Em meados dos anos 70 Sonia Braga já era uma das atrizes mais destacadas no cenário nacional. Já havia conquistado o país com o papel título de “Gabriela” e se tornado um dos maiores símbolos sexuais do país.Mas o melhor ainda estava por vir. Entre 75 e 85, Sonia fez três dos filmes mais importantes da história do cinema nacional – “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, de Bruno Barreto; “A Dama do Lotação”, de Neville D’Almeida e “Eu Te Amo”, de Arnaldo Jabor. Nesse período participaria de outra novela que marcou história – “Dancin Days”. E ainda levaria “Gabriela” para o exterior, abrindo as portas do mercado internacional para seu talento.
Sonia começou a escrever aí uma outra história e ganhou o mundo. Virou musa de Robert Redford, filmou com Clint Eastwood, fez um papel tríplice em “O Beijo da Mulher Aranha”, de Hector Babenco, premiado com o Oscar. Concorreu ao Globo de Ouro, ao Emmy e ao Bafta. Participou de muitos filmes e seriados importantes como “Sex and the City”, “Law and Order”, “CSI: Miami”. Hoje faz 70 anos, com uma longa história pra contar. E ainda na ativa.
A Sonia dos dias de hoje, que exibe no rosto as marcas do tempo, continua uma atriz à frente do seu tempo. Recentemente virou a musa do diretor Kleber Mendonça Filho, e estrelou dois filmes que já marcaram história na recente história da sétima arte no país, “Aquarius” e “Bacurau”. O segundo foi premiado em Cannes. Morando no Brasil e Nova Iorque, não desiste de um país melhor – e segue firme em campanha contra o presidente Jair Bolsonaro.
Os 70 anos de Sonia mereciam comemorações, mas os tempos não permitem. Mas a estrela continua brilhando e amada pelos brasileiros. Quando tudo terminar, comemorações com certeza virão. A SANBRA (Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro), por exemplo, antiga empresa Bunge, desenvolveu uma margarina especial para a cozinha doméstica, a margarina “Flor”, cuja campanha foi inteiramente baseada no sucesso de Bruno Barreto (a campanha inclusive foi dirigida por ele).
Esta semana eles anunciaram que as fotos e vídeos da campanha, estrelada por Sônia Braga, estarão disponíveís para consulta e visitação, após o fim do isolamento.
Por A.Dayrell