zoom

Uberlist | De volta aos anos 90!


Na semana passada, uma playlist especial relembrou grandes sucessos dos anos 2000. Por que não voltar mais um pouco, então, e dar um rolê pelos hits dos anos 90?

Popularização do Windows, crescimento da internet, lançamento dos grandes videogames, surgimento do Internet Explorer, popularização do celular, difusão do CD e desenvolvimento do Linux. Com tanto desenvolvimento e novidade, não resta dúvida: os anos noventa foram o início da vida que conhecemos hoje e, consequentemente, um poço de nostalgia para quem tem entre 20 e 30 anos – gente que viveu o saudoso período entre infância e juventude nos últimos anos do século XX, quando o hip-hop ganhou personalidade e o grunge roubou a cena.

Falando em música – já que é impossível lembrar dos anos 90 e não sentir saudade de sua excelente trilha sonora – foi nesta década que o punk rock renasceu e o chamado pop punk surgiu, abrindo espaço para bandas que fariam sucesso na década seguinte. No Brasil a lambada explodiu com a novela “Rainha da Sucata”, o sertanejo começou a se popularizar e o pagode ganhou os palcos e os programas de auditório. Os saudosos anos 90 marcaram, ainda, a ascensão da música baiana como “mania nacional” e o nascimento do funk carioca (ou funk melody), puxados por MC Marcinho e a dupla Claudinho e Buchecha.

Para quem sentiu saudade, o Uber7 preparou uma playlist com algumas das canções mais nostálgicas e marcantes da década – e convida você a abrir o baú e cantar junto!

Os maiores sucessos da década de 90

Começamos por 1990 – e já com o “U Can’t Touch This”, de MC Hammer, para mexer o ombrinho. Na sequência, para agradar a todos os gostos, passamos pelo hino absoluto do New Kids On The Block, a primeira e única “Step By Step”e cantamos com Madonna, Warrant e Engenheiros do Hawaii até chegar na clássica “Everybody Dance Now”, do C&C Music Factory – o hit chiclete que abre a década com chave de ouro. Chegamos em 1991 com o “Ice Ice Baby”, de Vanilla Ice (com aquela dancinha maravilhosa), seguida por “Black Or White”, do Rei do Pop, que, aliás, revolucionou os anos noventa com um clipe modernão para a época! Para fechar o ano, tem ainda Spin Doctors, Nirvana e “Under The Bridge” do Red Hot Chilli Peppers, claro, porque ninguém é de ferro.

Entramos em 1992 com 4 Non Blondes e a maravilhosa “What’s Up?” – mas aguenta coração que tem também os hits do Ace of Base (quem nunca ficou com “all that she wants is another baby…” na cabeça?), Inner Circle, Sir Mix-A-Lot e o papai de Miley Cyrus com o clássico do country “Achy Breaky Heart”. Para 1993 guardamos a inesquecível “Macarena”, a nostálgica “Mr. Jones”, do Counting Crows, e a obrigatória e estranhamente atemporal “What Is Love”, do Haddaway. O ano seguinte, 1994, é dos brazucas, com Lulu Santos, Latino (ó baby me leeeeeva…), Cássia Eller, Cidade Negra e Skank, com “Jackie Tequila”.

O ano eclético de 1995 chega chegando com Mamonas Assassinas e o “Robocop Gay”, seguida por “Wonderwall”, do Oasis, e “Ironic”, da Alanis Morissette. O ano traz ainda aquelas músicas com pegada de trilha sonora, como “Don’t Speak” do No Doubt e “One Of Us” da Joan Osbourne – sem esquecer das mais alegrinhas, que ficam por conta de Montell Jordan e Ini Kamoze, dois nomes que talvez você não lembre, até dar o play na música. Entramos em 1996 com o “Lovefool”, do The Cardigans, passamos por Notorious BIG e dançamos com a clássica “Wannabe”, das Spice Girls. Tudo isso para chegar em 1997 ao som de Claudinho e Buchecha, representado pela saudosa “Quero Te Encontrar”, Paralamas do Sucesso e Skank de novo, agora com “Garota Nacional”.

Para não fazer feio, 1997 vem ainda com “Torn”, de Natalia Imbruglia; as bonitinhas “Kiss Me”, do Sixpence None The Richer, e “Truly Madly Deeply” do Savage Gaden; e também “Song 2” do Blur – banda que vem representar o ano, juntamente com The Verve, Smash Mouh e as inesquecíveis boybands N*SYNC e Backstreet Boys. Nos despedimos de 97 com a “Barbie Girl” Aqua e abrimos espaço para a Princesinha do Pop chegar com “…Baby One More Time” e a nostalgia do ano de 1998. De Britney vamos para Cher; de Cher para o jeitinho sexy do Fat Family; e dos gordinhos dos anos 90 vamos para mais uma dose de boyband, agora com Five e o hitEverybody Get Up. Para marcar o finzinho da década, nossa playlist traz ainda um pouquinho de Cake, The Offspring e The Radicals com a excelente “You Get What You Give” – música que dá muita saudade dos anos noventa, não?

Nos despedimos da década, em 1999, com Semisonic, Smash Mouth, Blink 182 e Raimundos, com a obrigatória “Mulher de Fases”. Para representar a virada do século não podia faltar o nostálgico “Mambo No 5” de Lou Brega, o “Blue” do Eiffel 65 e o “Thong Song” do Sisqo (joga a mão pro alto, joga, joga), fechando com “Smooth”, do Santana.

Confira a playlist completa:

Por Uber7


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque

Por favor, anexe uma imagem com 920 pixels de largura e 625 pixels de altura.