Houston, We Have a Problem Solution!
Nascida em Houston, cidade americana famosa nos filmes de viagem ao espaço, Beyoncé veio ao mundo para brilhar. Cantora desde criança, a então little Queen B (a pequena Rainha B) já tinha uma estrada mágica construída pelo universo para que ela caminhasse e chegasse lindamente ao topo do mundo.
E olha que não foi preciso esperar tanto para que pudéssemos vê-la em ação. Nascida no início dos anos 1980, em 1997-98 ela já explodia como vocalista do grupo Destiny’s Child.
Alguns anos depois, em 2003 precisamente, a cantora decidiu apostar em uma carreira solo e daí brotou, naquele mesmo ano, seu icônico álbum Dangerously in Love. Entretanto, antes de sua estreia como cantora solo ela deu início aos seus trabalhos como atriz, no filme Carmen: A Hip Hopera, de 2001.
Pronto! Neste momento já nos deparavámos com uma Beyoncé cantora, dançarina e atriz. Esse contexto permanece até os dias de hoje e por isso mesmo decidimos analisar tudo o que uma das maiores divas do pop fez nessas áreas e colocar em ordem de importância.
Fizemos um Top 5 de momentos inesquecíveis de Beyoncé.
Vamos começar!
5 – [Música] Say My Name
Foi no grupo Destiny’s Child que Beyoncé se apresentou para o mundo. Ela, ao lado de Kelly Rowland, LaTavia Roberson e LeToya Luckett, lançou, em 1998, o explosivo segundo álbum do grupo, chamado The Writing’s on the Wall. Desse álbum veio a canção Say My Name, que virou febre naquele ano (venceu 2 Grammys e 1 VMA) e que até hoje qualquer pessoas na face da Terra sabe cantar, mesmo não sabendo exatamente de quem se trata. Essa música teve uma importância muito grande para a consolidação das meninas do Destiny’s, e também para Beyoncé, que passou a ser notada como futura popstar solo.
4 – [Clipe] Crazy in Love
Eis que Beyoncé começa a sua jornada como cantora solo. Haviam muitas dúvidas sobre o fato de que ela realmente conseguiria ter o mesmo sucesso que estava tendo até então com o Destiny’s Child. Essas dúvidas, entretanto, foram pulverizadas quando o clipe de Crazy in Love, principal single de seu álbum de estreia, debutou na televisão. O clipe é um dos mais sensuais e maravilhosos dos anos 2000 e transformou a Queen B em uma popstar global, sendo cantada em cada canto do mundo. A música ajudou, mas, definitivamente, foi o clipe, e as suas danças, que catapultaram Beyoncé ao estrelato global.
3 – [Dança] Single Ladies (Put a Ring on It)
Single Ladies é uma canção do terceiro trabalho solo de Beyoncé, I Am Sasha Fierce, que ficou famosa (famosa é pouco) por causa da coreografia da cantora. Esta provavelmente deve ser uma das danças mais copiadas e parodiadas da história da música pop. O clipe apresenta a coreografia de J-Setting, inspirada por Mexican Breakfast, uma dança de 1969 coreografada por Bob Fosse. Virou mania mundial, e certamente você já deve ter dançado em alguma festa de formatura.
2 – [Álbum] Beyoncé, 2013
Este álbum certamente vai parar nos cases de sucesso da história do entretenimento. Lançado sem qualquer alarde, publicidade, anuncio… nada. Ele simplesmente foi lançado e descrito com um trabalho audiovisual, já que o projeto contava com quatorze faixas e dezesseis vídeos musicais gravados durante 2013, em vários lugares do mundo, como Houston, Nova Iorque, Paris, Sydney, Trancoso e Rio de Janeiro. Sem alarde algum no lançamento, a primeira ideia que vinha à mente era: será um fracasso! Todos enganados! Beyoncé 2013 pode ser considerado o melhor álbum da cantora até aqui, um dos mais influentes das últimas décadas e com canções simplesmente geniais como Pretty Hurts, XO e Drunk in Love.
1 – [Cinema] Dreamgirls (Dreamgirls – Em busca de um sonho)
Para fechar com chave de ouro essa lista, vamos falar do lado atriz de Beyoncé. Já vimos que a sua estreia no cinema aconteceu em 2001, porém foi em 2006 que a cantora fez seu mais marcante trabalho, que lhe deu, de uma vez por todas, o respeito como atriz. O filme é um dos mais bacanas dos anos 2000 e venceu Oscar, Globo de Ouro e muitas outras premiações no ano. Beyoncé foi indicada ao Globo de Ouro, mais que merecidamente. A cantora deu vida a personagem Deena Jones, baseada em Diana Ross. Seu trabalho impressionou, tanto como cantora (afinal, o filme é um musical), quanto pela sua atuação dramática.
E assim terminamos o Top 5 Beyoncé.
Por Cabine Cultural