Nessa semana, a faixa ‘Truth Hurts’, de Lizzo, alcançou a posição #6 na Billboard Hot 100, a parada de singles mais importante do mundo. Nós já tínhamos avisado que Melissa Viviane Jefferson seria 100% THAT B**CH!
Esse caso em específico merece ser aprofundado visto que algo curioso aconteceu com a música. ‘Truth Hurts’ foi lançada em 2017 com clipe, mas apenas em 2019, dois anos depois, que ela está sendo reconhecida pelo mainstream. Em uma era do imediatismo e das redes sociais, esse ponto se torna algo totalmente imprevisível e fora da curva.
O álbum “Cuz I Love You” , lançado esse ano, trouxe o hit ‘Juice’. Já a faixa citada anteriormente entrou apenas na versão deluxe, ou seja, não está nem na tracklist original do projeto. A carreira de Lizzo se iniciou em 2013, com seu primeiro álbum mas o “Cuz I Love You” foi o primeiro lançado pela gravadora Atlantic Records, talvez daí poderemos entender melhor o fenômeno.
~Se você vive nesse mundo, sabe que o investimento de uma gravadora grande ainda faz toda a diferença na vida de uma artista ~ e foi assim que tudo começou.
O álbum e o “começo”
Na tentativa de emplacar ‘Juice’, em janeiro de 2019, a divulgação contou com várias apresentações nos programas de TV de maior audiência nos EUA como Ellen Degeneres, Jimmy Kimmel e Jimmy Fallon. Com um clipe incrível e reconhecimento no meio, o single chegou ao pico de #93 no Hot 100.
Durante o lipsync battle, Monet x Change e Kameron Michaels dublaram ‘Good as Hell’, outra faixa dela, que também lançou um clipe de ‘Juice’ com algumas das drags. Vale ressaltar que a diva também participou do programa uma das juradas da 10ª temporada.
Em paralelo, ‘Truth Hurts’ começou a ser trabalhada. Mesmo com o clipe lançado no dia 25 de setembro de 2017, a gravadora decidiu colocar a versão no relançamento do álbum e começar a trabalhar nela como um single.
“Alguém Especial”
O filme da Netflix que estreou no final de abril conta com uma cena icônica das personagens principais cantando a faixa que vinha ser o maior hit da cantora. Isso definitivamente ajudou na divulgação. No próprio vídeo é possível ver que entre os comentários mais curtidos estão pessoas que passaram a conhecer a faixa por essa cena especificamente.
BET Awards
Talvez o momento mais “vira a chave” de sua carreira até então. A cantora se apresentou na premiação voltada ao público negro dos Estados Unidos. Entre os presentes curtindo sua música estavam ninguém menos que Rihanna e Tyler Perry.
Coachella e Glastonbury
Lizzo foi convidada para os maiores festivais do mundo. Mesmo não sendo headliner, foi uma ótima plataforma de divulgação para o single.
Pronto! O hit estava pronto! Conquistando cada vez mais artistas e fãs no mundo inteiro, Lizzo já conseguiu os holofotes para si e não deve demorar para lançar seu primeiro #1. A expectativa é que ‘Truth Hurts’ ainda alcance o #1 no Hot 100, depois de 2 anos. Seria realmente um feito histórico!
Por Alexandre Levy