Quando o verde dos seus olhos, se espalhar na plantação / Eu te asseguro, não chore não, viu?! Que eu voltarei, viu?! Meu coração…”
Odara
Uma das pérolas compostas, em 1978, pelo incrível Caetano Veloso.
“…Deixa eu dançar pro meu corpo ficar odara / Minha cara minha cuca ficar odara…”
A Novidade
Um dos muitos sucessos e poesias do gênio Gilberto Gil.
“Andar com fé eu vou… Que a fé não costuma faiá…”
Gita
Que tal um pouco de rock?! Raul Seixas nasceu na Bahia e cantava seu rock cheio de sotaque. Toca Raul!
“Eu sou o medo do fraco, a força da imaginação, o blefe do jogador. Eu sou, eu fui, eu vou”
Maracatu Atômico
Chico Science & Nação Zumbi trazem seu rock pós-punk de muita qualidade. Tidos como uma das bandas nacionais mais influentes de todos os tempos, os pernambucanos lançaram o movimento “Manguebeat” que mistura ritmos regionais, como o Maracatu, ao rock, eletrônico e hip hop.
“O bico do beija-flor, beija a flor, beija a flor… Toda fauna flora grita de amor. Quem segura o porta-estandarte tem a arte, tem a arte… E aqui passa com raça eletrônico maracatu atômico”
Flor de Lis
O alagoano Djavan, nasceu em Maceió e se tornou um dos maiores compositores do Brasil. São tantas músicas maravilhosas que fica muito difícil escolher uma só.
“E o meu jardim da vida… Ressecou, morreu /Do pé que brotou Maria, nem margarida nasceu”
De Volta Pro Aconchego
Gravada pela maravilhosa Elba Ramalho, a canção de Dominguinhos e Nando Cordel é pura poesia. No vídeo Elba divide o palco com Dominguinhos.
“Pra mim tu és a estrela mais linda. Teus olhos me prendem, fascinam! A paz que eu gosto de ter.”
Espumas ao Vento
Essa canção foi composta pelo pernambucano Accioly Neto, e ficou eternizada na voz do incrível Fagner. A canção também já foi gravada em ritmo de forró por vários artistas.
“Sei que aí dentro ainda mora um pedacinho de mim, um grande amor não se acaba assim… Feitos espumas ao vento.”
Frevo Mulher
Composição de Zé Ramalho, a música mistura frevo com forró e só poderia ser sucesso.
“Quantos aqui ouvem os olhos eram de fé… Quantos elementos amam aquela mulher”
We Are Carnaval
Ninguém melhor do que a diva Ivete Sangalo para puxar o hino de todos os carnavais da Bahia. No vídeo Ivete ainda está no mesmo palco que grandes nomes do Axé Music.
“Ah, que bom você chegou… Bem-vindo a Salvador, coração do Brasil.”
Selecionamos DEZ sucessos mas poderiam ser mais com facilidade… Que nosso nordeste continue formando artistas e trazendo música da melhor qualidade para o Brasil.
Por Natália Brandão