Um ano recheado de grandes atrações do rock no Brasil e depois de quase 100 shows, chega a hora daquela famigerada lista de melhores shows do ano, onde como pré-requisito para elaborar a lista, foram analisados: infraestrutura, luzes, qualidade de som, benefícios ao público e, claro, a postura da banda no palco!
Vale ressaltar também que foram analisados apenas os eventos que pudemos estar presentes. Em virtude de em cada fim de semana, termos 2 ou 3 shows internacionais, a tarefa de estar em todos se torna praticamente impossível.
#10 – Rock in Rio na Cidade do Rock no Rio de Janeiro
O Rock in Rio e sua devastadora montanha de críticos que mais reclamam em redes sociais do que efetivamente frequentam qualquer tipo de show: teve um line up de primeira, e reclamar de um dia que tivemos os brasileiros do Angra e Noturnall, e da presença internacional de Ministry, Korn, Motley Crue e Metallica soa pretensioso demais.
#09 – SP Metal no SESC Belenzinho
Um evento nostálgico onde várias bandas, que participaram da coletânea que deu o pontapé inicial ao heavy metal no país, se juntaram apenas para participar deste festival. Ver a consagração de bandas como o Korzus e Salário Mínimo trouxe a vários quarentões lágrimas nos olhos ao verem clássicos dos anos 80 serem tocados pela primeira vez ao vivo.
#08 – Dr. Sin no Sesc Belenzinho
Um dos primeiros shows da turnê Intactus, que dias depois seria oficializada como sendo a última tour deste maravilhoso power trio. A qualidade de som e luz, poucas vezes vistas em qualquer evento musical, foi um diferencial que fez deste sem dúvida um dos grandes shows do ano.
#07 – Metal Singers no Pirilampus Bar em Sorocaba
A turnê, com quatro grandes vocalistas do heavy metal (UDO, Ripper, Blaze e Viscera) e com suporte de uma excelente banda de apoio brasileira, foi um dos grandes acontecimentos do ano! Optamos pelo show de estreia da tour, em função da qualidade de luz e som que o bar no interior de são Paulo proporcionou.
#06 – Cannibal Corpse e Testament no Opinião em Porto Alegre
Uma devastação sonora: o encontro de duas bandas emblemáticas que tocaram todos os clássicos de cada banda de quase 30 anos de carreira. Essa foi a marca registrada da tour que alcançou o país de norte a sul e este show em Porto Alegre foi considerado o melhor de todos os shows segundo avaliação da própria banda.
#05 – Camisa de Venus no SESC Vila Mariana
A volta da banda Camisa de Venus, uma das bandas mais emblemáticas do cenário chamado pop-rock no Brasil, e a mistura de membros clássicos com novos trouxe uma energia descomunal ao palco. Ver novamente clássicos como “O Adventista”, “Beth Morreu”, “Só o fim”, entre outros… é uma aula para bandas surgidas pós anos 90, que acham que o Rock não precisa de atitude. O Camisa sobe ao palco e “Bota pra F…”, literalmente, como é a faixa que iniciou cada show desta tour.
#04 – Monster of Rock (Dia 1) na Arena Anhembi
Claro que um festival deste porte deve estar em qualquer lista que analise o rock, e o primeiro dia, além do show sempre fantástico de Ozzy Osbourne, vale destacar o Rival Sons e Judas Priest (que embora tenha tocado nos dois dias, o do primeiro foi muito superior e um dos destaques do festival). Ozzy no palco é Ozzy no Palco, é daquele tipo de pessoas que queremos que seja um Highlander e continue fazendo o mesmo daqui 100 anos.
#03 – Monster of Rock (Dia 2) na Arena Anhembi
Antes de falar da atração principal, temos que destacar duas bandas: primeiro o Manowar, que depois de ter feito um show pavoroso em sua última passagem pelo Brasil em 2010, corrigiu o erro da última apresentação e fez um show de estourar qualquer ouvido; e, sem dúvida, o melhor do festival foi o Steel Panther que trouxe o espírito do rock’n’roll de volta e conquistou uma legião de fãs que chegaram cedo ao festival apenas para ver a banda americana.
O Kiss é sempre um show a parte, mesmo se todos tivessem uma diarreia, o show seria excepciconal. É a banda que nasceu para um palco: show, iluminação, tudo perfeito! Ensaiado para divertir seus fãs que fazem tudo parecer uma religião de tão grande que é o fanatismo pelo Kiss. Se viesse toda semana, valeria a pena ir em todos os shows.
#02 – Nightwish no Tom Brasil em São Paulo
Quem já tinha visto o show de 2012 em São Paulo, sabia que show seria bom. Mas o que a banda fez naquele palco foi absurdo: banda entrosada, fazendo que o show do Rock in Rio parecesse um ensaio aberto, com todos os músicos esbanjando carisma, principalmente Floor Jansen e com um set perfeito deixou a plateia sold out completamente satisfeita.
#01 – David Gilmour no Allianz Park em São Paulo
Não há o que dizer, o feeling do Pink Floyd pela primeira vez no Brasil, com uma produção perfeita, com som e luz de deixar o queixo estatelado no chão. Tocando os maiores clássicos, várias surpresas da época de sua ex-banda e com músicas emblemáticas de sua perfeita carreira solo, fez o diferencial de mostrar porque grandes ícones do rock quando chegam não deixam pedra sobre pedra. E certamente será uma apresentação que ficará na cabeça de todos que estiveram em qualquer um dos 4 shows que o músico fez no Brasil.
Esta foi a nossa lista da Ilha do Metal. Qual show você adicionaria?
10) Rock in Rio
9) Camisa de Venus
8) SP Metal
7) Metal Singers
6) Cannibal Corpse e Testament
5) Dr Sin
4) Monster of Rock (Ozzy)
3) Monster of Rock (Kiss)
2) Nightwish
1) David Gilmour
Por A Ilha do Metal