“Uma Aventura LEGO® 2″, a continuação do aclamado fenômeno mundial de bilheteria que deu início à história, reúne os heróis de Bricksburg em uma aventura inédita e repleta de ação para salvar sua adorada cidade. Já faz cinco anos que tudo estava incrível e os cidadãos agora enfrentam uma nova ameaça: invasores LEGO DUPLO® vindos do espaço, destruindo tudo em seu caminho a uma velocidade mais rápida do que eles são capazes de reconstruir.
A batalha para derrotá-los e restaurar a paz no universo LEGO levará Emmet, Lucy, Batman e seus amigos a mundos distantes e inexplorados, incluindo uma galáxia repleta de planetas desconhecidos, personagens estranhos e novas músicas viciantes. Sua coragem, criatividade e habilidades de construção serão testadas, mostrando o quão especiais eles realmente são.
A atmosfera do “tudo é incrível” de Bricksburg, apresentada no primeiro filme e no início da segunda versão, logo dá lugar a Apocalipsópolis, o novo mundo onde Emmet e seus amigos vivem depois dos insistentes ataques alienígenas. Quando Emmet tenta recriar seu mundo incrível, novos seres vindos do espaço chegam e levam com eles os amigos de Emmet para um mundo desconhecido. O personagem agora tem a missão de enfrentar seus medos e salvar os amigos em uma galáxia ainda inexplorada.
A sensação de ter sua torre LEGO destruída por alguém, ou até mesmo a famosa dor de pisar em uma peça são bem representadas na trama. Os cenários criados pelo diretor Mike Mitchell e os roteiristas Phil Lord, Christopher Miller e Matthew Fogel, impressionam pela riqueza de detalhes, como algumas peças desgastadas exatamente como acontece na vida real. Ao mesmo tempo, conseguem retratar com fidelidade a “vida”, de certa forma limitada, de uma peça Lego.
O roteiro inteligente de Lord, Miller e Fogel tem sua fluidez garantida graças a ótimas referências a famosos personagens do cinema e à cultura pop, no geral. As piadas vão surgindo em um ritmo acelerado e até nas situações mais tensas da história, o que garante boas risadas para crianças e adultos.
Apesar de toda essa leveza e fluidez, em dado momento do filme o roteiro se torna um pouco mais lento e maçante, antes de revelar surpresas e reviravoltas que, novamente, prendem o espectador e conseguem o trazer de volta para a atmosfera anterior.
O fechamento de “Uma Aventura LEGO 2” é surpreendente e, ao mesmo tempo, consegue deixar bastante clara a lição que o filme pretende passar de que o brinquedo possibilita a criação e infinitas possibilidades de mundos diferentes e todos eles, ainda que opostos, podem literalmente se encaixar e funcionam melhor juntos.
O filme retrata como e o quanto as peças podem trazer infinitas possibilidades e transformar brincadeira em aventura e assim consegue, com uma obra sagaz e divertida, mexer com a imaginação tanto das crianças quanto dos mais crescidos e mostrar o quanto a brincadeira pode ser divertida com as atemporais peças de LEGO.
Por Virgínia Carvalho