Em 1982, a professora e musicista Myrian Dauelsberg abriu uma produtora cultural em sua própria casa, no Rio de Janeiro, com um único funcionário e grandes ambições: trazer ao país expoentes da música, dança e ópera e incluir o Brasil definitivamente na rota dos grandes eventos internacionais.
Hoje, trinta anos depois, a Dell’Arte Soluções Culturais é uma das maiores empresas do gênero na América Latina, contabilizando mais de 1.500 espetáculos realizados e um público total superior a 3,5 milhões de espectadores, que prestigiaram apresentações memoráveis de artistas de primeira grandeza. Vale destacar nomes como os cantores líricos Luciano Pavarotti, Jessye Norman, Kiri Te Kanawa, José Carreras, Plácido Domingo e Montserrat Caballé; os músicos Lang Lang, Martha Argerich, Evgeny Kissin, Ivo Pogorelich, Mstislav Rostropovich, Itzhak Perlman, Yo-Yo Ma, Astor Piazzolla, Keith Jarrett e Chick Corea; as orquestras Filarmônica de Nova York, Gewandhaus Orchestra, Chicago Symphony Orchestra, St. Petersburg Philharmonic Orchestra e Filarmônica de Viena, sob a batuta dos maestros Daniel Baremboim, Lorin Maazel, Kurt Masur e Sir Simon Rattle; e as companhias de balé Ballet do Teatro Maarinsky (Kirov Ballet), Ballet Bolshoi, New York City Ballet, Ballet da Opera de Paris, Nederlands Dans Theater, Momix Dance Theatre, Pilobolus Dance Theatre, Ballet Antonio Gades, Ballet do Teatro Scala de Milão e Ballet Bejart Lausanne, apenas para citar algumas estrelas de alto quilate que compõem o robusto portfólio da empresa.
Mas o sucesso não veio por acaso. Além da obstinação pessoal de sua presidente – cuja formação inclui um doutorado em musicologia na Sorbonne e passagens pela direção da Sala Cecília Meireles e chefia de gabinete do Ministério da Educação e Cultura –, a Dell’Arte apostou no tripé formado pela excelência da produção executiva a partir da criação de uma infraestrutura própria para cuidar diretamente de todas as etapas; a qualidade artística de suas atrações e ainda o estabelecimento de parcerias sólidas com a iniciativa pública e privada para viabilizar empreendimentos de alto nível.
A filosofia da empresa tem ainda como pilares o apoio aos novos talentos, a formação de platéias e a criação de projetos sócio-culturais que permitam o acesso de todos à arte. Alguns exemplos são a Orquestra Mariuccia Iacovino, resultado do projeto Orquestrando a Vida, da cidade de Campos, e a Companhia Brasileira de Ballet.
A expertise adquirida em três décadas de atividade permitiu que a empresa expandisse sua área de atuação para além da produção, oferecendo também planejamento estratégico, consultoria, criação, gestão de projetos, curadoria artística e design, entre outros serviços para eventos corporativos, através de novos departamentos como a Dell’Arte Presto!, que passou a cuidar de todas as etapas do processo, incluindo RSVP, telemarketing, entrega de convites e brindes. A empresa atua também oferecendo suporte para análise de projetos, a partir das leis de incentivo municipal, estadual e federal, até a prestação de contas em âmbito nacional.
Criação de novos projetos é um dos destaques da Dell’Arte para 2012/2013
Como parte das comemorações dos 30 anos, a Dell’Arte criou mais uma série, a Temporada de Dança Dell’Arte, que vem se juntar à Série Dell’Arte Concertos Internacionais, inaugurada em 1994 com o pianista Nelson Freire e que já apresentou mais de 150 atrações. Neste primeiro ano, a nova série – que também oferece assinaturas assim como a venda avulsa de ingressos –, segue o mesmo padrão de qualidade que norteia os demais projetos e traz ao país companhias de grande prestígio internacional como Nederlands Dans Theater, Ballet do Teatro Scala de Milão, Nuevo Ballet Español e o Les Ballet de Monte Carlo.
Pioneira na implantação de festivais no Estado do Rio de Janeiro, com edições há 12 anos em Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, a Dell’Arte planeja para outubro deste ano a criação do primeiro Festival do Imperador, que acontecerá em cinco cidades do Norte Fluminense.
Da pequena estrutura, há 30 anos, à posição de destaque que ocupa hoje no mercado cultural brasileiro, a Dell’Arte percorreu um longo caminho, em que não faltaram dificuldades e revezes assim como alegrias, conquistas e momentos memoráveis.
No entanto, o segredo da longevidade e do sucesso é resumido por Myrian Dauelsberg em uma única frase: “Nunca perder o fôlego, a paixão pelo que faz e a garra de principiante”.
A MIDIORAMA é responsável somente pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação.